Francis Cotes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Francis Cotes
Nascimento 20 de maio de 1726
Londres
Morte 16 de julho de 1770
Londres
Cidadania Reino Unido
Ocupação pintor
Magnum opus Portrait of William Earle Welby, of Denton, Lincolnshire and his first wife, Penelope, playing chess, before a draped curtain

Francis Cotes (Londres, 20 de maio de 1726Richmond, Londres, 16 de julho de 1770) foi um pintor inglês, um dos pioneiros da pintura a pastel inglesa, e membro fundador da Academia Real Inglesa em 1768.

Vida e trabalho[editar | editar código-fonte]

Ele nasceu em Londres , sendo o filho mais velho de Robert Cotes, um boticário e irmão mais novo de Francis Samuel Cotes (1734-1818), que também se tornou um artista, especializado em miniaturas. Cotes treinou com o pintor retratável George Knapton (1698-1778) antes de criar seu próprio negócio nas instalações comerciais de seu pai, na rua inglesa Cork.

Era um admirador dos desenhos pastel de Rosalba Carriera, concentrando-se em obras em pastel e lápis (algumas das quais se tornaram bem conhecidas como gravuras ). Depois de empurrar utilizar bastante o lápis como instrumento de trabalho, Cotes voltou-se também para a pintura a óleo como um meio de desenvolver seu estilo em obras de maior escala.

Em suas pinturas mais bem-sucedidas, particularmente aquelas do início da década de 1760, a pintura a óleo é aplicada, imitando sua técnica pastel, causando comparações com Allan Ramsay (1713-1784) e Sir Joshua Reynolds . Com clareza e calor, eles possuem uma atenção notável à fantasia. 

Depois de 1746, os figurinos em suas fotos foram executados principalmente pelo pintor especialista Peter Toms."[1]

Referências

  1. «Term details». British Museum. Consultado em 19 de setembro de 2017 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Francis Cotes
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.