Francisco Júnior

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Francisco Rodrigues Vale Júnior
Deputado Estadual por Goiás Flag of Goiás.svg
Período 1º de fevereiro de 2015 até
31 de dezembro de 2018
Dados pessoais
Nascimento 15 de março de 1969 (50 anos)
Goiânia, GO
Cônjuge Renata da Veiga Rodarte Vale.
Partido PSD
Profissão Advogado e Urbanista.

Francisco Rodrigues Vale Júnior nasceu em Goiânia, é casado e pai de três filhos. Formou-se em Direito em 1996 pela antiga Universidade Católica de Goiás, hoje PUC-Goiás, onde também é Pós-Graduado em Relações Internacionais Mercosul, e também é Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial.

Sua primeira profissão foi a de menor auxiliar de serviços gerais no Banco do Brasil, posteriormente atuou como professor durante 14 anos, ensinando geometria descritiva, ensino religioso, filosofia e sociologia no Colégio Santo Agostinho e na Universidade Católica de Goiás.

Atuante no movimento da Renovação Carismática Católica - RCC, desde 1990, foi coordenador em nível Arquidiocesano e Estadual (2000/2004), e membro do Conselho Nacional RCC Brasil por vários anos. Continua participando do Grupo de Oração em Goiânia, dos Conselhos da RCC Goiânia e Goiás, da Associação Servos de Deus, obra social da RCC, e ministrando palestras por todo estado de Goiás.

Foi secretário de Planejamento da Prefeitura de Goiânia de 2005 a 2008, adotando o diálogo foi responsável pela elaboração e aprovação do Plano Diretor de Goiânia – PDG/2007.

Com votação expressiva, em 2008 foi eleito vereador na capital e escolhido, por unanimidade, como presidente da Câmara Municipal de Goiânia para gestão 2009/2010 com atuação moderna e transparente.

Foi eleito Deputado Estadual em 2010 pela primeira vez, e assumiu a presidência da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo. Foi reeleito em 2014 para continuar o trabalho de interlocução com o Governo Estadual e outros poderes em favor da sociedade, e assumiu a presidência da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento.

Sua atuação parlamentar tem como foco a defesa da vida e o desenvolvimento sustentável, com especial atenção às entidades, os movimentos sociais e a qualidade de vida de cada cidadão, expressos em diversos Projetos e Leis já em vigor.

Em 2016, Francisco Júnior foi candidato a prefeito de Goiânia. Fez uma campanha propositiva e inovadora, tanto no formato quanto no conteúdo, chamando a atenção da população e dos veículos de imprensa ao propor um jeito próprio de fazer política.

Em 2018, Francisco Jr foi eleito Deputado Federal com a quarta maior votação no pleito.


Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.