Francisco José I da Áustria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Franz Joseph I da Áustria)
Francisco José I
Francisco José I da Áustria
Imperador da Áustria
Rei da Hungria, Croácia e Boêmia
Reinado 2 de dezembro de 1848
a 21 de novembro de 1916
Coroação 8 de junho de 1867 (Hungria)
Antecessor(a) Fernando I & V
Sucessor(a) Carlos I, IV & III
Rei da Lombardia-Vêneto
Reinado 2 de dezembro de 1848
a 12 de outubro de 1866
Predecessor(a) Fernando I
Sucessor(a) Anexado pela Itália
 
Nascimento 18 de agosto de 1830
  Palácio de Schönbrunn, Viena, Império Austríaco
Morte 21 de novembro de 1916 (86 anos)
  Palácio de Schönbrunn, Viena, Áustria-Hungria
Sepultado em Cripta Imperial, Viena, Áustria
Nome completo Franz Joseph Karl
Esposa Isabel da Baviera
Descendência Sofia Frederica da Áustria
Gisela da Áustria
Rodolfo, Príncipe Herdeiro
Maria Valéria da Áustria
Casa Habsburgo-Lorena
Pai Francisco Carlos da Áustria
Mãe Sofia da Baviera
Religião Catolicismo
Assinatura Assinatura de Francisco José I
Brasão

Francisco José I, em alemão: Franz Joseph I, (Viena, 18 de agosto de 1830Viena, 21 de novembro de 1916) foi o Imperador da Áustria e Rei da Hungria, Croácia e Boêmia de 1848 até à data da sua morte, reinou por quase 68 anos, mais do que todos os outros governantes da dinastia. De maio de 1850 a agosto de 1866, também foi presidente da Confederação Germânica. Restabeleceu a ordem no império e restaurou o domínio da Áustria na Confederação Germânica. Seu reinado, que durou 67 anos e 355 dias, é o quarto mais longo da história europeia, depois de Luís XIV de França, de Isabel II do Reino Unido, e de João II de Liechtenstein e o sexto entre os monarcas com reinados mais longos no mundo. É o mais famoso monarca europeu do Século XIX, atrás apenas de Napoleão I da França.

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Francisco José nasceu nos arredores de Viena em 18 de agosto de 1830. Foi o filho primogênito do arquiduque Francisco Carlos, o segundo filho do imperador Francisco I e de Sofia da Baviera. Foi educado como herdeiro do trono do Império Austríaco, na qualidade de sucessor de seu tio, Fernando I.

Francisco José teve três irmãos mais novos: Fernando Maximiliano (nascido em 1832, foi imperador do México); Carlos Luís (nascido em 1833, pai de Francisco Ferdinando), e Luís Vítor (nascido em 1842). Teve também uma irmã, Maria Ana (nascida em 1835), que morreu aos quatro anos.

Na idade de 13, o jovem arquiduque Francisco José começou uma carreira como coronel do exército imperial austríaco. Daquele ponto em diante, sua moda foi ditada pelo estilo do exército e para o resto da sua vida, ele normalmente usava o uniforme de um oficial militar.

Reinado[editar | editar código-fonte]

Início do reinado[editar | editar código-fonte]

Francisco José
Franz Xaver Winterhalter, 1865

Subiu ao trono imperial da Áustria aos dezoito anos, em 1848, durante os movimentos revolucionários do Reino da Hungria e da unificação italiana, após a abdicação de seu tio Fernando I e da renúncia de seu pai. Adotou um estilo de vida austero, apesar do luxo do Palácio de Schönbrunn, embora mantivesse na corte um ambiente fausto de uma etiqueta estrita e de grandiosas cerimônias. Não possuindo a envergadura de um homem de Estado, demonstrou parcialidade na sua governação do império.

Até 1852, seu reinado sofreu influência do príncipe Félix zu Schwarzenberg, que defendia uma política absolutista e centralizadora.

Com o apoio do exército, estabeleceu na primeira década do reinado um regime autoritário, que terminou em 1859 com a derrota da Áustria frente aos exércitos da França e do Reino da Sardenha, ao qual a Áustria teve de ceder o território da Lombardia, pelo Tratado de Villafranca. Francisco José teve de adotar, então, uma política liberal.

