Este artigo ou seção pode conter informações desatualizadas. Se tem conhecimento sobre o tema abordado, edite a página e inclua as informações mais recentes, citando fontesfiáveis e independentes. —Encontre fontes:ABW • Google (N • L • A)
Partizan
Nome
Klub Fudbalski Partizan
Alcunhas
Гробари/Grobari (Coveiros) xЦрно-бели/Crno-beli (Os Pretos e Brancos) Парни ваљак/Parni valjak (O Rolo Compressor)
O Klub Fudbalski Partizan, ou em português Partizan Belgrado ou Partizan de Belgrado (nome completo em sérvio: Фудбалски клуб Партизан) é um dos principais clubes de futebol da Sérvia. Sua sede fica na cidade de Belgrado, capital do país, tendo sido fundado em 4 de outubro de 1945, como um time militar do Exército Popular Iugoslavo (JNA).
Partisan era o nome do Exército Popular da Libertação da Iugoslávia, que lutou na Segunda Guerra Mundial contra as forças do Eixo nos Bálcãs.
Tem como seu principal rival o Estrela Vermelha. O clássico, considerado como a maior rivalidade do país (e uma das mais violentas da Europa), é conhecido como Clássico Eterno (вечити дерби).
Manda seus jogos no Estádio Partizan (Stadion Partizana), apelidado de O Templo, que tem capacidade para 32.887 espectadores. O estádio também é conhecido como Stadion JNA (Estádio do Exército Popular Iugoslávo). O estádio foi herdado do antigo BSK Belgrado, que se extinguiu durante a guerra, e formou posteriormente o atual OFK Belgrado.
As cores do clube são preto e branco, e por causa disso seus torcedores são conhecidos como Coveiros (Grobari, em sérvio). Porém, nos primeiros treze anos, quando fazia parte do Exército, utilizava as cores azul e vermelho (seu uniforme reserva atual).
O clube era originalmente militar, se tornando independente do Exército no final da década de 1950. Tem um relativo sucesso a nível nacional, sendo o segundo clube com mais títulos (20 campeonatos, além de chegar 15 vezes na segunda colocação).
Nas grandes competições européias, seu maior sucesso foi chegar à grande final da Liga dos Campeões da UEFA em 1966. Na ocasião, eliminou o francês Nantes, fazendo 2 a 0 em Belgrado e empatando por 2 a 2 na França. Na fase seguinte, passou pelo Werder Bremen, vencendo por 3 a 0 em casa, e depois perdendo por 1 a 0 na Alemanha. Nas quartas-de-final, proporcionou um emocionante duelo contra o Sparta Praga. Após perder por 4 a 1 na Tchecoslováquia, venceu por incríveis 5 a 0 na capital iugoslava. Já na fase semifinal, venceu o poderoso Manchester United por 2 a 0 em casa (terminando a competição sem tomar nenhum gol em seu estádio), e perdendo por 1 a 0 na Inglaterra. Porém, na final, realizada em Bruxelas (Bélgica), sucumbiu ao forte Real Madrid. O Partizan ainda abriu 1 a 0 no início do segundo tempo, mas tomou a virada por 2 a 1, placar final da partida.
Também na mesma competição já havia chegado às quartas-de-final na primeira edição do torneio, em 1955/56, eliminando nas oitavas-de-final o Sporting, de Portugal (3 a 3 em Lisboa e 5 a 2 em Belgrado), mas perdendo para o Real Madrid nas fase seguinte (4 a 0 pro clube madrilenho na capital espanhola, mas 3 a 0 para o Partizan na capital sérvia).
Outra vez em que chegou às quartas foi em 1963/64, quando eliminou clubes de menor expressão até ser eliminado pela Inter de Milão, da Itália.
Eleito em 1995 como o melhor jogador do Partizan em todos os tempos, o croataStjepan Bobek é o maior artilheiro da Seleção Iugoslava de Futebol, com 38 gols em 65 jogos, e vencendo duas medalhas de prata olímpicas (1948 e 1952). Pelo Partizan, jogou de 1945 até 1958, marcando 403 gols (recorde até hoje) em 468 jogos.