Fundação Cultural de Curitiba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde abril de 2017)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Moinho 15.JPG

Fundação Cultural de Curitiba, é um órgão municipal vinculado a Secretaria de Cultura de Curitiba, responsável pela organização e apoio a todas as manifestações culturais da capital paranaense.

É também a atual responsável pela organização do Carnaval de Curitiba, como o desfile das escolas de samba e dos blocos.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Criada no dia 5 de janeiro de 1973, a Fundação Cultural de Curitiba - FCC se transformou, ao longo dos anos, num dos maiores agentes culturais da capital paranaense. Responsável pela Política Pública Cultural no âmbito do município, a FCC tem como missão promover a cultura e atuar como agente facilitador para a produção cultural da cidade. Assim, a FCC, procura elaborar sua política cultural como um fator de desenvolvimento social, educativo e econômico, buscando programar suas ações e eventos de forma a ser um espaço aberto para ampla participação social.

Com um trabalho que envolve todas as áreas, além de administrar e programar mais de 40 espaços culturais, a Fundação também gerencia o Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - PAIC, que leva oficinas e espetáculos artísticos para os 75 bairros da cidade, por meio dos editais da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Fundo Municipal e Mecenato Subsidiado.

A Fundação Cultural tem participação direta em cerca de 1.700 eventos, com mais de 1 milhão de atendimentos a cada ano, promovendo a ampla participação dos habitantes na vida artística e cultural da cidade.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]