Freaky Friday (2003)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Freaky Friday (2003 film))
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Freaky Friday
Um Dia de Doidos (PRT)
Sexta-Feira Muito Louca (BRA)
 Estados Unidos
2003 •  cor •  97 min 
Direção Mark Waters
Produção Andrew Gunn
Roteiro Mary Rodgers
Heather Hach
Leslie Dixon
Elenco Lindsay Lohan,
Jamie Lee Curtis,
Mark Harmon
Chad Michael Murray
Gênero comédia
fantasia
romance
Música Rolfe Kent
Cinematografia Oliver Wood
Edição Bruce Green
Companhia(s) produtora(s) Walt Disney Pictures
Gunn Films
Distribuição Buena Vista Pictures
Lançamento Estados Unidos 4 de agosto de 2003 (Hollywood)
Estados Unidos 6 de agosto de 2003
Portugal 12 de dezembro de 2003
Brasil 20 de fevereiro de 2004
Idioma inglês
Orçamento US$ 20 milhões
Receita US$ 160.846.332[1]
Página no IMDb (em inglês)

Freaky Friday (bra: Sexta-Feira Muito Louca /prt: Um Dia de Doidos) é um filme de comédia e fantasia da Walt Disney Pictures de 2003. Conta a história de Tess (Jamie Lee Curtis) e Anna (Lindsay Lohan), mãe e filha que vivem brigando, e após comerem biscoitos da sorte enfeitiçados em um restaurante chinês, trocam de corpo uma com a outra. O longa é uma refilmagem do filme de 1976, de mesmo nome.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Anna Coleman é uma adolescente comum, com uma vida estressante, devido às brigas com sua mãe, a psicóloga viúva Tess, e com seu irmão mais novo irritante Harry. Os conflitos giram em torno do casamento de Tess com Ryan, que Anna não está emocionalmente pronta para aceitar por causa da morte de seu pai, três anos antes. Anna, tem uma banda de rock com suas amigas, a Rosa Slip, que Tess detesta por fazer tremer a casa toda durante os ensaios na garagem. Anna também tem reivindicações sobre sua rival Stacey Hinkhouse, que não pára de perturba-lá na escola, enquanto Tess está convencida de que as duas ainda são melhores amigas como costumavam ser, e ainda tem seu professor de inglês sádico, o Sr. Elton Bates, que lhe dá uma nota ruim em tudo que ela faz, não importa o quanto ela tente. Tess também desaprova a paixão de Anna, Jake, um estudante mais velho, que anda de moto.

Um dia os Colemans vão jantar no restaurante chinês da Pei-Pei, onde Anna pede a Tess para deixá-la ir em um teste com sua banda. No entanto, Tess recusa o pedido já que na mesma sexta-feira vai ocorrer o jantar de ensaio de seu casamento. Elas começam a discutir até que a mãe de Pei-Pei interrompe, para oferecer as duas uns biscoitos da sorte, que contêm um feitiço de troca de corpo, as duas abrem o biscoito e leem a mensagem, causando um terremoto que só elas sentiram. Na manhã seguinte, elas acordam no corpo uma da outra, e chegam a conclusão de que os biscoitos da sorte são responsáveis pelo ocorrido. Porém as duas não pode voltar ao restaurante, já que Anna tem que ir para a escola fazer uma prova importante e Tess tem que ver seus pacientes mais críticos, sendo assim as duas resolvem desempenhar o papel uma da outra.

Antes de Anna ir para o escritório de Tess, ela passa por uma transformação no visual. Já Tess percebe que a vida na escola da filha não é tão fácil. Mais tarde elas voltam ao restaurante para enfrentar Pei-Pei e sua mãe, ela explica que o feitiço só é quebrado quando uma demostrar a outra um amor altruísta. No mesmo dia, Anna tem que ir a reunião de pais e mestres de Harry, onde lê uma redação que Harry escreveu sobre o quanto ele a admira. Enquanto isso na escola, Tess tenta fazer as pazes com Stacey mas ela não está interessada. Jake ajuda Tess a terminar o teste, o que faz ela perceber que julgou mal o rapaz. Infelizmente, ele não gosta nem um pouco quando Tess sabota o teste de Stacey.

Enquanto isso, Ryan surpreende Anna com uma entrevista em um talk show para falar sobre o novo livro de psicologia da Tess. No entanto, ela transforma a entrevista em uma verdadeira enrolação, pois obviamente não leu o livro. Tess e Jake assistem o programa, enquanto ela está constrangida, ele está impressionado. Mais tarde, Anna esbarra com Jake em um café, ele começa a se apaixonar pela "Tess", e começa a persegui-la.

No jantar de ensaio, as amigas de Anna aparecem para tentar convencer a "Tess" a deixar Anna ir para a audição, mas elas são capturadas por seguranças. Ryan surpreende Tess e Anna, dando permissão a Anna para ir a audição. Ele explica que só quer que as crianças o aceite e pede a "Tess" que ela vá apoiar a filha. Como Tess não sabe tocar, Anna desconecta sua guitarra e toca atrás do palco, enquanto Tess finge que toca. Jake está na platéia e percebe que Anna é a garota certa para ele. Tess também percebe o quão divertido a música é, e promete tratar a banda da filha com mais respeito.

