Francisco Morazán

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre o político. Para a subdivisão hondurenha, veja Francisco Morazán (departamento).
Francisco Morazán
Nascimento 3 de outubro de 1792
Tegucigalpa
Morte 15 de setembro de 1842 (49 anos)
San José
Sepultamento El Salvador
Cidadania Espanha, República Federal da América Central, Costa Rica, El Salvador
Cônjuge María Josefa Lastiri
Ocupação político, escritor
Religião catolicismo
Causa da morte fuzilamento
Assinatura
Firma G.Morazan.JPG

José Francisco Morazán Quezada (Tegucigalpa, 3 de outubro de 1792San José da Costa Rica, 15 de setembro de 1842) foi um estadista, advogado e orador e general da América Central.[1]

Vida[editar | editar código-fonte]

Foi um político centro-americano que foi presidente da República Federal da América Central de 1830 a 1839. Antes de ser presidente da Central América, ele era o chefe de estado de Honduras.[2] Ele ganhou destaque na Batalha de La Trinidad em 11 de novembro de 1827. Morazán então dominou a cena política e militar da América Central até sua execução em 1842.

Na arena política, Francisco Morazán foi reconhecido como um grande pensador e visionário, ao tentar transformar a América Central em uma grande e progressista nação. Ele promulgou reformas liberais na nova República Federal da América Central, incluindo liberdade de imprensa, liberdade de expressão e liberdade de religião. Morazán também limitou o poder da igreja ao tornar o casamento secular e ao abolir o dízimo com auxílio do governo.

Essas reformas fizeram dele alguns inimigos poderosos, e seu período de governo foi marcado por amargas lutas internas entre liberais e conservadores. Mas, por meio de suas habilidades militares, Morazán foi capaz de manter um firme controle do poder até 1837, quando a República Federal se tornou irrevogavelmente fraturada. Isso foi explorado pelos líderes conservadores, que se uniram em torno da liderança de Rafael Carrera e para proteger seus próprios interesses, acabaram dividindo a América Central em cinco nações.[3]

Referências

  1. Diaz-Arias, David; Hurtado, Ronny Viales; Hernández, Juan José Marín (2018). Historical Dictionary of Costa Rica (em inglês). Lanham: Rowman & Littlefield. p. 187 
  2. Biography of Francisco Morazán latinamericanhistory, By Christopher Minster, About.com Guide, October 6, 2009. Retrieved January 17, 2010.
  3. THE AMERICAS: Morazan's Dream The Americas, Time, Time.com Guide, Monday, Sep. 21, 1942. Retrieved January 17, 2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço relacionado ao Projeto Biografias de Políticos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.