Fruits Basket

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Fruits Basket
フルーツバスケット
(Furūtsu Basuketto)
Gênero Drama, romance e comédia
Mangá
Fruits Basket
Escrito por Natsuki Takaya
Editora(s)
Editora(s)
lusófona(s)
Brasil Editora JBC
Revista(s) Hana to Yume
Público-alvo Shōjo
Data de publicação julho de 1998 – novembro de 2006
Volumes 23
Mangá
Fruits Basket another
Escrito por Natsuki Takaya
Editora(s) Japão Hakusensha
Revista(s) HanaLaLa online (2015–2017)

Manga Park (2017–presente)

Público-alvo Shōjo
Data de publicação 4 de setembro de 2015 – 6 de abril de 2020
Volumes 3
Anime
Fruits Basket (2001)
Direção Akitaro Daichi
Estúdio Studio DEEN
Emissoras de televisão
  • Japão TV Tokyo
  • Malásia NTV7
  • Filipinas ABS-CBN , Studio 23 , Hero TV
  • Estados Unidos CoLours TV
  • França Déclic-Images
Exibição original 5 de julho de 200127 de dezembro de 2001
Episódios 26
Anime
Fruits Basket (2019)
Direção Yoshihide Ibata
Estúdio TMS/8PAN
Emissoras de televisão
  • Japão TV Tokyo, TVO, TVA, AT-X, Netflix
  • Estados UnidosCanadá Funimation Channel, Colours TV
  • Austrália ABC Me
  • Malásia NTV7
  • Filipinas ABS-CBN , Studio 23 , Hero TV
  • França Cartoon Network, France 4
  • Espanha Buzz, Animax, Kitz, K3 (versão em catalão)
  • Coreia do Sul Tooniverse, AniOne
  • República da China Videoland Japan
  • Hong Kong ATV Home
  • Vietname HTV3
  • Tailândia iTV
  • Israel Arutz HaYeladim
Exibição original 6 de abril de 2019 – presente
Episódios 41
Wikipe-tan face.svg Portal Animangá

Fruits Basket (フルーツバスケット Furūtsu Basuketto?, lit. "Cesto de Frutas"), também conhecido como Furuba (フルバ?), é um mangá shōjo escrito e ilustrado por Natsuki Takaya. Foi publicado na revista Hana to Yume entre julho de 1998 e novembro de 2006[1], e depois foi publicado em formato tankōbon entre 19 de janeiro de 1999[2] e 19 de março de 2007[3] em 23 volumes, pela editora Hakusensha[4]. Posteriormente, o mangá foi relançado em formato kanzenban (edição especial de colecionador) em 12 volumes, entre 4 de setembro de 2015[5] e 20 de julho de 2016[6]. No Brasil, a editora JBC lançou a série em 23 volumes, entre abril de 2005 e julho de 2007[7]. Em 2019, a editora anunciou o relançamento da série, na versão kanzenban em 12 tomos[8], tendo o primeiro volume publicado em setembro de 2019[7]. O título da série se refere a uma brincadeira popular entre as crianças japonesas, em que a cada pessoa é atribuído o nome de uma fruta, sendo citada durante a história do mangá[9].

Fruits Basket conta a história de Tohru Honda, uma garota órfã que, depois de encontrar Yuki, Kyo e Shigure Sohma, descobre que os treze membros da família Sohma são possuídos pelos animais do zodíaco Chinês (Jūnishi (十二支?))[10] e são amaldiçoados a se transformar em suas formas animais quando estão fracos ou quando são abraçados por alguém do sexo oposto que não esteja possuído por um espírito[11].

