Francisco Beltrão Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Francisco Beltrão
Francisco Beltrão.png
Nome Francisco Beltrão Futebol Clube
Alcunhas Tricolor do Sudoeste
Mascote Marreco
Estádio Anilado
Capacidade 12.000 lugares
Localização Francisco Beltrão, Bandeira do Paraná.svgPR,BrasilBrasil
Presidente Brasil Kinkas Silva
Treinador Brasil Rodrigo Casca
Competição Paraná Campeonato Paranaense
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Temporada atual
editar

O Francisco Beltrão Futebol Clube é um clube de futebol brasileiro da cidade de Francisco Beltrão, no estado do Paraná.

O clube é recente , tendo sido criado no início de 1993, substituindo os dois antigos clubes da cidade, o Real Beltronense e o União Beltronense. O Beltrão, como é popularmente conhecido, já foi campeão 2 vezes da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense,[1] e campeão 1 vez da Terceira Divisão do Campeonato Paranaense na temporada 2012.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

(2000) e (2002)
(2012)

Campeonato Paranaense de Futebol de 1995 - Segunda Divisão - Série B

Torcidas Organizadas[editar | editar código-fonte]

A principal organizada do Francisco Beltrão é a Fúria Beltronense . Ela surgiu no futsal e muitos de seus membros participavam também da extinta Esquadrão Tricolor, onde, não contentes com a atitude da mesma em protestar contra os jogadores do próprio time ,os membros da T.O.F.B. resolveram apoiar o Francisco Beltrão de forma independente, o que levou a Esquadrão a falência. No ano de 2012 uma das maiores demonstrações de amor ao time de futsal da cidade: o time que não ia bem dentro de quadra, recebeu apoio incondicional de integrantes da furia beltronense. Tal torcida a Fúria Beltronense, ficou famosa por ter corrido de apenas dois torcedores da B.D.P, em uma partida realizada no estádio Anilado. Essa "torcida" possui, outras façanhas, entre elas destaca-se a partida de futsal realizada entre Marreco x Cascavel, aonde foram expulsos do ginásio pela torcida Fúria Auri-negra do Cascavel.

A já extinta torcida organizada Profetas do Anilado (popularmente conhecida como Profetas) foi considerada a menos violenta do Paraná.

Rankings[editar | editar código-fonte]

Rivalidade[editar | editar código-fonte]

A cidade de Francisco Beltrão é rival histórico da cidade de Pato Branco, mantendo o "Clássico das Penas", tanto no futebol como no futsal.

Estádio[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Anilado
O Estádio Anilado.

O Anilado é o estádio municipal de Francisco Beltrão localizado no bairro Nossa Senhora Aparecida. É a praça de esportes utilizada pelo clube para mando de seus jogos. Possui capacidade nominal para 12.000 torcedores, sendo o recorde de 6.000 pagantes (apenas pagantes desconsiderar os não-pagantes) em 28 de fevereiro de 1993, contra o Coritiba, tendo o jogo terminado em 1x1.

Referências

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.