Fred Buscaglione

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fred Buscaglione
Fred Buscaglione
Nascimento Ferdinando Buscaglione
23 de novembro de 1921
Turim
Morte 3 de fevereiro de 1960 (38 anos)
Roma
Sepultamento Cemitério Monumental de Turim
Cidadania Itália, Reino de Itália
Ocupação cantautor, ator, cantor, artista discográfico(a), músico de jazz
Instrumento voz
Causa da morte tiro na cabeça

Fred Buscaglione (nome artístico de Ferdinando Buscaglione, Turim, 23 de novembro de 1921Roma, 3 de fevereiro de 1960) foi um cantor italiano.

Aos onze anos entra para o "Conservatorio Giuseppe Verdi" em Turim, mas abandonou os estudos três anos depois, devido ao seu pouco interesse pela música clássica, mas ao que também foi isento na decisão a situação económica da família.

Durante a adolescência começou a trabalhar em alguns locais de diversão noturna como cantor de jazz e músico.

Durante a Segunda Guerra Mundial foi prisioneiro de guerra dos norte americanos na Sardegna. Ao perceberem seu talento musical, incorporam-o numa orquestra de rádio em Cagliari; isto permitiu-lhe continuar no meio musical, ao mesmo tempo que ficou exposto aos novos ritmos vindos do outro lado do Atlântico.

O reconhecimento de Fred Buscaglione chega nos finais dos anos cinquenta, quando interpreta o papel de gangster duro, ao estilo do cinema americano negro dos anos trinta, com um pendão para o whisky e as mulheres.

É considerado o principal autor e interprete do swing e do jazz em Itália no pós-guerra.

Morreu precocemente em um acidente de viação a 3 de Fevereiro de 1960, quando o seu Ford Thunderbird bateu em um camião. Durante muito tempo especulou-se que estaria embriagado num camião nessa altura; contudo, testes toxicológicos mais recentes, mostraram que estava sóbrio.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.