Anexação da Hungria[editar | editar código-fonte]

Francisco José em 1910

Em 1849, restabeleceu o domínio austríaco na Lombardia-Venécia e no Reino da Hungria, beneficiando-se do apoio do Império Russo. Tentou reorganizar o seu império sob o sistema do federalismo. As reivindicações nacionais de algumas regiões do império obrigaram-no a estabelecer novas instituições, menos opressoras. Apesar disso, em 1866, antes de conseguir seu intento de restaurar o prestígio internacional da Áustria, deflagrou contra o Reino da Prússia a Guerra dos Ducados do Elba (1863-1865). A derrota em Sadowa, em 1866, eliminou definitivamente os Habsburgos da política alemã.

A rebeldia dos húngaros obrigou Francisco José, em 1887, a abandonar a orientação absolutista e reaproximar-se dos húngaros, fazendo concessões substanciais ao Reino da Hungria, e reconhecendo o regime dualista, no qual a Hungria era reconhecida como Estado em pé de igualdade com a Áustria, unidos sob o mesmo monarca. Em 1867, foi coroado Rei da Hungria, em Budapeste. Os eslavos, outro povo do império, entretanto não aceitaram a dupla submissão a austríacos e húngaros. A dependência da Áustria-Hungria com relação ao Império Alemão foi aumentando gradualmente e selou-se com a assinatura, em 1879, da dúplice aliança com o Império Alemão, à qual se juntou o Reino de Itália em 1882, criando-se assim a Tríplice Aliança, entidade política de grande importância até a Primeira Guerra Mundial. Em 1908, anexou a Bósnia e a Herzegovina.

O enfraquecimento do império[editar | editar código-fonte]

A divisão étnica do império austríaco teve como consequência a reivindicação de independência dos checos, croatas, húngaros, sérvios e muitas outras nacionalidades. Após breve retorno à política opressiva, o imperador teve de instaurar o voto universal para a eleição do Reichsrat (parlamento).

Primeira Guerra e morte[editar | editar código-fonte]

A influência do imperador era tanta que em 1903 teve participação decisiva na eleição do papa Pio X, após vetar o nome do cardeal siciliano Mariano Rampolla del Tindaro.[1]

Governara praticamente por decretos até que, em 28 de junho de 1914, o arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do trono, foi morto num atentado em Sarajevo, na recém anexada Bósnia e Herzegovina. Persuadido por um de seus ministros, Francisco José I consentiu em enviar um ultimato ao Reino da Sérvia. Embora a Sérvia tenha concordado com a maioria dos pontos do ultimato, foi declarada guerra à Sérvia (1914), o que desencadeou a Primeira Guerra Mundial.

O Império Austro-Húngaro desmembrou-se e Francisco José I morreu, em 21 de novembro de 1916, no Palácio de Schönbrunn, dois anos antes de o seu império entrar em derrocada total. O seu sucessor foi jovem imperador Carlos I, neto do seu irmão Carlos Luís.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Em 24 de abril de 1854, Francisco José casou-se com sua prima, a duquesa Isabel da Baviera (conhecida na família por Sissi), filha da sua tia Luísa Guilhermina e do duque Maximiliano José, Duque na Baviera. Sissi, por quem Francisco José foi apaixonado, apesar das constantes desavenças, e que exerceu profunda influência sobre ele, deu-lhe três filhas e um varão.

Títulos e honrarias[editar | editar código-fonte]

Estilo imperial de tratamento de
Francisco José I da Áustria

Brasão da Áustria

Estilo imperial Sua Majestade Imperial
Estilo alternativo Sua Majestade
Estilo imperial e real de tratamento de
Francisco José I da Áustria-Hungria

Brasão da Áustria-Hungria

Estilo imperial Sua Majestade Imperial
Estilo real Sua Majestade Apostólica
Estilo alternativo Sua Majestade
Monograma de Francisco José

Sua Majestade Imperial, Real e Apostólica Francisco José I, pela graça de Deus, Imperador da Áustria, Rei da Hungria, Rei da Boémia, Rei da Lombardia-Vêneto, de Dalmácia, Croácia, Eslavônia, Galícia, Lodoméria e Ilíria; Rei de Jerusalém, etc... Arquiduque da Áustria, Grão-Duque de Toscana e Cracóvia, Duque de Lorena e Salzburgo, de Estíria, Caríntia, Carníola e Bucovina; Grão-príncipe da Transilvânia; Marquês da Morávia; Duque da Alta e da Baixa Silésia, de Módena, Parma e Placência e Guastalla, de Auschwitz, Zator e Teschen, Friul, Ragusa e Zara; Conde de Habsburgo e Tirol, de Ciburgo, Gorízia e Gradisca; Príncipe de Trento e Brixen; Marquês da Alta e da Baixa Lusácia e da Ístria; Conde de Hohenems, Feldkirch, Bregenz, Sonnenberg, etc...; Senhor de Trieste, de Cattaro, e de Marca Wendia; Grão Voivoda da Sérvia.

