Funções de singularidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Funções singulares são funções que pertencem a uma classe de funções descontínuas que contém singularidades, i.e. elas são descontínuas em seus pontos singulares. Tais funções são representadas como , onde n é o expoente do integrando, ou integrador. As funções são definidas como:

n
-2
-1
0
1
2

Onde: δ(x) é a função Delta de Dirac, também chamada de impulso unitário. A função H(x-a) é a Função de Heaviside: H(x-a)=0 para x<a e H(x-a)=1 para x>a. O valor de H(0) dependerá da convenção escolhida, pode valer 0, 1 ou a média (0.5), por exemplo. Note que isso apenas será um problema para n=0, já que as funções contém um termo multiplicativo de “x-a” para n>0. A expressão <x-a> é também chamada de Função Rampa.

Integração[editar | editar código-fonte]

Integrar <x-a> pode ser feito de uma maneira conveniente para a qual considera-se a constante de integração como sendo nula em x=a. A regra básica de integração é:

Exemplo de aplicação[editar | editar código-fonte]

  • Vigas com carregamento constante:

A deflexão de uma viga simplesmente apoiada, secção transversal constante e módulo de elasticidade, pode ser calculada usando a Teoria de Euler-Bernouli para vigas longas e sem cisalhamento. Aqui nós estamos usando a convenção de sinais de forças para baixo e momentos de flexão como sendo positivos.

Distribuição de carga:

Força cortante:

Momento de flexão:

Declividade:

Porque a declividade não é zero em x=0, uma constante de integração, c, é adicionada

Deflexão:

A condição de fronteira u=0 em x=4m nos permite resolver para c=-7Nm2

Referências[editar | editar código-fonte]

[1]

    1. SHAMES, I. H. - Introdução à Mecânica dos Sólidos