Fundação Claude Monet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Fundação Claude Monet é uma organização sem fins lucrativos que administra e preserva a casa e os jardins de Claude Monet em Giverny, França. Com um total de 530.000 visitantes em 2010, é o segundo local turístico mais visitado na Normandia depois do Mont Saint-Michel.[1] A casa e os jardins, onde Monet viveu e pintou por 43 anos, foram reconhecidos como uma das Maisons des Illustres e um Jardin Remarquable, premiando suas excelentes qualidades. A propriedade foi classificada como monumento histórico em 1976.

As pinturas de Monet sobre os jardins e os locais onde os nenúfares e o lago, ponte e salgueiro acompanhante são exibidos em dezenas de grandes coleções.

História[editar | editar código-fonte]

Claude Monet viveu e pintou em Giverny desde 1883 até sua morte em 1926, e dirigiu a reforma da casa, mantendo suas paredes pintadas de rosa. Cores da paleta do próprio pintor foram usadas para o interior - verde para as portas e persianas, amarelo na sala de jantar, completo com gravuras japonesas dos séculos XVIII e XIX e azul na cozinha. Monet desviou parcialmente o rio Epte para os jardins e contratou até sete jardineiros para cuidar dele. Monet se inspirou nos jardins e acreditava que era importante cercar-se da natureza e pintar ao ar livre.

Quando Monet morreu em 1926, toda a propriedade foi passada para seu filho Michel. Como ele nunca passou algum tempo em Giverny, ficou a cargo de Blanche Hoschedé Monet, filha de Alice e viúva de Jean Monet, cuidar do jardim com a ajuda do ex-jardineiro Louis Lebret. Depois que Blanche morreu em 1947, o jardim foi deixado sem tratamento.

A casa e os jardins restaurados

Michel Monet morreu em um acidente de carro em 1966. Ele havia deixado a propriedade na Académie des beaux-arts. A partir de 1977, Gérald Van der Kemp, então curador do Palácio de Versalhes, desempenhou um papel fundamental na restauração da casa e jardins negligenciados, que haviam sido deixados em estado desolado. Numa tentativa de angariar fundos, ele e sua esposa Florence apelaram aos doadores americanos através da "Versailles Foundation-Giverny Inc".[2] A partir de então, eles se dedicaram à sua restauração.

A Fundação Claude Monet foi criada em 1980, quando a propriedade foi declarada pública. Logo se tornou muito bem-sucedida e agora recebe visitantes franceses e internacionais de abril a novembro.

Quando Gérald Van der Kemp morreu em 2001, Florence Van der Kemp tornou-se a curadora da Fundação Monet e continuou a reformar a propriedade até sua morte em 2008.

Hugues Gall foi nomeado Diretor da Fundação Claude Monet pela Académie des beaux-arts em março de 2008.

A casa[editar | editar código-fonte]

Os visitantes têm acesso a:

  • O térreo: o salão azul (a sala de leitura), o "épicerie" (a despensa), a sala / estúdio, a sala de jantar e a cozinha com azulejos azuis.
  • Primeiro andar: os quartos da família, incluindo o de Monet, reformado em março de 2013, o quarto de Alice Hoschedé e seus apartamentos particulares. Também visível é a sala de Blanche Hoschedé, que foi recriada em 2013 com base em arquivos e elementos existentes presentes na casa.
  • O estúdio ao lado da casa, onde Monet pintou suas grandes pinturas e murais de Lótus, incluindo aqueles expostos em Paris Musée de l'Orangerie. Este estúdio é agora a loja de presentes da Fundação.

Os jardins[editar | editar código-fonte]

Os Jardins são divididos em duas partes distintas, que foram restauradas de acordo com as especificações de Monet:

  • O Clos-Normand foi inspirado na visão artística de Monet quando ele se estabeleceu em Giverny. Ele passou anos transformando o jardim em uma pintura ao ar livre viva, plantando milhares de flores em padrões retilíneos.
  • Em 1893, Monet adquiriu um terreno vago do outro lado da rua, perto do Nor-Normand, que depois transformou em um jardim aquático, desviando a água do córrego Ru, um braço do rio Epte. Aquele jardim ficou famoso durante sua vida com sua série de pinturas monumentais de seus nenúfares, as ninfas. O jardim aquático é marcado pelo fascínio de Monet pelo Japão, com sua ponte verde japonesa e plantas orientais. Os agora famosos nenúfares foram cuidadosamente tratados por um jardineiro empregado para esse único propósito.

Representações do jardim por Claude Monet[editar | editar código-fonte]

A coleção de estampas japonesas[editar | editar código-fonte]

A maioria das pinturas de Monet é mantida no Museu Marmottan Monet. No entanto, a casa de Monet abriga uma coleção de mais de 200 impressões japonesas de ukiyo-e dos séculos XVIII e XIX. Entre as peças mais notáveis estão as obras de Kitagawa Utamaro (1753–1806), Katsushika Hokusai (1760–1849) e Utagawa Hiroshige (1797–1858).

Na cultura popular[editar | editar código-fonte]

Grande parte do documentário da BBC de 2006, The Impressionists, contado do ponto de vista de Claude Monet, foi filmado na casa, nos jardins e no lago.

Referências

  1. Secrets d'histoire, « Claude Monet: jardins secrets à Giverny », Broadcast on France 2, 30 August 2011
  2. «The Versailles Foundation & Giverny». Theversaillesfoundationinc.com