Francisco Afonso de Meneses de Sousa Coutinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Francisco Afonso
Marquês de Maceió
Francisco Afonso de Meneses de Sousa Coutinho
Nascimento 2 de fevereiro de 1796
  Turim, italiana
Morte 14 de agosto de 1834 (38 anos)
  Paris, França
Nome completo  
Francisco Afonso de Meneses de Sousa Coutinho
Cônjuge Guilhermina Carneiro Leão
Pai Rodrigo Domingos de Sousa Coutinho
Mãe Gabriella Maria Ignazia Asinari di San Marzano
Brasão

D. Francisco Afonso de Meneses de Sousa Coutinho,[1] primeiro e único visconde e marquês de Maceió [2] (Turim, 2 de fevereiro de 1796Paris, 14 de agosto de 1834), foi um militar da Marinha de Portugal que, aderindo à independência do Brasil, fora promovido a capitão de fragata. Alcançou a patente de tenente-coronel, passando a ministro da pasta da Marinha em 1827.

Filho de D. Rodrigo Domingos de Sousa Coutinho, 1.° conde de Linhares, e da marquesa italiana Gabriella Maria Ignazia Asinari di San Marzano. Irmão de D. Vitório Maria Francisco de Sousa Coutinho Teixeira de Andrade Barbosa, 2.º conde de Linhares. Casou-se com Guilhermina Adelaide Carneiro Leão, filha de José Fernando Carneiro Leão, barão de Vila Nova de São José. Não houve descendência.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Grande do Império, exercia a função de veador na corte imperial. Era cavaleiro da Imperial Ordem do Cruzeiro e da Ordem da Torre e Espada, e comendador da Imperial Ordem de Cristo. Recebeu o viscondado com grandeza por decreto de 12 de outubro de 1824 e o marquesado por decreto de 12 de outubro de 1826.

Recebeu os títulos de nobreza concedidos por Dom Pedro I em reconhecimento aos seus serviços prestados a Marinha do Brasil. Escolheu o nome "de Maceió" em seu título nobiliárquico em homenagem ao Bairro Maceió, da cidade de Niterói, que era terras pertencentes ao Marquês e que foram doadas a Coroa Imperial, como forma de lealdade ao Império do Brasil, recém independente.

Referências

  1. Pela grafia arcaica, Francisco Afonso de Menezes de Souza Coutinho.
  2. CavTE

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Francisco Vilela Barbosa
Ministro da Marinha do Brasil
1827
Sucedido por
Diogo Jorge de Brito
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.