Friend of the Devil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Friend of the Devil"
Canção de Grateful Dead
do álbum American Beauty
Lançamento Novembro de 1970
Gênero(s) Folk rock, progressive bluegrass
Gravadora(s) Warner Bros.
Letra Robert Hunter
Composição Jerry Garcia e John Dawson
Produção Grateful Dead, Steve Barncard

"Friend of the Devil" é uma música gravada pelo Grateful Dead. A música foi escrita por Jerry Garcia e John Dawson e a letra é de Robert Hunter. É a segunda faixa do álbum American Beauty, de 1970.[1]

A música é amplamente acústica, como a maioria do American Beauty. É conhecido pelo riff de guitarra que Garcia toca no registo, que é uma escala maior G descendente (G F# E D C B A G). A música está entre as músicas mais regravadas da Grateful Dead; Hunter afirmou mais tarde: "foi o mais perto que chegamos do que pode ser uma música clássica".

A música foi tocada em show no dia 20 de março de 1970 no Capitol Theatre em Port Chester, Nova Iorque. Após o hiato de turnê de outubro de 1974 a junho de 1976 do grupo, a música foi apresentada em um arranjo significativamente mais lento, com solos prolongados de guitarra e teclado. Loggins & Messina, cuja versão da música foi mais lenta, podem ter inspirado a Dead a fazer o mesmo. Na história mais recente, Phil Lesh & Friends realizaram uma versão mais uptempo, semelhante à original.

Hunter toca uma versão ligeiramente diferente em seu álbum (lançado apenas no formato LP) Jack O'Roses. Ele adiciona um verso final:

"You can borrow from the Devil/ You can borrow from a friend/ But the Devil'll give you twenty/ When your friend got only ten"

Versões cover[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]