Freixo de Numão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portugal Portugal Freixo de Numão 
  Freguesia  
Pelourinho de Freixo de Numao
Pelourinho de Freixo de Numao
Pelourinho de Freixo de Numao
Gentílico Freixiense
Localização
Freixo de Numão está localizado em: Portugal Continental
Freixo de Numão
Localização de Freixo de Numão em Portugal
Coordenadas 41° 4' N 7° 13' O
Região Norte
Sub-região Douro
Distrito Guarda
Município Vila Nova de Foz Côa
Código 091418
Administração
Tipo Junta de freguesia
Características geográficas
Área total 36,35 km²
População total (2021) 519 hab.
Densidade 14,3 hab./km²
Código postal 5155 Freixo de Numão
Outras informações
Orago São Pedro

Freixo de Numão é uma vila portuguesa sede da Freguesia de Freixo de Numão do Município de Vila Nova de Foz Côa, freguesia com 36,35 km² de área[1] e 519 habitantes (censo de 2021),[2] tendo, assim, uma densidade populacional de 14,3 hab./km².

A Freguesia de Freixo de Numão incorpora, desde 2013, o território da então extinta freguesia de Murça.[3]

Antes, em 1999, a povoação de Freixo de Numão havia sido elevada à categoria de vila.[4]

Toponímia[editar | editar código-fonte]

De acordo com o linguista português José Pedro Machado, o nome «Numão», presente no topónimo de «Freixo de Numão», advém do antropónimo árabe Nu'man.[5] Portanto, «Freixo de Numão» resultará plausivelmente da alusão a um freixo, que dalgum modo estará associado a uma figura muçulmana de nome Nu'man, que ficou a servir de marco topográfico daquela localidade.[5]

Houve documentos do século XVII que, por gralha, se referiram indevidamente a esta localidade como «Freixo do Alemão».[5]

Demografia[editar | editar código-fonte]

A população registada nos censos foi:[2]

População antes da agregação com a freguesia de Murça

População da freguesia de Freixo de Numão[6]
AnoPop.±%
1864 776—    
1878 975+25.6%
1890 1 050+7.7%
1900 1 120+6.7%
1911 1 085−3.1%
1920 1 007−7.2%
1930 1 030+2.3%
1940 1 223+18.7%
1950 1 339+9.5%
1960 1 185−11.5%
1970 747−37.0%
1981 806+7.9%
1991 586−27.3%
2001 652+11.3%
2011 502−23.0%

População após a agregação com a freguesia de Murça

População da freguesia de Freixo de Numão[6]
AnoPop.±%
2021 519—    

À data da junção das freguesias, a população registada no censo anterior (2011) foi:

Freguesia atual Freguesias antigas
Freguesia População
(2011)
Área
(km²)
Freguesia População[7]
(2011)
Área
(km²)[8]
Freixo de Numão 609 36,35 Freixo de Numão 502 27,87
Murça 107 8,48

História[editar | editar código-fonte]

São muito antigos os vestígios da ocupação humana na área e termo da freguesia de Freixo de Numão. Investigações arqueológicas que se têm levado a efeito desde 1980, têm posto à luz do dia vestígios milenares. No Castelo Velho, (localizado na estrada de Santo Amaro, por cima das Ameixoeiras e Vale da Rata), escavações têm permitido um estudo aprofundado da ocupação, fauna e flora da região. Há cerca de cinco mil anos um grupo de pessoas ali construiu um castelo, com duas linhas de muralhas e uma torre central. Pode-se falar de um povoado fortificado do Calcolítico (Idade do Cobre), onde estariam alojadas cerca de 40 pessoas! Depois de um provável abandono, em data não determinada, volta a ser ocupado no 2º. milénio antes de Cristo, em plena Idade do Bronze. As cerâmicas decoradas com cordões e mamilos, características destes povos, são abundantes neste nível de ocupação. As casas seriam de madeira revestida com barro e cobertura de colmo, localizadas encostadas às muralhas, até para abrigo dos ventos fortes que ali se fazem sentir todo o ano.

A investigadora Professora Drª. Suzana Oliveira Jorge tem uma vasta equipa a trabalhar nos diversos domínios da investigação, prevendo-se a apresentação de conclusões bastante detalhadas sobre o lugar.

Do mesmo período serão as ocupações no Monte de Santa Eufémia, que funcionaria como Atalaia no Calcolítico e no Bronze; os abrigos pré-históricos do Vale Ferreiro, o Alto dos Barreiros, (por cima da Capela de Nossa Senhora da Carvalha).

Desconhece-se, até ao momento, o início da ocupação na área que hoje constitui o núcleo urbano que se chama freguesia de Freixo de Numão. No entanto, possuímos já materiais e datações de carvões pelo método do Carbono 14 que apontam para uma grande ocupação durante a Idade do ferro (1º. milénio antes de Cristo).

Materiais do Ferro têm sido provenientes da zona da Casa Grande e da zona do Castelo. Outros estudos estão previstos dentro da área urbana de Freixo de Numão, com o fim de obter novas datações.

