Francisco Pastor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Francisco Pastor (Alcoi, Espanha, 1850 - Rio de Janeiro, 1922), gravador afamado ao qual se devem múltiplos retratos de personagens da vida política, intelectual e económica das últimas décadas do século XIX e das primeiras do século XX. Foi autor dos primeiros postais ilustrados editados em Portugal e ilustrou diversas obras, entre as quais a tradução para português de D. Quichote da Mancha, de D. José Cárcomo Lobo.

Francisco Pastor nasceu em Alcoi (Espanha) no ano de 1850. Em Madrid foi discípulo do gravador Severini, que também trabalhou em Portugal.

Francisco Pastor estabeleceu-se em Lisboa no ano de 1873 com uma oficina de gravura voltada para a produção de matrizes para a imprensa periódica. Trabalhou para o Diário Illustrado, foi director artístico do Correio da Europa e editou o Almanach Illustrado e a Semana Illustrada.

Em 1921, foi ao Brasil em missão de propaganda do Correio da Europa, tendo falecido no Rio de Janeiro, em 1922.