Françoise Mallet-Joris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este verbete conforme o guia de tradução.
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou seção está a ser traduzido de «Françoise Mallet-Joris» na Wikipédia em inglês. Ajude e colabore com a tradução.
Françoise Mallet-Joris
Nascimento 6 de julho de 1930
Antuérpia
Morte 13 de agosto de 2016 (86 anos)
Bry-sur-Marne
Cidadania França, Bélgica
Etnia Flamengos
Progenitores Mãe:Suzanne Lilar
Cônjuge Robert Amadou
Alma mater Universidade de Paris
Ocupação escritora, romancista, letrista
Prêmios Prêmio Femina, Prêmio Prince Pierre, Prêmio dos livreiros, Cavaleiro da Ordem de Leopoldo

Françoise Mallet-Joris (Antuérpia, 6 de julho de 1930Bry-sur-Marne, 13 de agosto de 2016) era o pseudônimo de Françoise Lilar, uma autora belga.

Ela nasceu em Antuérpia, a filha da escritora Suzanne Lilar e a Ministra da Justiça belga, e Ministro de Estado Albert Lilar, e a irmã do historiador de arte do século 18 Marie Fredericq-Lilar. Mallet-Joris passou dois anos nos Estados Unidos antes de ir para Paris, França, onde ela participou da Sorbona.[1] Ela viveu em Paris e Bruxelas, Bélgica.

Ela foi casada com Robert Amadou, Alain Joxe e Jacques Delfau, e tem quatro filhos, Daniel Amadou, Vincent, Alberte e Pauline Delfau.

Foi uma escritora prolífica, que foi membro da comissão do Prêmio Femina de 1969 a 1971 quando ela foi nomeada para a Académie Goncourt.

Morreu em 13 de agosto de 2016, aos 86 anos.[2]

Referências

  1. Susan Petit (2001). Françoise Mallet-Joris (em inglês). [S.l.]: Rodopi. pp. 1–157. ISBN 978-90-420-1216-5. Consultado em 10 de maio de 2011 
  2. «Morre aos 86 anos a romancista franco-belga Françoise Mallet-Joris». UOL Entretenimento. 13 de agosto de 2016. Consultado em 13 de agosto de 2016 


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) escritor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.