Friluftsliv

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Friluftsliv (em norueguês: "vida ao ar livre") é uma filosofia/hábito de vida escandinavo que foi popularizada na década de 1850 pelo dramaturgo e poeta norueguês Henrik Ibsen no poema "På Viddene". Ibsen cunhou a expressão para descrever a importância de se passar um tempo em lugares remotos para o bem-estar físico e espiritual[1][2].

Como o nome indica, refere-se à atividade que ocorre ao ar livre, mas sem regras compartilhadas sobre como deve ser realizada, com exceção daquelas relativas à segurança para o trânsito e comportamento. Embora uma grande variedade de atividades recreativas ao ar livre possam ser classificadas como esportes, nem todas exigem que um participante seja um atleta. Em vez disso, é a ideia coletivista que está à frente na recreação ao ar livre, pois a recreação ao ar livre não abrange necessariamente o mesmo grau de competitividade ou rivalidade que é incorporada em partidas esportivas ou campeonatos.

O conceito ganhou notoriedade fora da escandinávia por ser uma das explicações para a invejável classificação da Noruega entre os países mais felizes do mundo, conforme o Relatório Mundial de Felicidade 2020 da ONU[3].

Em um Relatório de 2001 ao Stortinget, a Assembleia Nacional norueguesa definiu o conceito de Friluftsliv da seguinte forma: "Friluftsliv é a estadia ao ar livre e a atividade física realizada em seu tempo livre com foco nas mudanças climáticas e na experiência da natureza".

Friluftsliv na Noruega[editar | editar código-fonte]

Acredita-se que foi o escritor norueguês Henrik Ibsen quem usou pela primeira vez a palavra Friluftsliv no poema "På Viddene" de 1859, que narra a jornada de um ano de um fazendeiro por um deserto. No final do poema, o protagonista abandona definitivamente a civilização.

O cientista Fridtjof Nansen é considerado aquele que incutiu o conceito de Friluftsliv na consciência norueguesa. Com sua vida dedicada à descoberta e exploração na natureza, tornou-se um importante modelo e antecipatório. Ele resumiu muitos de seus pensamentos ao ar livre em seu discurso,"Friluftsliv" de 1921.

Atualmente, o "Friluftsliv" está profundamente enraizado na tradição do país. A definição oficial de "Friluftsliv" é a mesma que é usada pela administração pública norueguesa para a alocação de recursos para jogos e operação ao ar livre. Fora do significado compartilhado da vida ao ar livre, eles também estão incluídos no termo: tráfego motorizado no campo aberto e em hidrovias, esporte (incluindo esporte organizado) e outras atividades competitivas e de performance realizadas em jardins, parques e áreas urbanas.

No entanto, uma definição clara do conceito friluftsliv ainda não foi estabelecida: os limites do significado permanecem fluidos e, por vezes, controversos, baseados no conteúdo conceitual positivo do "ao ar livre". O conceito está profundamente enraizado na consciência dos noruegueses e há muitas opiniões diferentes sobre quais atividades devem ser incluídas; muitos esportistas gostariam de restringir ou expandir esse conceito em direções diferentes. Por exemplo, tem havido um debate acalorado sobre atividades motorizadas, então muitos atletas gostariam de incluir o turismo de snowmobile no período.

Impacto na saúde[editar | editar código-fonte]

Um número crescente de estudos epidemiológicos indica que o aumento da exposição ou contato com o ambiente natural (como parques, bosques e praias) está geralmente associado a uma melhor saúde e maior bem-estar, pelo menos em sociedades com alta renda e grande urbanização. Viver em áreas urbanas mais verdes, de fato, diminui as chances de desenvolver doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, o risco de internação por asma e o aparecimento de doenças mentais.

Muito por conta disso, o governo norueguês dá incentivos fiscais a empresas que apoiam o "Friluftsliv", e elas o fazem principalmente na flexibilidade de horários, para que os funcionários possam optar por aproveitar parte do dia para o lazer[4].

Referências

  1. bbc.com/ O que é o "friluftsliv", hábito escandinavo que ganhou força durante a pandemia de covid-19
  2. hypeness.com.br/ Entenda como funciona o Friluftsliv, a filosofia norueguesa de se reconectar com a natureza
  3. natgeo.pt/ O que É ‘Friluftsliv’? – Como Um Conceito de Vida ao Ar Livre nos Pode Ajudar Neste Inverno
  4. bbc.com/ Energia limpa, reciclagem e multas: como 5 países fazem a diferença contra o aquecimento global