Condecorações austríacas[editar | editar código-fonte]

Francisco José era grão-mestre das seguintes ordens de cavalaria:

Ele foi agraciado com as seguintes medalhas militares:

  • Medalha de Guerra
  • Cruz de Honra para 50 anos de serviço militar
  • Cruz Militar para o 60 º ano do reinado

Condecorações estrangeiras[editar | editar código-fonte]

  • Reino da Sérvia Ordem do Milosh o Grande
  • Cavaleiro da Ordem Suprema da Ordem da Santíssima Anunciada - 1869
  • Cavaleiro da Grande Cruz da Ordem dos Santos Maurício e Lázaro - 1869
  • Cavaleiro da Grande Cruz da Ordem da Coroa da Itália - 1869
  • Reino Unido Cavaleiro da Ordem da Jarreteira - 1867 (expulso em 1915)
  • Reino Unido Real Ordem Vitoriana - 1904 (expulso em 1915)
  • Reino Unido Cavaleiro da Grande Cruz da Real Ordem Vitoriana (expulso em 1915)
  • Reino da Baviera Cavaleiro da Grande Cruz da Ordem Militar de Max Joseph
  • Reino da Prússia Cavaleiro da Ordem da Águia Negra
  • Reino da Prússia Cavaleiro da Grande Cruz da Ordem da Águia Vermelha
  • Reino da Prússia Pour le Mérite ("Blue Max", a )
  • Império Alemão Cavaleiro da Grande Cruz da Real Ordem Casa de Hohenzollern
  • Cavaleiro da Grande Cruz da Ordem do Infante Danilo I
  • Grão-Ducado de Hesse Cavaleiro da Grande Cruz da Ordem Ludwig
  • Noruega Cavaleiro da Grande Cruz da Ordem do Leão da Noruega
  • Reino da Saxônia Cavaleiro da Grande Cruz da Ordem Militar de St. Henry
  • Reino da Bulgária Cavaleiro da Ordem do Santos Cirilo e Metódio
  • Rússia Cavaleiro da Ordem do Santo André
  • Rússia Imperial Ordem de São Jorge , 4 ª classe
  • Meirinho de Honra e Devoção da Soberana Ordem Militar de Malta
  • Vaticano Cavaleiro da Grande Cruz da Equestrian Ordem do Santo Sepulcro
  • Ducado de Parma e Placência Senador Grã-Cruz com Colar da Sagrada Militar Constantino Ordem de São Jorge
  • Predefinição:HAWb Cavaleiro da Grande Cruz da Real Ordem de Kamehameha I - 1865
  • Predefinição:HAWb Cavaleiro da Grande Cruz com Colar da Ordem Real de Kalākaua - 1878

Nomeações honorárias[editar | editar código-fonte]

  • Coronel-em-chefe, Primeiro Dragões de Guarda do Rei, Exército Britânico, 25 de março de 1896 a 1914
  • Coronel-em-chefe, Regimento de Granadeiros de Guarda-Vidas Kexholm, exército imperial alemão, até 26 de junho de 1914
  • Coronel-em-chefe, 12o. Regimento de Lanceiros Belgorod, exército imperial russo, até 26 de junho, 1914
  • Coronel-em-chefe, Hussardos do Schleswig-Holstein , exército imperial alemão
  • Coronel-em-chefe, 122o. Regimento de Fusilieiros Württemberg
  • Marechal de campo do Exército Britânico, 1 de setembro de 1903-1914

Ascendência[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Revista 30 dias - Na Igreja e no mundo - "Quando o veto do imperador favoreceu a eleição de um Papa santo"». Consultado em 31 de maio de 2009. Arquivado do original em 22 de dezembro de 2005 
  2. «Francis Joseph, Emperor of Austria > Ancestors». RoyaList. Consultado em 24 de julho de 2014 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Francisco José I da Áustria
Francisco José I da Áustria
Casa de Habsburgo-Lorena
18 de agosto de 1830 - 21 de novembro de 1916
Precedido por:
Fernando I & V

Imperador da Áustria

1848 - 1916
Sucedido por:
Carlos I, IV & III

Rei da Hungria

1848 - 1916

Rei da Boêmia

1848 - 1916
Precedido por:
Fernando I da Áustria

Presidente da Confederação Germânica

1850 - 1866
Sucedido por:
Guilherme I da Prússia
Presidente da Confederação da Alemanha do Norte