A série foi adaptada para um anime de 26 episódios em 2001, pelo Studio Deen, sendo dirigido por Akitaro Daichi[12][13]. Em abril de 2019, uma nova versão do anime estreou no Japão, produzido pela TMS Entertainment e dirigido por Yoshihide Ibata[14][15]. Diferente da primeira versão, o novo anime adaptará a história completa do mangá. A primeira temporada estreou em 2019, com 25 episódios[16] e a estreia da segunda temporada foi oficialmente anunciada para 2020[17]. No Brasil, os direitos de distribuição foram adquiridos pela Sato Company[18] e os episódios da primeira temporada estão disponíveis na plataforma da Amazon Prime Video[19].

Enredo[editar | editar código-fonte]

Após sua mãe morrer em um acidente de carro no caminho do trabalho, a estudante Tohru Honda vai morar com seu avô paterno. No entanto, ele decide ir morar com sua filha e os filhos dela, mas, como a casa precisaria ser reformada antes, pergunta a neta se ela não poderia morar com uma amiga durante a reforma. Sendo que sua amiga Saki Hanajima já possuía 5 pessoas morando com ela e sua amiga Arisa Uotani morava em um apartamento muito apertado, ela decide morar em uma barraca durante esse período, não contando a ninguém. Não demora muito para que Tohru descubra que, na mesma região que ela havia escolhido para montar a sua barraca, havia uma casa onde morava o seu colega de classe Yuki Souma e seu primo, Shigure, onde ela acaba indo morar, depois de um deslizamento que soterra sua barraca. Posteriormente, Tohru acaba descobrindo o segredo da família Souma: Existem 13 pessoas na família que possuem a maldição de se transformarem em animais do horóscopo chinês quando estão muito fracos ou são abraçados por alguém do sexo oposto. Apesar disso, ela promete guardá-lo e tem permissão para continuar vivendo com eles.

Com o desenrolar da história, vão aparecendo todos os amaldiçoados da família e Tohru vai conseguindo a simpatia e amizade dos possuídos, assim como a ira de Akito, o patriarca da família.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Tohru Honda (本田 透 Honda Tōru?): Protagonista. A princípio tem 15 anos e mais tarde tem 17 (a história se passa durante todo o período do colegial), tem a mesma idade que Yuki e Kyo e estuda na mesma sala que eles. Seu pai morreu quando ela tinha 3 anos e sua mãe morreu pouco tempo depois dela entrar no colegial[20]. Sua mãe, Kyoko, era uma ex-delinquente juvenil e tentava passar toda a sua experiência de vida para a filha através de conselhos. Tohru carrega fotos da mãe, e vez ou outra se lembra de seus conselhos. Morava com seu avô, e depois em uma barraca, até ser convidada a morar com os Souma, onde ajuda nas tarefas domésticas em troca da hospedagem[21]. Seu animal favorito no horóscopo chinês é o gato. É muito animada, decidida e bem inocente. Está sempre pronta para ajudar os outros, mas tem mania de nunca pensar em si mesma e odeia a ideia de incomodar alguém. Com o tempo apaixona-se por Kyo, e no começo reluta em aceitar seu sentimento.
  • Yuki Souma (草摩 由希 Sōma Yuki?): O Rato[22]. É tido como “príncipe” na escola por ser muito bonito e gentil com todos. Inteligente, prestativo, reservado e bom em esportes e artes marciais[23]. Tem um complexo por possuir traços afeminados[24], e esconde problemas da infância que o impedem de se relacionar bem com as pessoas[25]. Tem um irmão mais velho, Ayame, com quem não se dá muito bem[26]. É um dos “favoritos” de sua família por pertencer a um signo muito especial. Mais tarde se torna Presidente do Grêmio Estudantil. No começo acredita-se que Yuki gosta de Tohru[27][28], mas depois é mostrado que ele procurava na protagonista a imagem de uma mãe (uma imagem que lhe dava forças e, ao mesmo tempo, algo que ele conseguia se apoiar em momentos de fraqueza). Mais tarde, apaixona-se por Machi Kuragi.
  • Kyo Souma (草摩 夾 Sōma Kyō?): O Gato[22]. Odeia Yuki[29]. À primeira vista, parece um sujeito insensível, grosso e sem o menor tato com os outros, mas no fundo é uma ótima pessoa[30]. Seu signo não pertence ao horóscopo chinês, e toda a família vê o signo do Gato como um signo desgraçado e maldito. Então, Kyo sempre foi tratado com inferioridade e desprezo. Sua mãe morreu enquanto ele ainda era pequeno e muitos afirmam que ela se matou por causa do filho. Após isso, seu pai o abandonou e ele foi adotado por Kazuma (o neto do antigo possuído pelo gato), que lhe ensinou artes marciais[31]. Kyo joga toda a culpa de sua desgraça em Yuki, e acredita que vencendo-o em uma luta poderá ser respeitado[32]. É o único dos 13 que possui três formas: a humana, a do gato e a verdadeira forma do gato, uma criatura monstruosa[33]. Nutre um sentimento especial por Tohru, mas se acha indigno disso.
  • Shigure Souma (草摩 紫呉 Sōma Shigure?): O Cachorro[22]. Figura dissimulada e cheia de segredos. É o único adulto da casa em que mora com Yuki, Kyo e Tohru. É sempre visto trajando um quimono e gosta de fazer piadas e gracinhas mesmo em horas inapropriadas. Trabalha como escritor e novelista, e usa diversos pseudônimos em suas obras[34]. Adora torturar sua editora, Mitsuru, não cumprindo os prazos de entrega de seus textos[35]. Também adora xeretar na vida alheia e provocar os outros. Tem o costume de testar as pessoas para ver como vão reagir, e às vezes acaba sendo muito cruel ao fazer isso. Às vezes aparenta ser muito egoísta e não hesita em usar as pessoas para atingir seus objetivos, mas na realidade Shigure não é um cara mau e nem deseja a infelicidade dos outros[36]. Esconde seu verdadeiro relacionamento com uma pessoa muito importante na história[37].

