Francesco Francia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Francesco Raibolini)
Francesco Francia
Francesco Francia
Nascimento 1447
Bolonha
Morte 5 de janeiro de 1517 (69–70 anos)
Bolonha
Cidadania Lordship of Bologna, Estados Papais
Filho(a)(s) Giacomo Francia, Giulio Francia
Ocupação pintor, criador tipográfico, medalhística, ourives
Obras destacadas Calvary with St. Job at the Foot of the Cross, The Adoration of the Child, Portrait of Evangelista Scappi
Virgem com o Menino e São João Batista Criança (1510-1515). Pintura de Francesco Francia (Museu de Arte de São Paulo, São Paulo).

Francesco di Marco di Giacomo Raibolini, mais conhecido como Francesco Francia (c. 1450 - 1517), foi um pintor, ourives e medalhista italiano, nascido em Bolonha.

Inicialmente, Francia dedicou-se à ourivesaria, tendo produzido obras em prata e nigelo, destruídas com a expulsão dos Bentivoglio de Bolonha, em 1506. A primeira menção à sua atividade como pintor é de 1486, e sua mais antiga obra conhecida é a Madona Felicini,, assinada e datada de 1494.

Como pintor, mostra-se nos anos 1480-1500 como um sereno intérprete da grande pintura quatrocentista de Ferrara em seu momento de declínio. Colaborou estreitamente com Lorenzo Costa, de quem mimetizou a poética pictórica, tendo recebido também influências de Ercole de' Roberti. Em 1506, Francia torna-se pintor da corte de Mântua. A partir daí, sua arte mostra uma tendência progressiva rumo ao classicismo de matriz rafaelesca, tendência que granjeia enorme reputação ao pintor, inclusive fora de Bolonha.

A importância de Francia para a pintura bolonhesa do primeiro quarto do século XVI é decisiva, não apenas por ter sido o pintor que mediou em sua cidade a emergência do classicismo de Rafael e Perugino, mas também porque soube projetar sua poética, por intermédio de um concorrido ateliê, em artistas como Timoteo Viti e seus próprios filhos, Giacomo e Giulio Francia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

MARQUES, Luiz (org). Corpus da Arte Italiana em Coleções Brasileiras. São Paulo: Berlendis e Vertecchia Editores, 1996.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Francesco Francia