Francisco Fajardo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Francisco Fajardo
Francisco Fajardo, divulgador do primórdio do Magnetismo Animal no Brasil
Conhecido(a) por É considerado como o primeiro divulgador do primordio do Mesmerismo no Brasil.
Nascimento 8 de fevereiro de 1864
Fazenda da Cachoeira, Santa Maria Madalena, Rio de Janeiro
Morte 6 de novembro de 1906 (42 anos)
Rio de Janeiro RJ
Nacionalidade brasileiro
Alma mater Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro
Ocupação Médico, cientista historiador e magnetizador
Movimento literário Magnetista
Magnum opus Tratado de Hipnotismo

Francisco de Paula Fajardo Júnior ou simplesmente Francisco Fajardo como era mais comumente reconhecido (Santa Maria Madalena, 8 de fevereiro de 1864 - Rio de Janeiro, 6 de novembro de 1906) foi um médico brasileiro foi o autor da primeira obra brasileira completa sobre o hipnotismo médico, e também o primeiro a pesquisar e documentar cuidadosamente a história da introdução do magnetismo animal [1] no Brasil.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Francisco Fajardo nasceu em na Fazenda da Cachoeira município de Santa Maria Madalena, Rio de Janeiro, no dia 8 de fevereiro de 1864, filho de Francisco de Paula Fajardo[2].

Cursou a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro onde colou grau em 7 de junho de 1888, sendo aprovado com distinção ao defender sua tese de doutoramento “O Hypnotismo”.


Em 1892, com a reputação de tal obra, assumiu o cargo de assistente da cadeira de clínica propedêutica e lecionou na Universidade Popular Livre e na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Publicou diversos trabalhos de pesquisa em laboratório, como Diagnóstico e prognóstico das moléstias internas pelo exame químico, microscópico e bacteriológico junto do doente, em 1895. Tal carreiro foi colocada em segundo plano, devido à falta de estrutura existente no Brasil naquela época[3].


Foi um dos pioneiros no estudo na Microbiologia no país, destacando-se pelas investigações realizadas sobre o parasita causador da malária, sendo exaltado pela imprensa médica como o descobridor, no Brasil, do hematozoário identificado por Alphonse Laveran em 1880. Ainda estudou sobre cólera-morbo, beribéri, piroplasmose bovina e espirilose em galinhas. Escreveu para a revista alemã Centralblatt für Bakterologie, Parasitenkunde und Infektionskrankheiten.

Magnetismo e Hipnotismo[editar | editar código-fonte]

Em vista ao sucesso da tese de doutorado de 1888 e o despertar de tamanho tanto interesse dos meios acadêmicos, Fajardo ampliou-a tornando-a a maior fonte de pesquisa sobre os primórdios do magnetismo animal no Brasil e a relançou como um “Tratado de Hypnotismo” em 1896 [4] que foi introduzida na corte brasileira pelo médico Érico Coelho, escreve Fajardo:


Últimos anos[editar | editar código-fonte]

Foi no pequeno laboratório que ele criou na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, que Carlos Chagas, então seu aluno na Faculdade de Medicina, iniciou-se na pesquisa sobre a malária, tema de sua tese de doutorado[1].

Em 1893 foi eleito membro da Academia Nacional de Medicina, ao apresentar o trabalho sobre a malária. Morreu aos 42 anos, em 6 de novembro de 1906, por choque anafilático, ao inocular um soro antipestoso fabricado no Instituto Soroterápico Nacional.

Portal A Wikipédia possui o
Portal sobre o Magnetismo Animal

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Câmara, Fernando Portela (2003), Instituição da psicoterapia no Brasil: 1887-1889, Psychiatry On-line Brazil (acessado em 12/09/2012)
  2. Emerson Gomes Ruiz, (2013), Francisco de Paula Fajardo Júnior, projetovip.net, Visitado em 15 de junho de 2015
  3. Câmara, Fernando Portela (Fevereiro de 2003), The Animal Magnetism in Brasil, Psychiatry On-line Brazil, Visitado em 15 de junho de 2015
  4. Júnior, Francisco Fajardo Tratado de Hipnotismo – Ed. Laemmert & Cia. – R.J. - 1896
  5. Fajardo, F. Hypnotismo. Typ. Laemmert & C., Rio de Janeiro, 1889.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Torello, Giovanni, The International Jornal de Psychiatry - ISSN - 13597620 - Janeiro de 2003 - Vol.8 - Nº 1
  • Torello, Giovanni, The International Jornal de Psychiatry - ISSN - 13597620 - Fevereiro de 2013 - Vol.18 - Nº 2
  • Júnior, Francisco Fajardo, Hypnotismo, Ed. Typ. Laemmert & C., Rio de Janeiro, 1889.
  • Júnior, Francisco Fajardo, Tratado de Hipnotismo, Ed. Laemmert & Cia. – R.J. - 1896