Produção[editar | editar código-fonte]

O título da série, Fruits Basket (フルーツバスケット Furūtsu basuketto?), se refere a uma brincadeira popular entre as crianças japonesas, na qual os participantes se sentam em círculo e o líder do jogo atribui o nome de uma fruta para cada pessoa. Quando o nome de uma fruta é chamado, a criança correspondente levanta-se e senta numa cadeira vaga. A pessoa que sobrar é o novo líder. Quando criança, Tohru Honda participou da brincadeira e o líder a escolheu para ser o bolinho de arroz (お握り onigiri?). De início, a menina não ligou e ficou esperando a sua vez de ser chamada até perceber que bolinho de arroz não era uma fruta e por isso ela não poderia fazer parte daquele grupo, sentindo-se deslocada. Mais tarde, ela associa essa brincadeira com a família Souma, quando precisa deixar a casa deles e voltar a morar com seus parentes[9]. Lá, ela percebe o quanto ela se sentia bem na casa dos Souma e a falta que isso faria à ela. Yuki e Kyo resolvem levá-la de volta para a casa deles, e ela finalmente se sente pertencendo a algum lugar, imaginando a si mesma criança ouvindo a palavra "bolinho de arroz" sendo chamado na brincadeira infantil[38].

Natsuki Takaya nomeou os doze membros amaldiçoados da família Souma baseando-se na nomenclatura dos meses no antigo calendário japonês que corresponde a cada um dos animais do zodíaco[39], embora os nomes de Kureno e Momiji tenham sido trocados por engano pela autora (Momiji era para se chamar Kureno e vice-versa)[40]. Apenas Yuki e Kyo não tiveram seus nomes baseados nos meses do calendário japonês, pois a autora não encontrou nenhum nome que combinasse com o Yuki[41], e porque o gato, animal símbolo de Kyo, não faz parte dos signos oficiais do zodíaco[42].