Os soldados de Roma devem ter chegado e facilmente dominado os povos autóctones. A freguesia de Freixo de Numão, em toda a denominada área antiga, que é delimitada pela Casa Grande e Devesa, Paçal, Carrascal, Castelo, Açougue, Lages e mesmo Cabo Lugar, possui vestígios de uma provável Civitas Romana, uma provável Fraxinum ignorada pelos investigadores, adormecida pelos ventos da história.

Escavações arqueológicas nas zonas da Casa Grande, Adro da Igreja, Largo de S. João, bem como o acompanhamento da rede de esgotos da freguesia, permitiram-nos delimitar a zona de interesse arqueológico.

A Igreja Matriz deve ter sido, entre os séculos I e V depois de Cristo, um templo Romano. Uma ara votiva, muita pedra de aparelho e um cipo funerário em mármore, recolhidos na própria Igreja ou área envolvente, certificam-nos tal.

São às dezenas os lugares com vestígios da ocupação Romana no termo da freguesia de Freixo de Numão, uns simples Casais (casas de campo) outros importantes villas onde a atividade agrícola e mineira sobressaem. Lagaretas e lagares já inventariados certificam-nos a importância do vinho nos primeiros séculos da nossa era, nesta região. Escavações arqueológicas no Zimbro II, Salgueiro (oficina de canteiro ligada a exploração do granito branco), Rumansil, Colodreira e Prazo, tem permitido reconstruir um pouco do Rural Romano nas terras quentes do Douro.

Desconhece-se qualquer vestígio de ocupação dos denominados povos bárbaros (Suevos, Visigodos, Árabes). Se não nos restam materiais, muito menos a toponímia e, dai, uma provável não dominação destas terras por esses povos.

No século XII, em plena Reconquista, Numão e o seu Castelo ganharam proeminência a daí a subjugação de uma grande área do atual Município de Vila Nova de Foz Côa ao Senhor de Numão. No entanto, entre os séculos XIII a XIV vai Numão perdendo o domínio sobre algumas terras, o que veio a acontecer com Horta, Touça a Freixo de Numão (por vezes citada apenas como S. Pedro de Freixo). Estas terras vieram a ser autónomas, com jurisdição própria.

Primeiro o município de Numão renunciou, a favor da Coroa, o padroado da Igreja de S. Pedro de Fraxino. Este ato foi sancionado pelo bispo de Lamego, D. Vasco, em 5 de janeiro de 1302.

Posteriormente, em 12 de março de 1372, Freixo de Numão obtém a categoria de vila.

D. Fernando, na carta de outorgamento, declara que a rogo de Fernando Afonso de Zamora, Senhor de Valença, a quem doara o lugar, e «querendo fazer graça e mercê aos moradores e vizinhos de Freixo de Numão» houve por bem fazer «de vila que era termo da dita vila de Numão», com jurisdição própria, como qualquer vila ou castelo não sujeitos a outro lugar.

Dos acontecimentos ocorridos ao longo do século XVI, destacam-se a construção de uma capela dedicada ao Divino Espírito Santo, culto que supomos ser raro na região, e a anexação da Igreja à Universidade de Coimbra, através de uma Bula datada do 14 do Março de 1583. Assim, as rendas da Igreja freixiense e das suas anexas passaram a reverter para os cofres universitários.

Nos princípios do século XVI era já Freixo de Numão a terra mais populosa da região, para isso tendo contribuído, certamente, uma grande fixação de famílias judaicas vindas da Espanha recém-unificada pela acção dos Reis Católicos (Fernando e Isabel). Esse crescimento populacional veio permitir uma reanimação que apenas havia tido paralelo durante o período de ocupação romana (como demonstram os materiais exumados em escavações já realizadas).

Os detentores dos cargos públicos e políticos da época foram, aos poucos, trocando a agressividade do morro de Numão pelo planalto de Freixo de Numão. Pelo menos em 1601 tinha já esta localidade Tribunal (conforme o demonstra a inscrição que ainda ali se encontra), se bem que a transferência do Juiz de Fora de Numão para Freixo se venha a verificar apenas na segunda metade do século XVII.

Entre os Séculos XVII e XVIII encheu-se Freixo de belas casas apalaçadas, construíram-se Capelas, reconstruiu-se a Igreja e a Ermida de Nossa Senhora da Carvalha, a casa da Câmara (nova) e o Pelourinho, entre outras iniciativas como construção de fontes, caminhos e pontões.

Em 1836, pela reforma liberal, vê acrescentada a área do concelho com a extinção pura e simples dos concelhos de Cedovim, Sebadelhe e Touça. O concelho de Horta já havia sido anexado em 22 de Junho de 1682.

Ate 1853 é concelho com 11 freguesias. Por decreto de 31 de Dezembro desse ano, é extinto o concelho de Freixo de Numão e integrado, com todas as suas freguesias, no concelho do Vila Nova de Foz Côa.

