Frances Teresa Stuart

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Frances Teresa Stewart
Frances Teresa Stuart por Sir Peter Lely, 1662-1665.
Cônjuge Charles Stewart, 3.° Duque de Richmond
Pai Walter Stewart
Mãe Sophia
Nascimento 8 de julho de 1647
Paris, França
Morte 15 de outubro de 1702 (55 anos)
Enterro Abadia de Westminster, Londres, Inglaterra

Frances Teresa Stewart, Duquesa de Richmond e Lennox (Paris, 8 de julho de 1647[1] - 15 de outubro de 1702), apelidada de "La Belle Stuart", foi amante do rei Carlos II de Inglaterra.

Família[editar | editar código-fonte]

Seu pai era Walter Stewart, médico escocês na corte da rainha Henriqueta Maria de França, sendo um parente distante da família real, filho do primeiro Walter Stewart, 1.° Lord Blantyre, e sua mãe era Sophia, costureira da rainha. Tinha uma irmã, Sophia Bulkeley, dama de honra da rainha Catarina de Bragança e esposa de Henry Bulkeley, um membro do Parlamento

Biografia[editar | editar código-fonte]

Frances serviu a rainha Henriqueta Maria como sua dama de honra, e a Catarina de Bragança, como sua dama de companhia.

Retrato por Jan Van der Vaart

Com a morte de Carlos I, sua família acompanhou a Rainha Henriqueta Maria de volta à França, onde foi educada. Retornando à Inglaterra sob a Restauração de Carlos II (1630-1685), Frances foi dama de honra em seu casamento em 1662. Samuel Pepys a descreveu como «a maior beleza que eu já vi».

Casou em 1667 com Charles Stewart, 3.° Duque de Richmond e 6.° Duque deLennox. O Rei Carlos II enviou o marido à Escócia (1670) e à Dinamarca, onde morreu e renovou suas atenções.

Depois da guerra com os holandeses, sua face foi usada na medalha comemorativa das vitórias sobre os holandeses, e como Britannia, continuou a aparecer em estátuas, escudos, medalhas até recentemente.[2]

Frances comprou a mansão Lethington (East Lothian) e a deu de presente ao sobrinho Alexandre, Lord Blantyre, rebatizada 'Lennox love to Blantyre' ou 'Lennoxlove'. Ela está enterrada na Abadia de Westminster.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Frances Teresa Stuart