Frederico Henrique, Príncipe de Orange

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Frederico Henrique, Príncipe de Orange
Nascimento 29 de janeiro de 1584
Delft
Morte 14 de março de 1647 (63 anos)
Haia
Sepultamento Nieuwe Kerk
Cidadania República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos
Progenitores Mãe:Luísa de Coligny
Pai:Guilherme I, príncipe de Orange
Cônjuge Amália de Solms-Braunfels
Filho(s) Guilherme II, Príncipe de Orange, Luísa Henriqueta de Orange-Nassau, Albertina Inês de Orange-Nassau, Henriqueta Catarina de Orange-Nassau, Hendrik Lodewijk de Nassau, Maria de Orange-Nassau, Henriëtte Amalia de Nassau, Isabel de Nassau, Isabella Charlotte de Nassau, Frederick Nassau de Zuylestein
Irmão(s) Luísa Juliana de Orange-Nassau, Isabel de Nassau, Emília Antwerpiana de Nassau, Emília de Nassau, Catarina Bélgica de Nassau, Carlota Flandrina de Nassau, Carlota Brabantina de Nassau, Maria de Nassau, Ana de Nassau, Filipe Guilherme, Príncipe de Orange, Justinus van Nassau, Maurício, príncipe de Orange
Ocupação político, oficial
Título knyaz
Blason ville fr Orange (Vaucluse).svg

Frederico Henrique de Nassau (Delft, 29 de Janeiro 1584Haia, 14 de Março de 1647) foi príncipe de Orange. Era filho mais novo de Guilherme, o taciturno, nascido do seu quarto casamento com Luísa de Coligny.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1625, sucedeu, no principado de Orange, como stathouder da Holanda, Zelândia, Guéldria, Utrecht e Overijssel, ao irmão Maurício de Nassau, que o havia educado na arte da guerra.

Casou, em 1625, com Amália de Solms-Braunfels (1602-1675), filha de João-Alberto I Conde de Solms-Braunfels. Tiveram nove filhos:

Precedido por
Maurício
Príncipe de Orange
1625 - 1647
Sucedido por
Guilherme II