Francisco Hélio Campos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Francisco Hélio Campos
Bispo da Igreja Católica
Bispo de Viana
Info/Prelado da Igreja Católica
Atividade eclesiástica
Diocese Diocese de Viana
Nomeação 14 de abril de 1969
Entrada solene 5 de agosto de 1969
Predecessor Dom Amleto De Angelis, M.S.C.
Sucessor Dom Frei Adalberto Paulo da Silva, O.F.M.Cap.
Mandato 1969 - 1975
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 5 de agosto de 1937
por Dom Manuel da Silva Gomes
Nomeação episcopal 14 de abril de 1969
Ordenação episcopal 6 de julho de 1969
por Dom José de Medeiros Delgado
Dados pessoais
Nascimento Itatira
24 de julho de 1912
Morte Viana
23 de janeiro de 1975 (62 anos)
Nacionalidade brasileiro
Progenitores Mãe: Belarmina Gomes Campos
Pai: Francisco Cordeiro Campos
dados em catholic-hierarchy.org
Bispos
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Dom Francisco Hélio Campos (Quixeramobim, Ceará, 24 de julho de 1912Viana, Maranhão, 23 de janeiro de 1975), ou apenas Dom Hélio Campos, foi bispo católico brasileiro, titular da Diocese de Viana de 1969 até sua morte.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Itatira, que na época pertencia ao município de Quixeramobim, filho de Belarmina Gomes Campos e Francisco Cordeiro Campos. Teve seis irmãos, dos quais quatro também dedicaram suas vidas à religião: Gerardo, Hilza, Zilma e Inês. Recebeu o presbiterato das mãos de D. Manuel Gomes, no Seminário da Prainha, em 5 de agosto de 1937.

Foi pároco em Mucuripe, Senador Pompeu, Pedra Branca e em Pirambu. Nesta última, cuja paróquia assumiu em 1958, teve trabalho de destaque junto à comunidade. Ali permaneceu até 1969, quando foi transferido para a paróquia do Mondubim, em Fortaleza.

Como recompensa por sua conduta atuante junto à sua paróquia, em 14 de abril de 1969, três meses depois de ser transferido, o padre Hélio foi nomeado bispo diocesano de Viana, no Maranhão. Seria o segundo titular da mesma. O primeiro, D. Amleto, havia falecido em 1967. Sua sagração ocorreu em 6 de julho, no Seminário da Prainha, tendo como celebrantes D. José Delgado, arcebispo de Fortaleza, D. Raimundo, bispo-auxiliar, e D. João José, arcebispo de São Luís do Maranhão[1].

Tão logo assumiu a posse da diocese, em 5 de agosto, sua atitude voltada aos mais desfavorecidos entrou em choque com os hábitos daquela comunidade. Logo no primeiro ano de seu bispado, liderou e reivindicou com o povo, junto aos poderes competentes, a construção da estrada que liga Viana a Arari, então considerada a grande redenção dos vianenses e da Baixada Maranhense. Todavia, seus planos de médio e longo prazos para sua diocese não chegaram a ser concretizados em virtude de sua morte prematura. Diagnosticado com câncer, em 1974, D. Hélio precisou deixar sua diocese para tratar-se em Fortaleza, onde finalmente faleceu, aos 63 anos incompletos[2]. Seu corpo foi sepultado na Catedral de Viana. Foi substituído como bispo diocesano por D. Adalberto Paulo da Silva.[3][4]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Catholic Hirarchy (em inglês)
  2. Academia Vianense de Letras - Vianenses de destaque: D. Francisco Hélio Campos
  3. Guerra, Germano (24 de julho de 2012). «Centenário de Dom Hélio Campus ? Paulo Tadeu». Agência da Boa Notícia. Consultado em 17 de outubro de 2020 
  4. «Dom Hélio Campos, 100 anos (1912-2012)». Consultado em 17 de outubro de 2020 


Precedido por
D. Amleto de Angelis, M.S.C.

Bispo de Viana

6 de julho de 196923 de janeiro de 1975
Sucedido por
D. Adalberto Paulo da Silva, O.F.M. Cap.


Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.