Frigoria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2015). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A frigoria (símbolo: fg) é uma unidade de energia informal para medir a absorção de energia térmica. Ainda que às vezes diz-se que equivale a uma quilocaloria negativa, não é realmente verdadeiro desde um ponto de vista físico: efectivamente em todos os casos, calefação ou refrigeração, o que se faz é levar calor de um lado a outro, de maneira que à mesma forma de energia correspondem as mesmas unidades, neste caso a caloria. Isso permite dizer que é uma unidade convencional para se entender quando se fala de refrigeração.

Poderia definir-se, como extensão da definição de quilocaloria do Sistema Técnico, como a energia que há que subtrair de um quilograma de água a 15,5 °C, a pressão atmosférica normal, para reduzir sua temperatura em 1 °C.[1] Conquanto o termo tem sido aceitado pela Real Academia Espanhola, a unidade não existe no Sistema Técnico.

Usos e aplicativos[editar | editar código-fonte]

Usa-se em sistemas de refrigeração: frigoríficos, ares acondicionados.

Os anglo-saxões utilizam como unidade a BTU (British Thermal Unit: unidade térmica britânica), que equivale a 0,252 kcal, ou seja que uma frigoria (ou quilocaloria) equivale a umas 4 BTU.

1 quilojoule equivale a 0,239 frigorias.

A evaporação de uma grama de água ou suor produz umas 0,540 frigorias.

Unidade de potência[editar | editar código-fonte]

Erroneamente emprega-se às vezes a palavra «frigoria» como unidade de potência, mas nesse caso a unidade deveria se chamar frigoria por hora (fg/h) e serve para expressar a potência de um sistema de referigeração. Realmente deve utilizar-se o kW a fim de expressar potências nominais em cálculos de engenharia. Um aparelho comercial de ar acondicionado doméstico tem uma capacidade de esfriamiento de aproximadamente entre 2000 e 3000 frigorias/hora. Também se podem ver comercializados em BTU e kW.[2]

Uma frigoria/hora é equivalente a 1,163 W (watts), portanto 1000 watts (1 kW) equivale aproximadamente a 860 frigorias/hora.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências e notas

  1. Porto Editora, 2003-2015. «frigoria in Dicionário da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]». Consultado em 7 de abril de 2015 
  2. Na a maioria dos países avançados, salvo nos Estados Unidos, está proibido o uso de estas unidades, frigoria e BTU, porque não pertencem ao Sistema Internacional (SI), obrigatório em todos os contratos públicos e privados. No SI a unidade de potência é o Watt (W) ou seu múltiplo o quilowatt e para a energia, o joule (J).