Saltar para o conteúdo

Frederico II da Dinamarca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Frederico II
Rei da Dinamarca e Noruega
Reinado1 de janeiro de 1559
a 4 de abril de 1588
Coroação20 de agosto de 1559
Antecessor(a)Cristiano III
Sucessor(a)Cristiano IV
Dados pessoais
Nascimento1 de julho de 1534
Castelo de Haderslevhus, Haderslev, Dinamarca
Morte4 de abril de 1588 (53 anos)
Castelo de Antvorskov, Antvorskov, Dinamarca
Sepultado emCatedral de Roskilde, Roskilde, Dinamarca
EsposaSofia de Mecklemburgo-Güstrow
Descendência
Isabel da Dinamarca
Ana da Dinamarca
Cristiano IV da Dinamarca
Ulrico da Dinamarca
Augusta da Dinamarca
Edviges da Dinamarca
João, Príncipe de Schleswig-Holstein
CasaOldemburgo
PaiCristiano III da Dinamarca
MãeDoroteia de Saxe-Lauemburgo
ReligiãoLuteranismo

Frederico II (Haderslev, 1 de julho de 1534 – Antvorskov, 4 de abril de 1588) foi o Rei da Dinamarca e Noruega de 1559 até sua morte.[1][2] Era o filho do rei Cristiano III[1] e da rainha Doroteia de Saxe-Lauemburgo.

Rei da Dinamarca

[editar | editar código]

Frederico II era filho do rei Cristiano III da Dinamarca e Noruega[1] e da duquesa Doroteia de Saxe-Lauemburgo. Frederico II foi o típico monarca do Renascimento dinamarquês. Ao contrário do seu pai, foi fortemente influenciado por ideais militares. Na sua juventude fez amizade com príncipes de guerra alemães. Queria casar com a sua amante, Ana de Hardenberg, mas foi convencido a não prosseguir com a ideia. Pouco após a ascensão ao trono, conseguiu a sua primeira vitória através da conquista de Dithmarchen no Verão de 1559.

O conflito dominante do seu reinado foi a Guerra Nórdica dos Sete Anos entre 1563 e 1570 na qual tentou, em vão, conquistar a Suécia, reinada pelo seu primo, o louco rei Érico XIV. O conflito transformou-se numa guerra muito dispendiosa de atritos e em consequência da mesma foram devastadas pelos suecos e em que a Noruega foi quase perdida. Durante esta guerra, o rei liderou o seu exército no campo de batalha mas sem grandes resultados e o conflito deteriorou a sua relação com os conselheiros reais. Porém, a agitação na Suécia e o facto de uma administração dinamarquesa liderada pelo competente administrador Peder Oxe ter assumido o controlo, estabilizou a situação. Quando a guerra terminou, a paz alcançada permitiu que a Dinamarca se mantivesse igual, mas também demonstrou os limites do poderio militar dinamarquês.

Depois da guerra, Frederico manteve a paz sem desistir das suas tentativas de expansão do seu prestigio como monarca naval. A sua política estrangeira ficaram marcadas pelo apoio aos países protestantes (quando era solteiro cortejou a rainha Isabel I da Inglaterra, uma iniciativa que fez com que se tornasse Cavaleiro da Jarreteira) mas, ao mesmo tempo, por uma neutralidade estrita. Conselheiros experientes como Peder Oxe, Niels Kaas, Arild Huitfldt e Christoffer Valkendorff trataram da administração interna.

Em termos de personalidade, Frederico foi descrito como temperamental, vaidoso, corajoso e ambicioso. Era um amante da caça, vinho e banquetes e a opinião geral era a de que tinha morrido por ter bebido demais. Reconstruiu o castelo de Kronborg em Elsinore entre 1574 e 1585. Em 1567 fundou a cidade de Fredrikstad na Noruega. A escola secundária Frederk II em Fredrikstad, uma das maiores escolas do género na Noruega, deve o seu nome a Frederico.

Este foi um período de abundância e crescimento na História da Dinamarca. Frederico também foi um dos principais mecenas do famoso astrólogo Tycho Brache. A 4 de Abril de 1588 morreu e foi sucedido pelo seu filho mais velho, Cristiano IV. Foi enterrado na Catedral de Roskilde.

Família e filhos

[editar | editar código]

Casou-se a 20 de Julho de 1572 com a duquesa Sofia de Mecklenburg-Güstrow, uma descendente do rei João I da Dinamarca e sua meia-prima direta pelo seu avô, Frederico I, rei da Dinamarca e Noruega. Tiveram oito filhos:

Referências

  1. a b c d Wise, Leonard F.; Hansen, Mark Hillary; Egan, E. W. (2005). Kings, Rulers, and Statesmen (em inglês). Nova Iorque: Sterling Publishing Company, Inc. p. 82. ISBN 9781402725920 
  2. Morby, John (2014). Dynasties of the World (em inglês). Oxford: Oxford University Press. p. 149. ISBN 9780192518484 

Ligações externas

[editar | editar código]
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre Frederico II da Dinamarca:
Commons Categoria no Commons
Wikidata Base de dados no Wikidata
Ícone de esboço Este artigo sobre reis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Frederico II da Dinamarca
Casa de Oldemburgo
1 de julho de 1534 – 4 de abril de 1588
Precedido por
Cristiano III

Rei da Dinamarca e Noruega
1 de janeiro de 1559 – 4 de abril de 1588
Sucedido por
Cristiano IV