Frances Stuart

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Frances Teresa Stuart)
Frances Stuart
Duquesa de Richmond e Lennox
Frances Stuart
Retrato por Peter Lely, c. 1662
Nascimento 8 de julho de 1647
  Paris, França
Morte 15 de outubro de 1702 (55 anos)
  Lennoxlove House, East Lothian,
Escócia
Sepultado em Abadia de Westminster, Londres, Inglaterra
Nome completo Frances Teresa Stuart
Marido Charles Stuart, 3.º Duque de Richmond
Pai Walter Stuart
Mãe Sophia Carew
Ocupação Dama de companhia
Brasão

Frances Teresa Stuart, Duquesa de Richmond e Lennox (Paris, 8 de julho de 1647[1]Lennoxlove House, 15 de outubro de 1702), foi uma proeminente cortesã inglesa durante a Restauração, conhecida por recusar converter-se em amante de Carlos II de Inglaterra. Famosa por sua beleza, foi apelidada de "La Belle Stuart" e serviu de modelo para a idealização feminina de Britânia.

Família[editar | editar código-fonte]

Seu pai era Walter Stuart, médico escocês na corte da rainha Henriqueta Maria de França, sendo um parente distante da família real, filho do primeiro Walter Stuart, 1.° Lord Blantyre, e sua mãe era Sophia Carew, costureira da rainha. Tinha uma irmã, Sophia Bulkeley, dama de honra da rainha Catarina de Bragança e esposa de Henry Bulkeley, um membro do Parlamento.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Frances Stewart

Frances serviu a rainha Henriqueta Maria como sua dama de honra, e a Catarina de Bragança, como sua dama de companhia.

Com a morte de Carlos I, sua família acompanhou a Rainha Henriqueta Maria de volta à França, onde foi educada. Retornando à Inglaterra sob a Restauração de Carlos II (1630-1685), Frances foi dama de honra em seu casamento em 1662. Samuel Pepys a descreveu como «a maior beleza que eu já vi».

Casou em 1667 com Charles Stuart, 3.° Duque de Richmond e 6.° Duque de Lennox. O Rei Carlos II enviou o marido à Escócia (1670) e à Dinamarca, onde morreu e renovou suas atenções.

Depois da guerra com os holandeses, sua face foi usada na medalha comemorativa das vitórias sobre os holandeses, e como Britannia, continuou a aparecer em estátuas, escudos, medalhas até recentemente.[2]

Frances comprou a mansão Lethington (East Lothian) e a deu de presente ao sobrinho Alexandre, Lord Blantyre, rebatizada 'Lennox love to Blantyre' ou 'Lennoxlove'. Ela está enterrada na Abadia de Westminster.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Frances Stuart