Galinha à cabidela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Frango ao molho pardo)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

˜

Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde setembro de 2013). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Pato de cabidela em Macau.

Galinha de cabidela é um prato tradicional da gastronomia de Portugal, que por vezes pode ser comidos noutros paises. É um guisado de frango onde se adiciona durante o cozimento o sangue avinagrado do animal ainda vivo.

No Nordeste de Portugal é costume vir acompanhada de arroz branco; já no centro-sul é guarnecido de angu e couve refogada.[1] [2]

Existem também variantes em Macau, devido à presença portuguesa, o pato de cabidela e com porco na cozinha goesa.

Cozinhar com sangue é um costume antigo de vários povos; em Portugal a cabidela tem registros desde o século XVI, e igualmente pode ser preparada com outras aves ou animais (pato, peru, porco, cabrito ou caça).

Referências

  1. «Galinha à cabidela». Brasil Sabor - ABRASEL, Ministério do turismo. Consultado em 07/2012  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. Dias Lopes (02 de setembro de 2010). «Ascensão e queda da galinha de cabidela». Estadão.com.br, suplementos: Paladar - reportagens. Consultado em 07/2012  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.