Frutose-1,6-bisfosfato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Frutose-1,6-bisfosfato
Alerta sobre risco à saúde
Beta-D-fructose-1,6-bisphosphate wpmp.png
Identificadores
Número CAS 488-69-7
PubChem 172313
MeSH fructose-1,6-diphosphate
SMILES
Propriedades
Fórmula molecular C6H10O12P2
Massa molar 340.116
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.

Frutose-1,6-bisfosfato é um açúcar frutose fosforilado nos carbonos 1 e 6 (i.e. é um frutosefosfato). A forma β-D deste composto é muito comum em células. A grande maioria da glicose que entra numa célula irá ser convertida a frutose-1,6-bisfosfato em algum ponto.

Estrutura da frutose 1,6-bifosfato mostrada utilizando projeção de Fischer, à esquerda, e modelo poligonal [1], à direita.

Frutose-1,6-fosfato na glicólise[editar | editar código-fonte]

Frutose-1,6-fosfato atua na rota metabólica da glicólise e é produzida por fosforilação do frutose-6-fosfato. Este é então desdobrado em dois compostos; gliceraldeído-3-fosfato e diidroxiacetona fosfato. É um ativador alostérico da piruvato quinase.

Isomerismo do frutose-1,6-fosfato[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Frutose

Frutose-1,6-fosfato tem somente um isômero biologicamente ativo, a forma β-D. Há muitos outros isômeros, análogos a estes de frutose.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Bioquímica é um esboço relacionado ao Projeto Química. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Bonafe, C. F. S.; Bispo, J. A. C.; de Jesus, M. B. (2018). The Polygonal Model: A Simple Representation of Biomolecules as a Tool for Teaching Metabolism. Biochemistry and Molecular Biology Education. 46: 66-75. DOI - 10.1002/bmb.21093.