Francisco Gonçalves Martins

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Francisco Gonçalves Martins
Francisco Gonçalves Martins
Nascimento 13 de março de 1807
Santo Amaro
Morte 10 de setembro de 1872
Cidadania Brasil
Ocupação jornalista, político, juiz

Francisco Gonçalves Martins, único barão e visconde com grandeza de São Lourenço, (Santo Amaro, 13 de março de 180710 de setembro de 1872) foi um juiz, jornalista e político brasileiro.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Filho do fazendeiro e coronel da Guarda Nacional Raimundo Gonçalves Martins, estudou humanidades em Portugal, no seminário de Sarnache, depois cursou Direito na Universidade de Coimbra.

Ainda em Portugal, se envolveu no movimento a favor da rainha Maria II de Portugal, durante a Guerra Civil Portuguesa, fazendo parte do batalhão acadêmico que lutou a Batalha de Vouga e na de Moroços. Foi por isso obrigado a fugir para a Espanha, atravessando-a a pé e embarcando para a Inglaterra e depois à França, retornando ao Brasil em 1830.

Depois de atuar como advogado e jornalista, entrou para a magistratura, sendo juiz e chefe de polícia na Bahia, desembargador e depois nomeado ministro do Superior Tribunal de Justiça

Foi deputado geral de 1834 a 1850, presidente de província e senador do Império do Brasil de 1851 a 1872. Dirigiu a pasta de negócios do Império (ver Gabinete Itaboraí de 1852), sendo durante sua gestão construída a primeira estrada de ferro do Brasil e iniciada a navegação a vapor do Rio Amazonas.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • BLAKE, Augusto Victorino Alves Sacramento. Diccionario bibliographico brazileiro. Typographia Nacional, Rio de Janeiro, 1893.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
João Duarte Lisboa Serra
Presidente da província da Bahia
1851 — 1852
Sucedido por
João Maurício Wanderley
Precedido por
José da Costa Carvalho
Ministro dos Negócios do Império do Brasil
1852 — 1853
Sucedido por
Luís Pedreira do Couto Ferraz
Precedido por
José Bonifácio Nascente de Azambuja
Presidente da província da Bahia
1868 — 1871
Sucedido por
João Antônio de Araújo Freitas Henriques