Francisca das Chagas da Trindade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Francisca das Chagas da Trindade
Estátua de Francisca Trindade em Teresina.
Nascimento 26 de março de 1966
Teresina Teresina, PI
Morte 26 de julho de 2003 (37 anos)
São Paulo (cidade) São Paulo, SP
Nacionalidade  Brasil
Ocupação política

Francisca das Chagas da Trindade (Teresina, 26 de março de 1966São Paulo, 26 de julho de 2003) foi uma política brasileira.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filha de Raimundo Pereira da Trindade e Lídia Maria da Trindade, iniciou sua atuação política nos movimentos de juventude da Igreja Católica no bairro da Água Mineral em Teresina[carece de fontes?]. Estudante de Filosofia e Teologia junto à Universidade Federal do Piauí, não concluiu a primeira graduação. Filiada ao PT desde os primórdios de sua vida pública, foi presidente da Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários (FAMCC) no período 1992/1994 e eleita primeira suplente de vereador em Teresina em 1992 sendo que sua efetivação ocorreu em 1994 quando Wellington Dias foi eleito deputado estadual.

Reeleita para o legislativo municipal em 1996 sua atuação permitiu que fosse eleita para um mandato de deputado estadual em 1998, circunstância que a fez renunciar ao mandato de vereadora e com isso permitir a efetivação do primeiro suplente João de Deus Sousa. No ano 2000 foi candidata a vice-prefeita de Teresina na chapa encabeçada por Wellington Dias, mas apesar de expressiva votação o pleito foi decidido em primeiro turno com a vitória de Firmino Filho. Em 2002 foi eleita deputada federal estabelecendo o recorde de 165.190 sufrágios, número superado por Marcelo Castro em 2010.

Desde sua chegada a Brasília era cotada para disputar as eleições para Prefeito de Teresina em 2004, porém seu falecimento prematuro alterou os rumos da disputa.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.