Francisco Assis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde março de 2013). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Francisco Assis

Francisco José Pereira de Assis Miranda (Amarante, 8 de janeiro de 1965) é um professor e político português.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Estudou num colégio católico e licenciou-se em Filosofia,[2] pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É professor do ensino secundário.

Aderindo ao Partido Socialista em 1985, foi Presidente da Câmara Municipal de Amarante, de 1990 a 1995,[1] e deputado à Assembleia da República, desde o último desses anos. Foi, pela primeira vez, presidente do Grupo Parlamentar do PS, entre 1997 e 2002. Saiu para ocupar o cargo de deputado ao Parlamento Europeu, onde permaneceu até 2009.

Pelo meio foi eleito presidente da Federação Distrital do PS do Porto e candidato à Câmara Municipal do Porto, nas eleições autárquicas de 2005, saindo derrotado por Rui Rio. Manteve-se como deputado no Parlamento Europeu até ao final do seu mandato, tendo sido o eurodeputado que menos relatórios apresentou e que teve uma menor assiduidade, ao mesmo tempo que se mantinha como vereador no Porto.

Em Julho de 2009 foi apresentando como cabeça-de-lista do Partido Socialista pelo Círculo da Guarda às eleições legislativas de 27 de Setembro, vindo a ser eleito para o mandato de 2009-2013. Foi, pela segunda vez, líder parlamentar do PS, entre 2009 e 2011.

É comentador político na SIC Notícias e no programa Prova dos Nove da TVI24.

Condecorações[editar | editar código-fonte]

A 21 de Maio de 1999 foi feito Grande-Oficial da Ordem de Rio Branco do Brasil.[3]

Referências

  1. a b «Francisco Assis». Infopédia. Consultado em 30 de março de 2013. 
  2. «Deputados / Francisco Assis». Grupo Parlamentar do Partido Socialista. Consultado em 30 de março de 2013. 
  3. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Estrangeiras». Resultado da busca de "Francisco José Pereira de Assis Miranda". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 18 de outubro de 2014. 
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.