Francisco, duque da Baviera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Francisco da Baviera
Duque da Baviera
Nascimento 14 de julho de 1933 (88 anos)
  Munique
Nome completo  
em português: Francisco Boaventura Adalberto Maria Herzog da Baviera
em alemão: Franz Bonaventura Adalbert Maria Herzog von Bayern
Casa Wittelsbach
Pai Alberto, duque da Baviera
Mãe Maria Francisca Draskovich de Trakostjan

Francisco Boaventura Adalberto Maria Herzog da Baviera (em alemão: Franz Bonaventura Adalbert Maria Herzog von Bayern; Munique, 14 de julho de 1933), é o atual pretendente ao título de Duque da Baviera e chefe da Casa de Wittelsbach, a antiga família real do Reino da Baviera.

Família real bávara
Coat of Arms of the Kingdom of Bavaria 1835-1918.svg

SAR o Duque da Baviera


SAR o Duque na Baviera
SAR a Duquesa na Baviera

  • SAR a Princesa Herdeira do Liechtenstein
  • SAR Maria Carolina, Duquesa Filipe de Württemberg
  • SAR a princesa Helena
  • SAR a princesa Isabel, Senhora Daniel Terberger
  • SAR a princesa Maria Ana, Baronesa André de Maltzan

SAR a princesa viúva de Waldburg-Zeil

Tal como sua família, pela sua discordância com o nazismo, por serem uma ameaça na possibilidade de reabilitação do Reino da Baviera, esteve prisioneiro em vários campos de concentração incluindo Oranienburg e Dachau. Actualmente a sua residência oficial e chancelaria é no Palácio Nymphenburg.

Sendo o filho mais velho de Alberto, duque da Baviera, é considerado como o legítimo herdeiro de Carlos I de Inglaterra. Portanto, os jacobitas têm-no como o herdeiro da Casa de Stuart e o regente da Inglaterra, Escócia, França e Irlanda como Francisco II, embora não tenha apresentado qualquer alegação a esse respeito.

No entanto, como terá assumido a sua homossexualidade, está com cancro e não tem descendência, é o seu irmão Max Emanuel da Baviera (Max-Emanuel von Wittelsbach) o herdeiro presuntivo, mas como ele tem cinco filhas e a sucessão à Casa de Wittelsbach obedece às leis de sucessão agnática, e então passar, após sua morte, para seu primo, Príncipe Leopoldo Rodolfo da Baviera(Luitpold Rupprecht von Wittelsbach), (nascido em 1951), cujo casamento com Katharina Beatrix Wiegand foi reconhecido pelo Duque Francisco como dinástico em 3 de março de 1999, e depois passar para o filho mais velho, Luís Henrique da Baviera (Ludwig Heinrich von Wittelsbach), (nascido em 1982).[1]

Pertence, entre outros, ao conselho de administração da Universidade de Munique e é membro honorário da Academia Bávara de Ciências e Humanidades.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]