Frank Muller

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Frank Müller)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde dezembro de 2017).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Dezembro de 2008). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Frank Muller foi um ator de televisão, mais conhecido como narrador de audiolivros. É considerado por muitos fãs e críticos o maior narrador americano do século 20. Em 5 de novembro de 2001, Muller sofreu um grave traumatismo craniano, bem como múltiplas fraturas, devido a um acidente de motocicleta, ocorrido na Califórnia.

Sua Vida[editar | editar código-fonte]

Muller nasceu na Holanda no dia 5 de maio de 1951, era o mais velho de cinco filhos. Sua família emigrou para o Estados Unidos quando ele tinha cinco anos de idade. Faleceu no University Hospital em Durham (Carolina do Norte, EUA) no dia 4 de junho 2008.

Em Agosto de 2013 Frank muller fundou o site hyips chamado dollars flow system, um sistema de rendimentos prometidos através de forex, seu socio gerente senhor Ney nery e Cesar Neves, onde juntos passaram a administrar o site. Por volta dos meados março de 2014 o sistema apresentou problemas, e desde então não se encontra mais a pagar.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Muller era um ator de formação clássica que começou sua carreira trabalhando no palco e fazendo comerciais. Ele passou muitos anos no palco de Nova York, onde se tornou membro da empresa Riverside Shakespeare Company, para o qual ele desempenhou o papel-título em King Henry V, Edmund o Bastardo em A História do Rei Lear, e o papel principal em Cyrano de Bergerac, além de se apresentar com a Roundabout Theatre Company e o New York Shakespeare Festival entre outros. Ele também interpretou papéis coadjuvantes na televisão em programas como [[Law & Order], Life Goes On, Harry and the Hendersons e All My Children.[1]

Porém, é como narrador que ele é mais conhecido. Em 1979, Henry Trentman fundava a Record Books foi quando Muller foi contratado como um narrador. A empresa começou por publicar áudio de domínio público, como The Call of the Wild, A Tale of Two Cities, mas mais tarde expandiria em direitos autorais. Muller logo se tornou o narrador preferido dos autores, tais como Stephen King, John le Carré, John Grisham, Elmore Leonard e muitos outros.

Muller venceu em 2003 a Audie Awards para Melhor Masculino persurso Narrador a sua leitura de Elmore Leonard 's Tishomingo Blues.

Acidentes de Moto[editar | editar código-fonte]

Em 5 de novembro de 2001, enquanto pilotava sua motocicleta em Los Angeles, Muller foi lançado a partir da moto e pousou sobre sua cabeça e o tórax. Embora ele estivesse usando um capacete, sofreu grave traumatismo na cabeça e mais tarde foi diagnosticado com a lesão axonal difusa .

Muller foi levado para Antelope Valley Medical Center de Lancaster, Califórnia, onde ele sofreu três paradas cardíacas.

Muller passou por sete cirurgias e estava em coma há mais de um mês. Ele não conseguiu trabalhar desde o seu acidente.

Em 2002, Stephen King, que também tinha sofrido um acidente com risco de morte, automobilístico, organizou um evento beneficente para Muller com Pat Conroy, John Grisham, e Peter Straub. King passou a ajudar a encontrar os Wavedancer Fundation, uma organização dedicada para ajudar deficientes físicos, escritores e membros da comunidade de produção.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Muller é casado com Erika Muller e tem dois filhos, Diana e Morgan. Em 2003, os Mullers mudaram-se para uma casa em Raleigh (Carolina do Norte), que foi modificada especificamente para Frank e suas necessidades terapêuticas de reabilitação.

Referências

  1. Ric Johnson. «A Short Biography of Frank Muller». Consultado em 16 de maio de 2015. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator ou atriz de cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.