Professor Pinheiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Francisco José Pinheiro)
Ir para: navegação, pesquisa
Francisco José Pinheiro (Professor Pinheiro)
Vice-governador do  Ceará
Período 2007 a 2010
Antecessor(a) Maia Júnior
Secretaria da Cultura do Ceará
Período 2011-
Dados pessoais
Nascimento 28 de setembro de 1954 (62 anos)
Jaguaribe
Nacionalidade  Brasil
Alma mater Universidade Federal do Ceará
Cônjuge Margarida de Lima Pompeu
Partido PT
Profissão historiador

Francisco José Pinheiro (Jaguaribe, 28 de setembro de 1954), mais conhecido como Professor Pinheiro, é um historiador e político brasileiro filiado ao Partido dos Trabalhadores. Foi vice-governador do Estado do Ceará no primeiro mandado do governador Cid Gomes. Foi secretário de Cultura do estado do Ceará. [1] Atualmente[quando?] está cumprindo mandato de deputado estadual. [2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

É doutor em História Social pela Universidade Federal de Pernambuco e professor do departamento de História da Universidade Federal do Ceará, onde graduou-se.[3] É especialista em História da Igreja na América Latina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi presidente da Associação dos Docentes da UFC, vereador de Fortaleza e presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores por dois mandatos. Foi também secretário da Regional IV na primeira gestão da prefeita Luizianne Lins.[4]

Alfabetizou-se no Grupo Escolar Raul Barbosa em Jaguaribe. Cursou o ensino fundamental em Várzea Alegre e Lavras da Mangabeira, ambos no Ceará, retornando a Jaguaribe para cursar o ensino médio no Colégio Clóvis Beviláqua. Concluiu os estudos em 1971 no Colégio Farias Brito, em Fortaleza.

É casado com Margarida de Lima Pompeu, médica e também doutora e professora da Universidade Federal do Ceará, no Departamento de Patologia e Medicina Legal.[5] Tem quatro filhos: Heráclito Aragão Pinheiro, Francisco Pablo Aragão Pinheiro, Iago Domingos Bezerra Pinheiro e Alpha Manoela Pompeu Pinheiro.

Referências

Precedido por
Maia Júnior
Vice-governador do Ceará
20072010
Sucedido por
Domingos Gomes de Aguiar Filho
Precedido por
Francisco Auto Filho
Secretário de Cultura do Estado do Ceará
2011 — atual
Sucedido por
-
Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde abril de 2015). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.