Mídias[editar | editar código-fonte]

Mangá[editar | editar código-fonte]

Os 136 capítulos de Fruits Basket foram originalmente publicados na revista Hana to Yume de julho de 1998 a novembro de 2006[1]. O mangá também foi publicado em 23 volumes em formato tankōbon pela editora Hakusensha. O primeiro volume foi lançado no dia 19 de janeiro de 1999[2] e o último volume foi lançado no dia 19 de março de 2007[3]. Em 2015, a editora reeditou o mangá em formato kanzenban, lançando a edição de colecionador em 12 volumes. Os dois primeiros volumes desta coleção especial foram lançados no dia 4 de setembro de 2015[5][43] e o décimo segundo e último volume foi lançado em 20 de julho de 2016[6].

No Brasil, o mangá é licenciado pela editora JBC e foi publicado entre abril de 2005 e julho de 2007[7], em 23 volumes. Em 2019, a editora anunciou o relançamento da série, em formato kanzenban[8][44]. O primeiro volume foi lançado em setembro de 2019[7]. Em outubro de 2019, a editora JBC anunciou a versão digital do mangá em formato e-book. O e-book será publicado em 23 volumes, conforme a primeira versão (brasileira e japonesa)[45][46].

Spin-offs[editar | editar código-fonte]

Fruits Basket Another[editar | editar código-fonte]

No dia 4 de setembro de 2015, um novo mangá, Fruits Basket Another (フルーツバスケットanother Furūtsu Basuketto another?), começou a ser publicado na revista HanaLaLaOnline[47][48]. Em agosto de 2017, o mangá foi transferido para o site e aplicativo Manga Park[49]. Originalmente, foi anunciado que Fruits Basket another seria concluído em dezembro de 2018[50], contudo, em março de 2020 foi anunciado que a série seria retomada em abril de 2020[49]. A editora Hakusensha publicou 3 volumes do título, sendo que o primeiro foi lançado em 19 de agosto de 2016[51] e o último em 20 de março de 2019[52]. Embora fosse esperado pelos fãs, Natsuki Takaya afirmou que o elenco principal (Tohru, Yuki e Kyo), não apareceria nesta nova série, embora fossem mencionados por outros personagens[53].

A história do mangá acontece anos depois que Tohru e seus amigos se formam no ensino médio. A protagonista é uma garota chamada Sawa Mitoma que acaba de entrar no ensino médio[49]. Sawa é tímida e possui problemas de baixo auto-estima e ansiedade. Depois de um evento em que conhece Mutsuki Souma, a garota vira membro do conselho estudantil e acaba conhecendo outras pessoas da família Souma. Assim, lentamente, ela começa a criar uma confiança em si mesma e passa a ser mais sociável[54].

Fruits Basket: Three Musketeers Arc[editar | editar código-fonte]

Um série de três capítulos, intitulada Fruits Basket: Three Musketeers Arc (フルーツバスケット:マブダチ特別編 Furūtsu Basuketto Mabudachi Tokubetsu-hen?) foi publicada na revista Hana to Yume nos dias 20 de abril, 5 de junho e 5 de julho de 2019[55]. Uma segunda temporada estreou em 20 de abril de 2020[56], o segundo capítulo foi publicado no dia 20 de junho de 2020, enquanto que o terceiro e último capítulo ainda não tem data de lançamento[57]. A história destes capítulos se centra no Trio Mabudachi (Hatori, Shigure e Ayame), do mangá original[55].

Anime[editar | editar código-fonte]

Fruits Basket (2001)[editar | editar código-fonte]

Dirigido por Akitaro Daichi, o anime de 26 episódios foi animado pelo Studio Deen e produzido pela NAS e TV Tokyo. O primeiro episódio foi ao ar pela TV Tokyo no dia 5 de julho de 2001, e o episódio final foi lançado em 27 de dezembro de 2001[58]. A adaptação estava sendo produzida enquanto o mangá ainda estava sendo publicado, por isso a história do anime não cobriu todos os fatos do mangá, de modo que muitos dos personagens não apareceram no anime[13][59].

