Francesco Traini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
O Triunfo da Morte

Francesco Traini foi um pintor italiano que trabalhou entre 1321 e 1365 em Pisa e Bolonha.

Com certeza há somente um trabalho que é de Traini: em 1345 ele assinou e datou um políptico da igreja de Santa Catarina, em Pisa.

Por comparação de estilo, parece ser a opinião geral entre os estudiosos de que muitos dos grandes afrescos do Camposanto Monumentale em Pisa são dele, incluindo O Julgamento Final, O Inferno, as Lendas dos Eremitas e o famoso Triunfo da Morte (que muitos atribuem ainda a Buonamico Buffalmacco).

O Triunfo da Morte é considerado uma das melhores e mais poderosas obras do Trecento porque mostra a onipresença da morte de forma drástica. Isso pode ser visto também de forma marcante na Danse Macabre. O triunfo da morte é anterior à peste negra (segundo Jean-Claude Schimitt, em "O corpo das imagens"). A Peste Negra ocorreu no final de 1340.

Infelizmente, a maioria dos afrescos do Camposanto foram destruídas pelos bombardeios aliados na Segunda Guerra Mundial.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Francesco Traini
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.