Fronteira Quirguistão-Tajiquistão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fronteira Quirguistão-Tajiquistão
Delimita:  Quirguistão
Tajiquistão
Comprimento: 870 km
Posição: 93
Criação: 1918
Traçado atual: 1991

A fronteira entre o Quirguistão e o Tajiquistão é uma linha muito sinuosa de 870 km de extensão que separa o oeste e o sul do Quirguistão do território do Tajiquistão, cuja forma (mapa) e traçado de fronteiras é extremamente irregular. Nesses 870 km estão incluídas as fronteiras tajiques com o duplo enclave quirguiz de Voruh, dentro do Tajiquistão.

A fronteira tripla Quirguistão-Tajiquistão-Uzbequistão fica no extremo leste da província tajique de Sughd (um Cabo de frigideira bem irregular), a mais setentrional do país. Desse ponto a fronteira segue quase ao longo do paralelo 40º para o oeste por 200 km até próximo a cidade de Khujanj (Taj.). Daí vai para o sul por cerca de 50 km e depois volta-se para o leste, indo sinuosamente até a tríplice fronteira dos dois países com a República Popular da China (Xinjiang).

A fronteira principal passa pela cidade Quirguiz de Daraut Kurgan e separa as províncias tajiques de Sughd e Karotegin das quirguizes de Batken, Osh, Jalal Abad.

Ambos países ficam na Ásia Central e são fizeram parte integrante tanto do Império Russo, como, mais tarde, da União Soviética. Em 1992, com a dissolução da URSS, ambas nações se tornam independentes, confirmando a antiga fronteira entre repúblicas soviéticas como, agora, divisa internacional. [1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

  1. Almanaque Abril - Mundo - 2006.
Ícone de esboço Este artigo sobre fronteiras é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.