Fujiwara no Morosuke

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fujiwara no Morosuke
藤原師輔
Fujiwara no Morosuke
藤原師輔
Udaijin
Imperador Murakami
Dados pessoais
Nascimento 11 de janeiro de 909
Morte 31 de maio de 960 (51 anos)
linkWP:PPO#Japão

Fujiwara no Morosuke (藤原師輔, 909 - 960?), também conhecido como Kujō-dono ou Bojo-udaijin , foi um estadista, membro da corte e político durante o período Heian da história do Japão [1].

Vida[editar | editar código-fonte]

Morosuke foi o segundo filho de Tadahira , que controlava a muitos anos o governo como Sekkan (regente) e Daijō Daijin .

Por volta de 930 Morosuke teve um caso com a filha do Imperador Daigo , a Princesa Kinshi, e mais tarde foi autorizado a se casar com ela. Esta foi a primeira vez que um vassalo japonês que não pertencesse a Casa Imperial conseguiu se casar com uma princesa imperial - em casos anteriores, onde vassalos se casaram com filhas de imperadores, essas filhas eram despojadas de seu estatus imperial.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Entre 931 e 947 foi constantemente promovido, passando de Sangi até alcançar o posto de Dainagon.

Em 1939 quando Taira no Masakado iniciou sua rebelião, Fujiwara no Tadabumi foi indicado como Shōgun (征東大将軍, grande general encarregado de subjugar o leste ?), mas a rebelião foi sufocada antes que ele pudesse se juntar a batalha. A Corte debateu sobre Tadabumi, o irmão mais velho de Morosuke, Saneyori argumentou que que como Tadabumi não fizera nada, não deveria receber qualquer prêmio. Já Morosuke acreditava que como Tadabumi acatou as ordens e partiu da capital, deveria ser recompensado. Saneyori acabou preso à sua própria posição, mas a opinião pública favorecera Morosuke.

Após este debate, Morosuke foi promovido a Dainagon , e se tornou General da Guarda Imperial (右近衛大将?).

Em 947, o Imperador Suzaku abdicou, e o Imperador Murakami subiu ao trono, promovendo Saneyori ao cargo de Sadaijin , e Morosuke a posição como Udaijin [2]. Essa promoção favoreceu Saneyori, mas este achava que Morosuke poderia lhe causar problemas, pois na prática Morosuke detinha o poder mais do que Saneyori. Já que Morosuke era o avô materno do príncipe herdeiro.

Em 960 Morosuke foi acossado por uma grave doença, e de acordo com as supertições da época tentou cortar o cabelo e fazer a tonsura, mas o Imperador Murakami enviou um mensageiro para dissuadi-lo. Mesmo assim, com o agravamento de sua doença, em 29 de maio cortou seu cabelo, para morrer dois dias depois, em 31 de Maio de 960, aos 51 anos de idade.

Morosuke nunca ocupou o cargo de sekkan (Regente) em sua vida, mas com os sucessivos reinados de seus netos: o Imperador Reizei e o Imperador En'yu após a morte de Murakami colocaram sua família em uma posição de destaque como parentes maternos do imperador. Seu filho mais velho Koretada atuou brevemente como sekkan, e seus outros filhos Kanemichi [1], Kaneie [1], Tamemitsu [3] e Kinsue [1] atingiram a posição de Daijō Daijin. Os descendentes dos filhos de Morosuke, formaram a legítima linha da família de regentes Fujiwara.

Precedido por
Fujiwara no Tadahira
Fujiwara Clan's Crest.gif -- 11º Líder dos Hokke Fujiwara
(949 -960)
Sucedido por
Fujiwara no Kaneie
Precedido por
Fujiwara no Saneyori
44º Udaijin
(947-960)
Sucedido por
Fujiwara no Akitada



Referências

  1. a b c d Louis-Frédéric , Japan Encyclopedia (em inglês) Harvard University Press, 2002 pp 203 - 206 ISBN 9780674017535
  2. Isaac Titsingh, "Morosuke" em Annales des empereurs du japon, (em francês) Paris: Royal Asiatic Society, Oriental Translation Fund of Great Britain and Ireland pp. 139 OCLC 5850691.
  3. Frank Brinkley and Dairoku Kikuchi. A History of the Japanese People from the Earliest Times to the End of the Meiji Era.(em inglês) New York: Encyclopædia Britannica, 1915 p. 259. OCLC 413099