Foi decaindo e apenas estrebuchando com iniciativas dos Maçónicos e Republicanos locais, casos da Família Castro Mesquita e Meneses, e Família Vasconcelos. Durante o Estado Novo vê criarem-se alguns serviços como Posto Médico, Casa do Povo, Posto da Guarda Nacional Republicana, Delegação da Casa do Douro, Adega Cooperativa, construção do edifício da Escola Primária, cobertura do ribeiro da Devesa, ligação das águas da Carvalha, ligação com a estação de Freixo, energia elétrica, entre outros benefícios.

Após o 25 de Abril, novo surto de progresso se fez sentir ao nível de melhoria de serviços e criação de outros.

A ACDR local tem desenvolvido uma acção importante do domínio da Defesa, Preservação e Divulgação do vasto e rico Património Arquitetónico e Arqueológico da Freguesia e mesmo da região.

Foi sede de concelho entre 1372 e 1855. Era constituído pelas freguesias de Custóias, Freixo de Numão, Horta, Mós, Murça, Numão, Vale de Boi, Sebadelhe e Seixas. Em 1836 foram-lhe anexadas as freguesias de Cedovim e Touça. Tinha 2 750 habitantes em 1801 e 4 519 em 1849.

Em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, foi-lhe anexado o território da então extinta freguesia de Murça.[3]

ACDR de Freixo de Numão[editar | editar código-fonte]

Até 1980 toda a atividade Cultural e Desportiva passava pela Casa do Povo de Freixo de Numão e pelo Grupo Desportivo (Até a 1980, equipa de futebol chamava - se Grupo Desportivo de Freixo de Numão). A própria Banda Musical estava ligada à citada Casa do Povo.

Em 19 de maio de 1980 é criada, por escritura pública, a Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Freixo de Numão (mais conhecida pela a.C.D.R.). Ao longo de mais de vinte anos a sua acção é tão vasta que se pode considerar o motor de toda a dinâmica do Turismo Cultural da região.

Construiu um estádio, um centro de juventude (com serviço de refeições e alojamentos), um polidesportivo, uma área de autocaravanas. Recupera um solar do século XVIII e transforma-o em museu. Adquire terrenos de valor arqueológico. Recupera cerca de 100 fachadas de habitações no centro histórico da Vila de Freixo de Numão. Mantém uma atividade desportiva permanente, atividades sazonais de preservação de tradições, cria e mantém uma feira de artesanato e produtos regionais (EXPO-RURAL), cria em 1982 e ainda mantém um mensário regionalista com a denominação de "Notícias de Freixo de Numão".

No ano de 1996 abre ao público um Circuito Turístico - Arqueológico, Posto de Turismo e o Museu da Casa Grande (de Arqueologia e Etnografia).

Também a partir desse ano, dá-se o apoio a grupos de escolas que visitam o Vale do Côa, complementando com visitas a Freixo de Numão, alimentação e alojamentos.

Festas e romarias[editar | editar código-fonte]

No primeiro domingo do mês de setembro celebra-se a festa anual em honra de Nossa Senhora da Carvalha.

Património[editar | editar código-fonte]

Transportes[editar | editar código-fonte]

Comboio[editar | editar código-fonte]

A poucos quilómetros da localidade, passa a histórica Linha do Douro, que permite a ligação da freguesia com o resto do país. Em tempos servia também de ligação a Espanha. Partilha a estação com a freguesia vizinha de Mós do Douro.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Freixo de Numão

Notas e referências

  1. «Carta Administrativa Oficial de Portugal CAOP 2013». descarrega ficheiro zip/Excel. IGP Instituto Geográfico Português. Consultado em 10 de dezembro de 2013. Arquivado do original em 9 de dezembro de 2013 
  2. a b Instituto Nacional de Estatística (23 de novembro de 2022). «Censos 2021 - resultados definitivos» 
  3. a b Lei n.º 11-A/2013, de 28 de janeiro: Reorganização administrativa do território das freguesias. Anexo I. Diário da República, 1.ª Série, n.º 19, Suplemento, de 28/01/2013.
  4. «Lei n.º 69/99, de 30 de junho». diariodarepublica.pt. Consultado em 25 de novembro de 2023 
  5. a b c Infopédia. «Numão | Definição ou significado de Numão no Dicionário Infopédia de Toponímia». Infopédia - Dicionários Porto Editora. Consultado em 18 de setembro de 2021 
  6. a b Instituto Nacional de Estatística (Recenseamentos Gerais da População) - https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_publicacoes
  7. INE (2012). «Quadros de apuramento por freguesia» (XLS-ZIP). Censos 2011 (resultados definitivos). Tabelas anexas à publicação oficial; informação no separador "Q101_CENTRO". Instituto Nacional de Estatística. Consultado em 27 de julho de 2013 
  8. IGP (2012). «Áreas das freguesias, municípios e distritos/ilhas da CAOP 2012.1» (XLS-ZIP). Carta Administrativa Oficial de Portugal (CAOP), versão 2012.1. Instituto Geográfico Português. Consultado em 19 de maio de 2016