Fruits Basket (2019)[editar | editar código-fonte]

Em novembro de 2018 foi anunciada uma nova adaptação em anime e lançada em abril de 2019, com a proposta de adaptar a história toda do mangá[60]. O anime foi produzido pela TMS Entertainment, dirigido por Yoshihide Ibata[14][15], com a supervisão executiva de Natsuki Takaya[60]. A primeira temporada estreou em 2019, com 25 episódios[16] e a estreia da segunda temporada foi oficialmente anunciada para 2020[17]. No Brasil, os direitos de distribuição foram adquiridos pela Sato Company[18] e os episódios da primeira temporada estão disponíveis na plataforma da Amazon Prime Video[19].

Dubladores[editar | editar código-fonte]

Personagens Dubladores japoneses (2001)[58] Dubladores japoneses (2019)[15]
Tohru Honda Yui Horie Manaka Iwami
Yuki Souma Aya Hisakawa Nobunaga Shimazaki
Kyo Souma Tomokazu Seki Yuma Uchida
Shigure Souma Ryotaro Okiayu Yuichi Nakamura
Arisa Uotani Yuka Imai Atsumi Tanezaki
Saki Hanajima Reiko Yasuhara Satomi Sato
Kagura Souma Kotono Mitsuishi Rie Kugimiya
Momiji Souma Ayaka Saito Megumi Han
Hatsuharu Souma Akio Suyama Makoto Furukawa
Hatori Souma Kazuhiko Inoue Kazuyuki Okitsu
Ayame Souma Mitsuru Miyamoto Takahiro Sakurai
Kisa Souma Kaori Nazuka Reina Ueda
Hiro Souma Yuriko Fuchizaki Yo Taichi
Ritsu Souma Miina Tominaga Kengo Kawanishi
Isuzu Souma (Rin) Aki Toyosaki
Kureno Souma Yuuichirou Umehara
Akito Souma Wakaba Murasaki Maaya Sakamoto
Kazuma Souma Norihiro Inoue Toshiyuki Morikawa
Kyoko Honda Miyuki Sawashiro
Kakeru Manabe Takuya Eguchi
Machi Kuragi Ai Kakuma

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Fruits Basket (2001)[editar | editar código-fonte]

Tema de abertura
# Música Intérprete
OP1 For Fruits Basket Ritsuko Okazaki[61]
Tema de encerramento
# Música Intérprete
ED1 Chiisana Inori Ritsuko Okazaki[61]
ED2 Serenade Ritsuko Okazaki[61]

Fruits Basket (2019)[editar | editar código-fonte]

Tema de abertura
# Música Intérprete Observações
OP1 Again Beverly Episódios 1-13[62][63]
OP2 Chime Ai Otsuka Episódios 14-25[64]
OP3 Prism AmPm ft. Miyuna Episódios 26-38[65][66]
OP4 Home Toki Asako Episódios 38-51[65][66]
Tema de encerramento
# Música Intérprete Observações
ED1 Lucky Ending Vickeblanka Episódios 1-13[62][63]
ED2 One Step Closer INTERSECTION Episódios 14-25[64]
ED3 ad meliora THE CHARM PARK Episódios 26-38[65][66]
ED4 Eden Monkey Majik Episódios 38-51[65][66]

