Frota Estelar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Frota Estelar (Star Trek))
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde junho de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Emblem cropped.jpg

No universo das séries de ficção científica para a televisão e o cinema de Star Trek, a Frota Estelar (Starfleet, em inglês) é a agência de defesa, pesquisa, diplomacia e exploração da Federação dos Planetas Unidos, criada em 2161 com a missão de "audaciosamente ir aonde nenhum homem jamais esteve". A parte mais visível da Frota Estelar são as naves estelares e as bases estelares.

O quartel-general da Frota Estelar localiza-se no Presídio de San Francisco, na cidade de São Francisco, Califórnia, no planeta Terra.

História[editar | editar código-fonte]

As origens da Frota Estelar ainda eram obscuras, até a série Star Trek: Enterprise nos mostrar que a Frota Estelar da Terra estava operacional pelo menos 18 anos antes da fundação da Federação (de acordo com o episódio "First Flight"). A Frota conduzia testes em Dobra 2 e 3 e diversos oficiais de alta patente graduação mencionaram sua graduação pela Academia da Frota Estelar.

Missão[editar | editar código-fonte]

Nas séries e nos filmes de Star Trek, a Frota Estelar têm sido responsável por missões diplomáticas, científicas e militares, apesar de sua principal diretriz ser a exploração pacífica em busca de formas de vida sencientes. A nave capitânia da Frota é considerada, frequentemente, a nave estelar "USS Enterprise", mesmo a nave não sendo comandada por um almirante.

Estrutura Organizacional[editar | editar código-fonte]

A maior parte dos fictícios membros da Frota Estelar responsáveis por operações do dia a dia são indivíduos recrutados. Existem também Subtenentes e Oficiais Comissionados em posições de liderança. Oficiais, normalmente, servem como chefes de departamentos e como comandantes. Grande parte é treinada na Academia em um curso de 4 anos. Esse treinamento os ensina disciplinas como viagem transdobra e táticas militares. Os postos e insignias são similares aos usados pela Marinha dos Estados Unidos.

Engenharia Básica[editar | editar código-fonte]

A principal nave da Frota, na qual também se desenvolve o enredo é a USS Enterprise (USS - United Star Ship, em português, Nave Estelar Unida), codificada como NCC 1701. O 'disco', como é popularmente conhecido, é o casco primário. Onde se encontra a Ponte de Comando, os principais laboratórios e o sistema de suporte de vida. As naceles são os 'motores', da nave, movidos por uma mistura de matéria-antimatéria, - em uma cápsula especial e lacrada, com vácuo, - com Cristais De Lithium. Mais abaixo, estão localizados o Deck de Carga, com naves auxiliares, e o Dpto. de Engenharia. Também estão o Controle Auxiliar e a Sala de Teletransporte. A nave também é dotada de escudos defletores, bancos phaser - as mais poderosas armas - torpedos fotônicos, - como mísseis de longo alcance, em cruzadores, na qual se é baseado todos os detalhes, na Marinha dos EUA, teleporte, motor de dobra - na qual o espaço se dobra para a nave se mover, como uma folha de papel - além de sala de comunicações interespaciais, bancos de dados, alojamentos, salas de lazer, e muitas outras funções para se manter por longos tempos no espaço. De Matheus Decker, Engenheiro Chefe no Núcleo de Estudos e Engenharia de Simulação da Frota Estelar Brasileira.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Michael Okuda e Denise Okuda, "The Star Trek Encyclopedia", Pocket Books, 1999.
Ícone de esboço Este artigo sobre Star Trek é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.