Franz Hermann Troschel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Franz Hermann Troschel
(1810-1882)
Diferentes variedades de peixes-papagaio de Troschel
Nascimento 10 de outubro de 1810
Spandau, atual Berlim,  Alemanha
Morte 6 de novembro de 1882
Bonn,  Alemanha
Nacionalidade  Alemanha
Alma mater Universidade de Bonn
Ocupação Zoólogo e naturalista alemão

Franz Hermann Troschel (1810–1882) (* Spandau, atual Berlim, 10 de Outubro de 1810Bonn, 6 de Novembro de 1882), foi um malacologista, paleontólogo, ictiólogo, zoólogo e naturalista alemão. Notabilizou-se pela identificação e classificação das espécies nos campos da malacologia, ictiologia e herpetologia. Algumas espécies que levam o seu nome são a estrela do mar de Troschel (Evaterias troschelii), o peixe-papagaio de Troschel (Chlorurus troschelii), o murex[1] de Troschel (Murex troschelii) e a lesma de água-doce Bithynnia troschelii.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1831, estudou matemática e história natural na Universidade de Berlim. Em 1840, tornou-se assistente de Martin Lichtenstein (1780-1857) no Museu Humboldt de História Natural de Berlim. Em 1849, tornou-se professor de zoologia e história natural da Universidade de Bonn. Fez inúmeros estudos sobre a morfologia de mariscos, peixes e répteis, publicados pela revista do Arquivo de História Natural (Archiv für Naturgeschichte). Nesse mesmo periódico, publicou inúmeros relatórios sobre suas pesquisas no campo da malacologia, dos anfíbios e de outras classes de animais.

Troschel estudou também uma espécie de lagartos sem orelhas a quem deu o nome de Cophosaurus texanus: denominação de origem grega que significa surdo e mudo. A descrição desta espécie de lagarto foi concluída somente em 1850, porém, publicada dois anos depois, 1852, e, portanto, esta é a data oficial para a descrição.[2]

Obras[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. (em inglês) Murex: gênero de moluscos gasterópodos da família dos Muricídeos.
  2. (em inglês) Patronyms of the Pioneer West.