Referências

  1. a b «漫画『フルーツバスケット』の魅力を全巻ネタバレ!2度目のアニメ化の名作が無料で読める!【あらすじ】» (em japonês). ホンシェルジュ. 5 de abril de 2019. Consultado em 22 de julho de 2020 
  2. a b «フルーツバスケット 1» (em japonês). 白泉社. Consultado em 22 de julho de 2020. Cópia arquivada em 2 de julho de 2020 
  3. a b «フルーツバスケット 23» (em japonês). 白泉社. Consultado em 22 de julho de 2020. Cópia arquivada em 21 de junho de 2020 
  4. «「高屋奈月」の検索結果» (em japonês). 白泉社. Consultado em 22 de julho de 2020. Cópia arquivada em 22 de junho de 2020 
  5. a b «愛蔵版 フルーツバスケット 1» (em japonês). 白泉社. Consultado em 22 de julho de 2020. Cópia arquivada em 22 de junho de 2020 
  6. a b «愛蔵版 フルーツバスケット 12» (em japonês). 白泉社. Consultado em 22 de julho de 2020. Cópia arquivada em 22 de junho de 2020 
  7. a b c d «Fruits Basket». Biblioteca Brasileira de Mangás (Blog BBM). Consultado em 22 de julho de 2020. Cópia arquivada em 22 de julho de 2020 
  8. a b «JBC anuncia o retorno de Fruits Basket». Editora JBC. 1 de abril de 2019. Consultado em 22 de julho de 2020. Cópia arquivada em 2 de abril de 2019 
  9. a b Takaya, Natsuki (2019). Fruits Basket. 1. São Paulo: JBC. pp. 181–183. ISBN 9788545711865 
  10. «Fruits Basket Edição de Colecionador #01». Editora JBC. Consultado em 22 de julho de 2020. Cópia arquivada em 22 de julho de 2020 
  11. Takaya, Natsuki (2019). Fruits Basket. 1. São Paulo: JBC. pp. 60–61. ISBN 9788545711865 
  12. «フルーツバスケット(2001)» (em japonês). アニメハック. 15 de março de 2019. Consultado em 22 de julho de 2020 
  13. a b «Fruits Basket Anime Series (2001) Review» (em inglês). Manga Tokyo. Consultado em 22 de julho de 2020. Cópia arquivada em 15 de dezembro de 2019 
  14. a b «アニメ「フルバ」楽羅役は釘宮理恵、紅葉役は潘めぐみ、はつ春役は古川慎» (em japonês). コミックナタリー. 19 de janeiro de 2019. Consultado em 22 de julho de 2020. Cópia arquivada em 22 de junho de 2020 
  15. a b c «CAST/STAFF» (em japonês). フルーツバスケット. Consultado em 22 de julho de 2020. Cópia arquivada em 12 de junho de 2020 
  16. a b Valdez, Nick (23 de julho de 2019). «Fruits Basket Releases New Poster, Trailer» (em inglês). Comicbook.com. Consultado em 4 de outubro de 2019. Cópia arquivada em 15 de junho de 2020 
  17. a b Valdez, Nick (20 de setembro de 2019). «Fruits Basket Season 2 Officially Announced» (em inglês). Comicbook.com. Consultado em 4 de outubro de 2019. Cópia arquivada em 15 de junho de 2020 
  18. a b Jiback, Rafael (10 de junho de 2019). «Primeira mão: Sato Company será a distribuidora do novo anime de Fruits Basket». JBox. Consultado em 22 de julho de 2020 
  19. a b Jiback, Rafael (14 de março de 2020). «Fruits Basket: nova versão do animê estreia no catálogo do Amazon Prime Video». JBox. Consultado em 22 de julho de 2020 
  20. Takaya, Natsuki (2019). Fruits Basket. 1. São Paulo: JBC. pp. 10; 38. ISBN 9788545711865 
  21. Takaya, Natsuki (2019). Fruits Basket. 1. São Paulo: JBC. pp. 27–28; 45–57. ISBN 9788545711865 
  22. a b c Takaya, Natsuki (2019). Fruits Basket. 1. São Paulo: JBC. pp. 52–60. ISBN 9788545711865 
