Francisco Vicente Rossi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Francisco Rossi
Nome completo Francisco Vicente Rossi
Nascimento 29 de setembro de 1942 (75 anos)
Jundiaí,  São Paulo
Nacionalidade brasileiro
Ocupação Professor e Colunistadiretor Curso de Direito Puc Campinas-Gestão 2018-2022
Cargo Professor da UNICAMP

Francisco Vicente Rossi (Jundiaí, 29 de setembro de 1942) é desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Bacharelou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e atuou como advogado em sua cidade natal e em Campinas.

Professor na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde é diretor da Faculdade de Direito( 2018-2022), e leciona Teoria Geral do Estado e Direito Administrativo, e no Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas, lecionando Noções de Direito e Participação Cultural. É ligado à chamada “ala católica” da Ordem dos Advogados do Brasil.

Advogado de origem, em 2001 foi nomeado juiz do Tribunal de Alçada Civil do Estado de São Paulo pelo governador Geraldo Alckmin, através do dispositivo do quinto constitucional. Em 2002, foi transferido para o Tribunal de Alçada Criminal do Estado. Com a unificação, passou a Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Obras[editar | editar código-fonte]

  • Origem Cristã do Habeas Corpus. Revista Jurídica da Faculdade de Direito da Puc Campinas, v. 4, n. 1, p. 68-80, 1986
  • Formas de Poder Político para Aristóteles. Revista Jurídica da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, v. 14, n. 1, p. 104-110, 1998

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Se(c)ções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • É sobrinho do cardeal Dom Agnelo Rossi (+). Foi ex-seminarista e estudou em Roma. É bacharel em Direito pela PUCCAMP, onde leciona Direito Administrativo. Pós-graduado em Direito de Família, FD-USP, sob a coordenação do Prof. Washington de Barros Monteiro. Foi também Diretor da Faculdade de Direito da PUCCAMP (1996/1997). São preciosas as suas aulas de Direito Administrativo baseadas na sua vasta experiência profissional como advogado e na obra do Prof. Hely Lopes Meirelles. Professor muito carismático, comunicativo e querido por todos os seus (ex-)alunos.
  • Permaneceu no TJ-SP até setembro de 2012, quando deixou o tribunal por completar 70 anos de idade, conforme determina o art. 40, § 1º, inciso II, da Constituição Federal.
  • O professor Francisco Vicente Rossi foi contratado na Unicamp através do departamento de biologia. O instituto o contratou para que ministrasse uma disciplina chamada "Participação Cultural". Durante o regime militar, ele era docente de OSPB (Organização Social e Política Brasileira) da Universidade.
  • Rossi é um conhecido "contador de histórias" que vão desde a participação na escavação de uma tumba etrusca até um almoço com o Papa João Paulo II.
  • Rossi recebeu vários prêmios, sendo o mais notável o da Ordem do Cruzeiro do Sul.