Fundação Abrinq

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde março de 2010).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente é uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos, constituída em 13 de fevereiro de 1990 - ano da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente - com o objetivo de mobilizar a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência, tanto por meio de ações, programas e projetos, como por meio do estímulo ao fortalecimento de políticas públicas de garantia à infância e adolescência.

É mantida por pessoas, empresas e organizações nacionais e internacionais que lutam pela causa da criança e do adolescente. Direta ou indiretamente, mais de cinco milhões de crianças já foram beneficiadas pelo trabalho da Fundação, pautada por ações que buscam:

  • Oferecer a crianças e adolescentes o acesso à educação, saúde, cultura, lazer, formação profissional e inclusão digital.
  • Proteger crianças e adolescentes que sofrem violação de seus direitos ou que estão em situação de risco, por meio do combate ao trabalho infantil e da proteção de crianças e adolescentes nas diferentes formas de violência.
  • Sensibilizar e conscientizar a sociedade, o setor público, as organizações da sociedade civil e as empresas para se posicionar e participar das questões da infância e da adolescência do nosso país.

A participação nos trabalhos da Fundação inclui o voluntariado, doações, investimentos, apoio técnico e profissional. Para além dessas formas, empresas podem se candidatar a receber o selo Empresa Amiga da Criança e prefeituras podem se alinhar aos objetivos do programa Prefeito Amigo da Criança

A partir de 2015 o Programa Adotei um Sorriso, que reúne a participação de fonoaudiólogos, pediatras, nutricionistas, psicólogos e dentistas, conta com a parceria institucional da empresa britânica Glaxo Smith Kline, produtora de uma série de medicamentos tais como antibióticos, vacinas, além de uma linha de higiene dental( Sensodyne, Corega e Aquafresh) . O Adotei um Sorriso passa a englobar então o Abracei, numa campanha que visa fortalecer o atendimento pediátrico em todas as cidades participantes do programa.

São realizadas também Campanhas de Saúde paralelamente em conjunto com as instituições ou em Hospitais Amigos da Criança. O Hospital Amigo da Criança é aquele que obedece os dez passos básicos e que atendem os requisitos do Estatuto da Criança e do Adolescente. São elas a Campanha Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças cuja data é 18 de maio ; dia do Combate ao Trabalho Infantil, cuja data é 12 de junho, a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que se comemora sempre na primeira semana de agosto, além das datas tradicionais como Natal, e Dia das Crianças.

As instituições cadastradas também precisam ter toda a documentação em dia e periodicamente enviar estas regularizações para a sede admnistrativa , que fica em São Paulo

As empresas amigas da criança colaboram com valores sugeridos de acordo com a renda anual, e assim como os voluntários , recebem ao fim do ano corrente em questão, um selo de reconhecimento pelo apoio à causa, tanto em doação monetária quanto em doação de trabalho.

O trabalho voluntário surgiu como uma alternativa complementar ao setor privado, e se destaca nos países em que o setor governamental não consegue suprir de forma eficiente a demanda de determinadas regiões. Cabe a toda a sociedade, porém verificar e garantir que toda criança viva de forma digna, tenha alimentação, acesso a escola , lazer e e seus direitos individuais garantidos, enfim.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]