  23. Takaya, Natsuki (2019). Fruits Basket. 1. São Paulo: JBC. pp. 16; 66–68. ISBN 9788545711865 
  24. Takaya, Natsuki (2019). Fruits Basket. 1. São Paulo: JBC. pp. 270; 276–280; 290. ISBN 9788545711865 
  25. Takaya, Natsuki (2019). Fruits Basket. 2. São Paulo: JBC. pp. 234–238. ISBN 9788545711872 
  26. Takaya, Natsuko (209). Fruits Basket. 2. São Paulo: JBC. pp. 260–275. ISBN 9788545711872 
  27. Takaya, Natsuki (2019). Fruits Basket. 1. São Paulo: JBC. pp. 296–297. ISBN 9788545711865 
  28. Takaya, Natsuki (2019). Fruits Basket. 2. São Paulo: JBC. pp. 182–184. ISBN 9788545711872 
  29. Takaya, Natsuki (2019). Fruits Basket. 2. São Paulo: JBC. p. 88. ISBN 9788545711872 
  30. Takaya, Natsuki (2019). Fruits Basket. 1. São Paulo: JBC. pp. 63; 93–96. ISBN 9788545711865 
  31. Takaya, Natsuki (2020). Fruits Basket. 3. São Paulo: JBC. pp. 293–302. ISBN 9788545711926 
  32. Takaya, Natsuki (2019). Fruits Basket. 1. São Paulo: JBC. pp. 97–99. ISBN 9788545711865 
  33. Takaya, Natsuki (2020). Fruits Basket. 3. São Paulo: JBC. pp. 258–265. ISBN 9788545711926 
  34. Takaya, Natsuki (2019). Fruits Basket. 1. São Paulo: JBC. pp. 146; 219–220. ISBN 9788545711865 
  35. Takaya, Natsuki (2019). Fruits Basket. 2. São Paulo: JBC. pp. 102; 106; 125–130. ISBN 9788545711872 
  36. Takaya, Natsuki (2019). Fruits Basket. 2. São Paulo: JBC. p. 113-120. ISBN 9788545711872 
  37. Takaya, Natsuki (2019). Fruits Basket. 2. São Paulo: JBC. pp. 122–123. ISBN 9788545711872 
  38. Takaya, Natsuki (2019). Fruits Basket. 1. São Paulo: JBC. pp. 192–203. ISBN 9788545711865 
  39. Takaya, Natsuki ([2006]). Fruits Basket. 14. São Paulo: JBC. p. 73. ISSN 1807-992X 
  40. Takaya, Natsuki ([2006]). Fruits Basket. 14. São Paulo: JBC. p. 167. ISSN 1807-992X 
  41. Takaya, Natsuki ([2006]). Fruits Basket. 14. São Paulo: JBC. p. 107. ISSN 1807-992X 
  42. Takaya, Natsuki (2019). Fruits Basket. 1. São Paulo: JBC. pp. 12–14. ISBN 9788545711865 
  43. «愛蔵版 フルーツバスケット 2» (em japonês). 白泉社. Consultado em 22 de julho de 2020. Cópia arquivada em 21 de junho de 2020 
  44. Lima, Heila (27 de março de 2019). «JBC anuncia o retorno do mangá Fruits Basket». AkibaSpace. Consultado em 27 de março de 2019. Cópia arquivada em 27 de março de 2019 
  45. «Fruits Basket Digital». Editora JBC. 10 de outubro de 2019. Consultado em 22 de julho de 2020 
  46. «Ebooks: JBC divulga o preço da edição digital de "Fruits Basket"». Biblioteca Brasileira de Mangás (Blog BBM). 7 de junho de 2019. Consultado em 22 de julho de 2020 
  47. «「フルーツバスケットanother」連載スタート!愛蔵版刊行も開始» (em japonês). コミックナタリー. 4 de setembro de 2015. Consultado em 22 de julho de 2020. Cópia arquivada em 22 de junho de 2020 
  48. «O retorno de Fruits Basket (mangá) após 9 anos – Fruits Basket Another!». No Anime No Life. 28 de julho de 2015. Consultado em 22 de julho de 2020 
  49. a b c Pineda, Rafael (19 de março de 2020). «Fruits Basket Another Manga Returns on April 6» (em inglês). Anime News Network. Consultado em 22 de julho de 2020. Cópia arquivada em 28 de março de 2020 
