freenode

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation arrow.svg
Este artigo resulta, no todo ou em parte, de uma tradução do artigo «Freenode» na Wikipédia em inglês, na versão original. Você pode incluir conceitos culturais lusófonos de fontes em português com referências e inseri-las corretamente no texto ou no rodapé. Também pode continuar traduzindo ou colaborar em outras traduções. Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Freenode, conhecida anteriormente como Open Projects Network, é uma rede de IRC muito popular entre usuários de software livre e programadores. É a rede oficial de vários projetos open source importantes, como o Slackware, Ubuntu, Gentoo GNU/Linux, e outros. A rede alega sustentar mais de 23.500 conexões simultâneas em momentos de pico.

Usuários da rede são encorajados a contribuir com o Peer-Directed Projects Center. Os fundos doados são usados para continuar as melhorias na rede, assim como possibilitar que o PDPC apóie vários projetos de apoio social para as comunidades de software livre.

A Freenode usa um software de servidor de IRC (ircd) chamado dancer-ircd. Embora também haja um robô para IRC chamado "dancer", este não tem relação alguma com Freenode, que vem da árvore de código do ircd-hybrid-6.0, da rede EFNet. A rede também provê robôs NickServ e ChanServ com o intuito de reservar nicknames e canais. O programa de services é chamado de dancer-services, e ele é uma versão modificada de hybserv, projetado para funcionar apenas com dancer-ircd, devido a mudanças nas mensagens servidor-servidor. Usualmente, os servidores da freenode são nomeados com base em autores de ficção científica ou fantasia.

A Freenode hospeda vários canais oficiais de IRC da Wikimedia, como #wikipedia e #wikimedia.

História[editar | editar código-fonte]

Rob Levin (lilo), fundador da rede, remonta sua incepção a 29 de Janeiro, 1994, quando ele criou um pequeno canal de suporte a usuários de Linux chamado #linuxneo na rede de IRC EFnet. O canal esteve inativo até Agosto daquele ano e, logo após ficar ativo, mudou de nome para #linpeople, se mudando para a UnderNet e depois para DALnet, se tornando uma rede de IRC independente acessível no endereço irc.linpeople.org ao final de 1995. A rede se tornou irc.openprojects.net em 1998 e generalizou sua missão, atraindo variados projetos de software livre e finalmente se tornou Freenode, como um serviço do Peer-Directed Projects Center, em Agosto de 2002.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]