Friday the 13th: The Final Chapter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde 2006). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Friday the 13th: The Final Chapter
Sexta-Feira 13 - Capitulo Final[1][2] (PT)
Sexta-Feira 13 - O Capítulo Final[3][4], ou
Sexta-Feira 13: Parte 4 - O Capítulo Final[5], ou
Sexta-Feira 13 - Parte 4 - Capítulo Final[6]
 (BR)
 Estados Unidos
1984 •  cor •  91 min 
Direção Joseph Zito
Produção Frank Mancuso Jr.
Roteiro Barney Cohen e Bruce Hiderni Sakow
Elenco Kimberly Beck
Peter Barton
Corey Feldman
Erich Anderson
Crispin Glover
Alan Hayes
Barbara Howard
Género Terror
Suspense
Música Harry Manfredini
Distribuição Paramount Pictures
Lançamento Estados Unidos 13 de abril de 1984

Brasil 16 de maio de 1985

Idioma inglês
Cronologia
Sexta-Feira 13 - Parte III
(1982)
Sexta-Feira 13 - Parte V
(1985)
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Friday the 13th: The Final Chapter é um filme estadunidensede 1984, gênero terror, dirigido por Joseph Zito. É o quarto filme da série Sexta-Feira 13.

Apesar de anunciado como "O Capítulo Final", a franquia teria ainda outras sequências. O sucesso financeiro do filme, que arrecadou mais de R$ 32 milhões, dissuadiu a Paramount Pictures de aposentar a franquia.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Depois de seu confronto com Chris no celeiro de Higgins Haven, Jason, presumivelmente morreu. Seu corpo é levado para o necrotério do condado de Wessex. Mas Jason escapa, mata um atendente e uma enfermeira e faz o seu caminho de volta à Crystal Lake.

Os amigos Paul, Jimmy, Ted, Doug, Samantha e Sara estão à caminho de uma casa que alugaram em Crystal Lake. No caminho passam por uma caroneira, que logo é morta por Jason. Na casa alugada moram Sra. Jarvis, sua filha adolescente Trish, de doze anos de idade, e seu filho Tommy. Trish e Tommy cumprimentam os inquilinos, e estes, no dia seguinte, decidem nadar nus num lago próximo à casa das gêmeas Tina e Terri. Quando o carro em que estavam quebra, Trish e Tommy são ajudados por Rob, um forasteiro que passava.

Naquela noite há uma festa na casa alugada. Quando seu namorado Paul começa a dançar com Tina, Samantha resolve dar um mergulho e é morta. Paul percebe que Samantha sumiu e sai procurando por ela. Tina vai atrás de Jimmy, Jason mata Paul. Enquanto Tina está dormindo com Jimmy, Terri sai da casa e é morta. Quando a Sra. Jarvis retorna, encontra a casa vazia. As luzes se apagam, e quando ela sai para procurar os garotos, é morta. Trish e Tommy chegam em casa e Trish vai procurar a mãe, mas só encontra Rob em sua tenda.

Na casa alugada, Tina vai refrescar-se e Jimmy desce as escadas para se vangloriar a Ted. Mas quando ele vai para a cozinha para encontrar o saca-rolhas Jason o mata. Tina logo é jogada para fora da janela e Ted é esfaqueado enquanto Rob fala à Trish sobre sua irmã Sandra, que Jason matou (na Parte 2). Doug é morto no chuveiro e Sara tenta fugir após descobrir o corpo. Voltando para a casa, Jarvis, Trish e Rob tentam chamar a polícia, mas a linha está cortada. Rob vai para o porão e é morto por Jason. Trish escapa de volta para a casa, onde ela e Tommy se preparam para enfrentar Jason.

Final alternativo[editar | editar código-fonte]

Um final alternativo para o filme, incluído na e Edição Deluxe do DVD de 2009, mostra uma sequência de sonho, onde Trish e Tommy acordam na manhã seguinte ao som de sirenes da polícia, depois de matarem Jason. Trish pede para Tommy chamar a polícia. Então ela percebe água pingando do teto e vai investigar. Ela entra no banheiro no andar de cima, e encontra o corpo de sua mãe, que se afogou na banheira. Nesse momento, a Sra. Jarvis abre os olhos e Jason aparece atrás de Trish pronto para atacar. Trish, de repente, acorda no hospital, em uma cena que lembra o final do primeiro filme. Em seu comentário, o diretor diz que esta cena foi cortada porque interferia na idéia de que este seria o último filme da série.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Crítica[editar | editar código-fonte]

O filme recebeu críticas negativas em geral, com 24% de avaliação no Rotten Tomatoes,[7] embora seja um dos favoritos dos fãs.

Portal A Wikipédia tem os portais:

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme de horror é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.