  50. «「フルーツバスケットanother」最終話が更新、今後別のキャラのanotherも» (em japonês). コミックナタリー. 4 de dezembro de 2018. Consultado em 22 de julho de 2020. Cópia arquivada em 21 de junho de 2020 
  51. «フルーツバスケットanother 1» (em japonês). 白泉社. Consultado em 22 de julho de 2020. Cópia arquivada em 22 de junho de 2020 
  52. «フルーツバスケットanother 3» (em japonês). 白泉社. Consultado em 22 de julho de 2020. Cópia arquivada em 15 de junho de 2020 
  53. Komatsu, Mikikazu (18 de julho de 2015). «Author Says: Tohru, Kyo and Yuki will Not Appear in "Fruit Basket another"» (em inglês). Crunchyroll. Consultado em 22 de julho de 2020 
  54. Leung, Hilary (25 de maio de 2020). «Fruits Basket: Another - The Furuba Sequel No One Read» (em inglês). CBR.com. Consultado em 22 de julho de 2020. Cópia arquivada em 7 de julho de 2020 
  55. a b Hodgkins, Crystalyn (4 de abril de 2019). «Fruits Basket Manga Gets 3 New Short Chapters Focusing on Mabudachi Trio» (em inglês). Anime News Network. Consultado em 22 de julho de 2020. Cópia arquivada em 11 de junho de 2019 
  56. «「フルバ」ネタバレ&メタ発言満載のマブダチ特別編が花ゆめに、「フルバナ」最新話配信も» (em japonês). コミックナタリー. 20 de abril de 2020. Consultado em 22 de julho de 2020. Cópia arquivada em 29 de junho de 2020 
  57. Mateo, Alex (20 de junho de 2020). «Fruits Basket: The Three Musketeers Arc 2 Manga Delays 3rd Chapter» (em japonês). Anime News Network. Consultado em 22 de julho de 2020. Cópia arquivada em 14 de julho de 2020 
  58. a b «スタッフ & キャスト» (em japonês). TV Tokyo. Consultado em 23 de julho de 2020. Cópia arquivada em 6 de abril de 2019 
  59. Trlica, Martina. «New Fruits Basket Anime Adaptation Announced» (em inglês). Manga Tokyo. Consultado em 23 de julho de 2020. Cópia arquivada em 16 de maio de 2020 
  60. a b «The beloved masterpiece returns! The full Fruits Basket story is soon to be animated!» (em inglês). PRNewswire. 19 de novembro de 2018. Consultado em 23 de julho de 2020. Cópia arquivada em 19 de novembro de 2018 
  61. a b c «岡崎律子さんインタビュー» (em japonês). King Amusement Creative. Consultado em 23 de julho de 2020. Cópia arquivada em 23 de julho de 2020 
  62. a b «オープニングテーマ&エンディングテーマ決定!» (em japonês). フルーツバスケット. Consultado em 23 de julho de 2020. Cópia arquivada em 4 de abril de 2019 
  63. a b «アニメ「フルーツバスケット」キービジュアル&草摩家一族との出会いを描くPV解禁» (em japonês). コミックナタリー. 16 de março de 2019. Consultado em 23 de julho de 2020. Cópia arquivada em 31 de março de 2019 
  64. a b «『フルーツバスケット』2クール目、追加声優に上田麗奈さん・大地葉さん・河西健吾さん! 新OP主題歌は大塚愛さん、新ED主題歌は「INTERSECTION」が担当» (em japonês). animate Times. 4 de julho de 2019. Consultado em 23 de julho de 2020. Cópia arquivada em 2 de dezembro de 2019 
  65. a b c d «Blu-ray&DVD&CD» (em japonês). フルーツバスケット. Consultado em 23 de julho de 2020. Cópia arquivada em 6 de julho de 2020 
  66. a b c d «【フルバ】フルーツバスケット OP・ED主題歌» (em japonês). アニしま. 14 de julho de 2020. Consultado em 23 de julho de 2020. Cópia arquivada em 23 de julho de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]