Frequencímetro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2016).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O frequencímetro é um instrumento eletrônico utilizado para medição da frequência de um sinal periódico. A unidade de medida utilizada é o hertz (símbolo Hz). Um frequencímetro possui um mostrador digital que pode ser em cristal líquido ou de LEDs, informando a frequência medida em Hz, kHz, MHz e GHz, conforme a escala utilizada. Muitos frequencímetros podem medir também o período do sinal medido (em segundos, milissegundos, microssegundos, nanossegundos).

Os frequencímetros eletrônicos digitais fazem uso de uma base de tempo precisa (um cristal de quartzo) e circuitos contadores digitais para realizar a medição da frequência. São muito utilizados em laboratórios de eletrônica e medição em campo. A resolução do sinal pode ser melhorada por técnicas como oversampling e averaging.[1]

Além dos frequencímetros digitais, existem os eletromecânicos, usados para medir a baixa frequência da rede elétrica. Estes se compõem de barras de ferro-doce, que vibram em determinadas frequências de ressonância, e são instalados em painéis de equipamentos elétricos.

Referências

  1. Johansson, Staffan. «New frequency counting principle improves resolution». Spectracom. Consultado em 24 de julho de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre eletrônica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.