Fuinha-dos-juncos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fuinha-dos-juncos
Zitting Cisticola - Cisticola juncidis.JPG
Classificação científica edit
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Cisticolidae
Gênero: Cisticola
Espécies:
C. juncidis
Nome binomial
Cisticola juncidis
(Rafinesque, 1810)
Cisticola juncidis.
Cisticola juncidis MHNT

A fuinha-dos-juncos (Cisticola juncidis) é um pássaro da família Cisticolidae. É uma ave pequena, castanha e com o dorso riscado, que se esconde frequentemente por entre a vegetação, podendo por isso ser difícil de observar. Contudo, o seu canto, emitido em voo, torna esta pequena ave muito conspícua. O canto faz lembrar o som de um insecto e consiste numa única nota emitida a intervalos de cerca de 1 segundo: "zit... zit... zit...".

O seu ninho é construído no solo, por entre as ervas.

Esta espécie distribui-se pelo sul da Europa e por uma grande parte de África. Em Portugal é comum em espaços abertos, sendo especialmente numerosa nas terras baixas do litoral. A fuinha-dos-juncos é uma ave muito sensível às baixas temperaturas, o que explica em parte a sua escassez nas zonas serranas do interior norte e centro.

Referências

  1. BirdLife International (2017). «Cisticola juncidis». Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. 2017: e.T22713491A111070621. doi:10.2305/IUCN.UK.2017-1.RLTS.T22713491A111070621.enAcessível livremente. Consultado em 12 de novembro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.