Fundação Bunge

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde março de 2017).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Fundação Bunge é uma entidade social da Bunge Brasil. Criada em 1955, tendo como foco principal a área de educação, iniciou suas atividades buscando incentivar as Ciências, Letras e Artes no País. Desde então, ampliou muito seu escopo de atuação, desenvolvendo ações de formação de educadores, voluntariado corporativo em escolas da rede pública e preservação de memória empresarial.

Com a chegada do século 21, no entanto, uma necessidade mais premente se impôs: a sustentabilidade. A Fundação Bunge aceitou o desafio e iniciou um novo caminho.

Hoje a Fundação Bunge é uma organização comprometida com o desenvolvimento sustentável. A educação deixou de ser o foco, mas não perde relevância e transformou-se num instrumento que propicia a geração de ideias inovadoras.

PRINCIPAIS PROJETOS

Socioambientais

Programas que visam estreitar a relação entre o homem e seu ambiente natural, social, econômico e cultural, seja por meio de uma educação sustentável, seja por meio de formação profissional voltada à sustentabilidade.

Comunidade Criativa

Um programa de formação de jovens para o desenvolvimento local sustentável. O Comunidade Criativa promove ações de formação profissional de jovens, privilegiando atividades que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde a Bunge atua. Na base do programa está o conceito de economia criativa, que envolve não a simples exploração de bens escassos, mas o uso da criatividade humana e dos patrimônios culturais como instrumentos de geração de renda. Além de gerar emprego, a economia criativa ajuda a preservar as tradições de cada cultura e está alinhada com as questões ambientais. O Comunidade Criativa começa a ser implantado em 2009.

Comunidade Educativa

Um programa de escola sustentável.
O Comunidade Educativa é um programa que articula o trabalho de voluntariado corporativo com a formação de educadores, visando contribuir para a formação de alunos cidadãos, aptos em leitura e escrita e conscientes de seu papel no presente, porém comprometidos com o futuro.

Pilares de Atuação da Escola Sustentável:

  • Relação do homem com a natureza e sua preservação
  • Relação com a comunidade e sua cultura
  • Formação de Educadores para um novo ciclo de desenvolvimento

Cidades onde o Comunidade Educativa acontece:

Preservação da Memória

Diz respeito ao valor do passado para a renovação do presente. É representado pelo Centro de Memória Bunge.

Centro de Memória Bunge

O Centro de Memória Bunge foi criado em 1994 para resgatar, tratar e disponibilizar o patrimônio histórico da Bunge Brasil. É um dos mais ricos acervos de memória empresarial do País, reunindo milhares de documentos que contam a história da indústria e do agronegócio brasileiros a partir da história da Bunge. Paralelamente, o Centro de Memória Bunge organiza atividades que aproximam seu acervo da sociedade e que estimulam outras instituições a fazer o mesmo.

Atividades

  • Atendimento a pesquisas
  • Processamento técnico
  • Oficinas de preservação
  • Integração de colaboradores Bunge
  • Exposições temáticas
  • Jornadas Culturais
  • Visitas Técnicas

Acervo

  • Mais de 600 mil imagens – fotos em papel, diapositivos de virdo, cromos, gravuras, pinturas e mapas.
  • 1300 caixas com documentos variados
  • 3 mil peças de audiovisual
  • Mais de 1.200 peças que documentam a evolução dos costumes, técnicas e processo industriais, design, marketing e propaganda.
  • 100 horas de depoimentos de colaboradores Bunge
  • 226.629 pessoas atendidas em 14 anos.

Incentivo à Excelência e ao Conhecimento Sustentável

Abrange prêmios e projetos de estímulo a novos agentes de transformação, a partir da troca de conhecimentos e experiências.

Prêmio Fundação Bunge

A primeira iniciativa da Fundação Bunge, o Prêmio Fundação Bunge foi criado em 1955, como forma de incentivar a inovação e a disseminação de conhecimento. É concedido anualmente a personalidades de destaque em diversos ramos das Ciências, Letras e Artes no País e tem 2 categorias:

  • "Vida e Obra", em reconhecimento à obra consolidada de um especialista;
  • "Juventude", que premia jovens talentos.

Os candidatos não são inscritos, mas sim indicados por representantes de universidades e entidades culturais e científicas. Uma Comissão Técnica, composta por especialistas de cada área de premiação, pré-seleciona os profissionais em cada ramo do conhecimento na categoria "Vida e Obra", indicando-os para a decisão do Grande Júri. No caso dos jovens talentos, a Comissão Técnica escolhe diretamente os homenageados do ano.
O Grande Júri, formado por representantes de entidades científicas e culturais, reitores e ministros de Estado, sob a direção do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, tem a responsabilidade de escolher os contemplados na categoria "Vida e Obra".
Desde sua criação já foram contempladas 155 pessoas.

Apoio a Estudos e Pesquisas

A Fundação Bunge apoia estudos e pesquisas voltados ao desenvolvimento sustentável no mundo, abordando um tema diferente a cada ano. Este trabalho contribui para inserir a Fundação Bunge e o Brasil no diálogo global sobre sustentabilidade.
Em 2009, a Fundação Bunge apoiou o Conhecer para Sustentar: Vale do Itajaí, projeto criado por iniciativa da Fundação Bunge, após as inundações que atingiram o estado de Santa Catarina em 2008. O Conhecer para Sustentar objetiva compreender as causas desses eventos climáticos e, com isso, propor ações que busquem o equilíbrio entre a atividade humana e a natureza, ajudando a prevenir novas tragédias através de ações de recuperação sustentável.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]