Friedrich von Wrangel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Friedrich von Wrangel
Nascimento 13 de abril de 1784
Estetino
Morte 2 de novembro de 1877 (93 anos)
Berlim
Cidadania Alemanha
Ocupação militar
Prêmios Pour le Mérite, Ordem da Águia Negra, Ordem de Santo André, Ordem da Casa de Hohenzollern, Ordem da Casa da Coroa Wendish, Ordem do Serafim, Ordem de Santo Alexandre Nevsky, Ordem da Águia Vermelha, 1.ª classe

Friedrich Heinrich Ernst Graf[1] von Wrangel (Estetino, 13 de abril de 1784Berlim, 2 de novembro de 1877) foi um marechal-de-campo prussiano.

Serviu durante as guerras napoleônicas e foi condecorado com a cruz de ferro. Comandou o exército da confederação germânica durante a Primeira Guerra do Schleswig e foi governador de Berlim de 1849 a 1864.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Wrangel nasceu em Estetino, na Pomerânia. Entrou para o regimento de dragões em 1796 e tornou-se tenente em 1798. Serviu como subalterno durante as guerras napoleônicas e destacou-se em Heilsberg no ano de 1807. Na reorganização do exército, Wrangel foi promovido sucessivamente a primeiro-tenente e a capitão, ganhou uma distinção e a promoção a tenente-coronel na guerra da libertação em 1813, foi condecorado com a Cruz de Ferro em Wachau, próximo a Leipzig, e tornou-se coronel em 1815.

Wrangel comandou uma brigada de cavalaria em 1821 e dois anos depois foi promovido a major-general. Esteve no comando da 13.ª Divisão aquartelada em Münster, Vestfália em 1834, quando ocorreram revoltas devido a divergências entre o arcebispo de Colónia e a Coroa; a determinação e a resolução com qual ele tratou os clérigos preveniu maiores problemas. Foi promovido a tenente-general e recebeu várias honrarias da corte, subsequentemente serviu em Königsberg e em sua cidade natal.

Em 1848 Wrangel comandou o 2º corpo-de-exército da Confederação Germânica na Primeira Guerra do Schleswig, foi promovido a general-de-cavalaria e venceu várias batalhas, entretanto as outras potências europeias pressionavam a Prússia pela retirada de suas tropas, o Rei Frederico Guilherme IV dá a ordem de retirada a Wrangel, ele recusa e declara que está sob o comando do regente da Alemanha e não do rei da Prússia. Wrangel propôs que qualquer tratado a ser celebrado deveria ser apresentado para ratificação no Parlamento de Frankfurt, dominado pelos liberais - dando a falsa ideia de que Wrangel os apoiava. Porém, os dinamarqueses rejeitam a proposta e as negociações são interrompidas. Por fim, a Prússia assinou a Convenção de Malmö em 26 de agosto de 1848, cedendo a praticamente todas as exigências da Dinamarca.

A insubordinação de Wrangel é desconsidera e ele é convocado a Berlim para reprimir as revoltas da revolução alemã de 1848. Como governador de Berlim e comandante-chefe de Brandemburgo, declarou o estado de sítio, expulsou os liberais e os membros da câmara.

A partir de então, Wrangel destacá-se pela sua contribuição na restauração da cavalaria prussiana, tirando-a do esquecimento e da ineficiência em que ela havia caído durante os anos de paz e pobreza após 1815. Em 1856, com sessenta anos de serviço, ele é promovido a marechal-de-campo e aos oitenta anos de idade (1864) ele comanda o exército austro-prussiano na Segunda Guerra do Schleswig. Wrangel estava velho para o serviço ativo e frequentemente dava ordens vagas ou impraticáveis, entretanto, o prestígio de seu nome e a liderança do Príncipe Frederico Carlos, Helmuth von Moltke, Eduard Vogel von Falckenstein e Ludwig Karl Wilhelm von Gablenz garantiram o sucesso absoluto da campanha prussiana.

Após a batalha de Düppel, Wrangel renuncia ao comando, é nomeado conde (Graf) e recebe outras honrarias. Posteriormente ele auxilia o seu país na Guerra Austro-prussiana, mesmo impossibilitado de voltar ao comando devido a sua idade avançada.

Wrangel morreu em Berlim, aos 93 anos. O 3.º regimento de couraceiros e várias ruas foram batizadas em sua homenagem.

Notas

  1. Graf é um título de nobreza traduzido como "conde"

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Friedrich von Wrangel
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.