Voltando ao jantar de ensaio, Tess diz a Anna para pedir ao Ryan para adiar o casamento, em vez disso, ela propõe um brinde, onde ela finalmente aceita o Ryan, percebendo o quão feliz ele faz sua mãe. Este é o último ato de amor necessário para quebrar o feitiço dos biscoitos, e acontece outro terremoto, fazendo com que as duas finalmente troquem de corpo. Por fim, Tess e Ryan se casam, e Anna e Jake começam a namorar, com a aprovação de Tess. A banda de Anna toca na festa. A mãe de Pei-Pei tenta dar a Harry e Alan os biscoitos da sorte, após ver os dois brigando, mas Pei-Pei vê a cena, e consegue impedir.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Personagem Ator / Atriz Estados Unidos Dublagem Brasil
Drª. Tess Coleman Jamie Lee Curtis Sheila Dorfman
Anna Coleman Lindsay Lohan Andréa Murucci
Ryan Mark Harmon Ricardo Schnetzer
Alan "Vovô" Coleman Harold Gould Ednaldo Lucena
Harry Coleman Ryan Malgarini Gustavo Pereira
Jake Chad Michael Murray Cláudio Galvan
Sr. Bates Stephen Tobolowsky Luiz Carlos Persy
Maddie Christina Vidal Mariana Torres
Peg Haley Hudson Flávia Fontenelle
Pei-Pei Rosalind Chao Rosane Corrêa
Mãe de Pei-Pei Lucille Soong Myriam Thereza
Stacy Hinkhouse Julie Gonzalo Flávia Saddy
Evan Willie Garson Guilherme Briggs

Créditos da Dublagem

Lançamento[editar | editar código-fonte]

O filme foi lançado em DVD e VHS em 16 de dezembro de 2003, pela Walt Disney Home Video. Agora também está disponível em disco blu-ray, lançado em 11 de setembro de 2012.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Freaky Friday recebeu críticas positivas. No Rotten Tomatoes o filme tem um índice de aprovação de 88%, com base em 148 avaliações, com uma classificação média de 7/10.[2] No Metacritic o filme tem uma pontuação de 70 em 100, baseado em 36 críticos, indicando "avaliações favoráveis".[3]

O desempenho de Jamie Lee Curtis foi elogiado por muitos críticos. David Ansen da Newsweek observou que, "a metamorfose mais surpreendente é a transformação de Curtis do desvanecimento de rainha do horror para comediante deslumbrante. Ela continua uma irmã mais nova adolescente em lágrimas atormentando Anna (que se pergunta por que mamãe está agindo de modo estranho), ficando para baixo e suja em um talk show de televisão onde Tess supostamente discute seu livro sobre envelhecimento com convicção ferozmente engraçada."[4] Lisa Schwarzbaum da Entertainment Weekly chamou seu desempenho de "glorioso".[5]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Freaky Friday (trilha sonora)

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Jamie Lee Curtis recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Atriz - Comédia/Musical
  • Lindsay Lohan ganhou o MTV Movie Awards de Melhor Revelação Feminina (embora não fosse uma revelação).
  • Quando o projeto da refilmagem de Se Eu Fosse a Minha Mãe começou a sair do papel o produtor Andrew Dunn queria que a atriz Jodie Foster, que interpretou a filha no filme original, fosse a mãe no novo filme, porém a atriz recusou o convite.
  • Inicialmente seria Annette Bening a intérprete de Tess. Depois de sua desistência Jamie Lee Curtis foi contratada.
  • Kelly Osbourne, filha do roqueiro Ozzy Osbourne, concordou em interpretar a melhor amiga de Anna, mas desistiu do papel pouco antes do início das filmagens.
  • As fotos que aparecem nos créditos iniciais do filme são na verdade de Jamie Lee Curtis com sua filha, Annie Guest.
  • Exite uma outra versão do filme lançada pelo canal ABC em 6 de Maio de 1995, com atriz Shelley Long interpretando a mãe, e Gaby Hoffmann como filha.[6]

Referências

  1. http://www.boxofficemojo.com/movies/?id=freakyfriday03.html
  2. «Freaky Friday» (em inglês). www.rottentomatoes.com. Consultado em 24 de julho de 2016 
  3. «Freaky Friday» (em inglês). www.metacritic.com. Consultado em 24 de julho de 2016 
  4. «MOM IS TEEN FOR A DAY» (em inglês). www.newsweek.com. Consultado em 24 de julho de 2016 
  5. Lisa Schwarzbaum (31 de julho de 2003). «Freaky Friday (2003)» (em inglês). www.ew.com. Consultado em 24 de julho de 2016 
  6. «Freaky Friday (1995 film)». Wikipedia (em inglês). 4 de setembro de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Freaky Friday (2003)