Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Centro Universitário FECAP
FECAP
Fundação 2 de junho de 1902
Tipo de instituição Privada
Mantenedora Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Localização Av. Liberdade 532, São Paulo - SPSão Paulo, Brasil
Reitor(a) Edison Simoni
Vice-reitor(a) Taiguara Langrafe
Diretor(a) Marcelo Krokoscz
Índice Geral de Cursos Nota 5
Página oficial www.fecap.br

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado[1] (FECAP) é uma instituição brasileira de ensino superior, sem fins lucrativos, cujo campo de estudo é gestão de negócios. Fundada em 02 de junho de 1902, a FECAP detém a mais antiga certificação de utilidade pública do Brasil, desde 1915. A instituição também foi a primeira a abrir os cursos de Economia (1934) e Contabilidade (1939) no país.

Com mais de 100 anos de atuação na área de ensino, a FECAP, atualmente, oferece os cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Economia, Relações Internacionais, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Secretariado Executivo Trilíngue, Contabilidade para Graduados, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnólogo em Gestão Financeira.  

Além disso, a FECAP atua em outras esferas da educação, como Colégio com ensino técnico e bilíngue, cursos de extensão e desenvolvimento, programa de mestrado acadêmico em ciências contábeis, mestrado profissional em administração e programa de qualificação ao docente (PQD).

Galeria de Fotos[editar | editar código-fonte]

Indicadores de qualidade[editar | editar código-fonte]

No ano de 2008 a FECAP ficou na quinta posição entre as universidades brasileiras, segundo o Ranking das Universidades do Guia do Estudante da Editora Abril [2]. Nos anos de 2008, 2009 e 2010, segundo o IGC (Índice Geral de Cursos) do Ministério da Educação do Brasil (MEC), a instituição ficou classificada na trigésima sexta posição entre as Universidades, Institutos e Faculdades de todo Brasil[3][4].

O IGC também considerou a FECAP o melhor Centro Universitário privado do Brasil em 2008/2009[5]. Mais ainda, no último ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) a FECAP atingiu a nota máxima[6], duplo 5, o que foi conquistado por apenas duas instituições na capital paulista.

Mantendo a tradição de bons resultados, no ano de 2017, a FECAP conquistou nota máxima no MEC, mantendo a classificação de melhor Centro Universitário privado do Estado de São Paulo. O Índice Geral de Cursos é um dos instrumentos utilizados para conhecer o desempenho das instituições de ensino superior do Brasil e reflete a nota média da instituição. O MEC considera a avaliação dos cursos de graduação, mestrado e doutorado.

Já no ano de 2018, o resultado do Enade apontou que a graduação em Administração da FECAP está entre os 3,4% dos melhores cursos do setor no Brasil e recebeu conceito máximo (5). O curso de Relações Internacionais, por sua vez, conquistou o 1º lugar no município de São Paulo, como demonstrativo da expansão em qualidade da Fundação para outras áreas.

Ainda na comparação em nível nacional, a graduação em Economia está junto aos 4,6% das mais bem conceituadas, e também ocupa a liderança no município de SP no resultado consolidado. Os números mostram que a excelência da FECAP em Ciências Contábeis permanece com nota máxima no Exame. O curso ocupa uma posição entre apenas 0,5% dos melhores do País, ocupando a primeira colocação na cidade de SP com o resultado consolidado.

Campi FECAP[editar | editar código-fonte]

Liberdade[editar | editar código-fonte]

O Campus da Liberdade tem mais de 35 mil metros quadrados e fica localizado na Av. Liberdade, 532 - São Paulo (SP). É neste local que acontecem as aulas do Colégio FECAP, dos cursos de Graduação, alguns cursos de Pós-Graduação e as aulas de Mestrado.

O prédio, de 1972, concentra as atividades administrativas da FECAP, sua biblioteca principal, com o maior acervo, laboratórios de informática, laboratórios de física, robótica, química, artes e culinária, além de estúdios de fotografia e audiovisual.

Escola de Commercio Alvares Penteado, no início do século XX, por Guilherme Gaensly.

Largo São Francisco[editar | editar código-fonte]

O prédio do Largo São Francisco da FECAP, que, hoje, abriga os curso de especialização, teve sua construção iniciada em 1908 e adotou o art nouveau como estética arquitetônica. Foi lá que se instalou a primeira escola de contabilidade do Brasil, e onde, mais tarde, se abrigaram os insurgentes da Revolução Constitucionalista de 1932.[carece de fontes?]

Em 1992, o prédio, conhecido como Palácio do Comércio e projetado pelo arquiteto sueco Carlos Ekman, foi tombado pelo patrimônio histórico da cidade de São Paulo.[7]

Centro de Memória[editar | editar código-fonte]

Também localizado no Palácio do Comércio, o museu é mantido pela FECAP. Com fotos, objetos e documentos diversos, o museu retrata os primórdios de nossa Instituição, no início do século XX, naquele mesmo edifício. Como primeira escola de Contabilidade e Economia do País, o Centro de Memória arquiva também a história das profissões no Brasil.

Pinheiros[editar | editar código-fonte]

O Campus de Pinheiros fica localizado na Rua Artur de Azevedo, 1633, em São Paulo. A unidade é destinada ao ensino de Pós-Graduação e MBA da FECAP.

Unidades de Ensino[editar | editar código-fonte]

A FECAP oferece cursos para todas as fases, desde ensino médio até o mestrado, passando por cursos de extensão e aperfeiçoamento.

Graduação[editar | editar código-fonte]

Oferece os cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Economia, Relações Internacionais, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Secretariado Executivo Trilíngue, Contabilidade para Graduados, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnólogo em Gestão Financeira.

Aceita forma de ingresso por vestibular tradicional e agendado, ou através da nota do ENEM. Os alunos também podem ingressar com auxílio do FIES.

Mestrado[editar | editar código-fonte]

O mestrado da FECAP oferece o Programa de Mestrado em Ciências Contábeis, que possui duas linhas de pesquisa: Controladoria Aplicada e Contabilidade Financeira.  

Oferece também o curso de Mestrado Profissional em Administração, com Ênfase em Finanças ou Estratégia e Governança.

Especialização[editar | editar código-fonte]

Atualmente a FECAP tem uma ampla oferta de cursos de Pós-Graduação nas áreas de Finanças, Economia, Contabilidade, Gestão Estratégica e Gestão Pública. Há a opção também de cursar as especializações nas modalidades presencial, semipresencial e à distancia (EAD).

Além disso, há cursos de MBA (Master Business Administration) em Accounting, Gestão de Negócios, Gestão de Risco e Compliance e Executivo em Finanças.

Colégio[editar | editar código-fonte]

O Colégio FECAP tem cursos de Ensino Médio Pleno, de Ensino Médio e Técnico Simultâneos, ambos com a possibilidade de ensino Bilíngue, com dupla certificação acreditada pelo Governo Canadense. O Ensino Médio Pleno é o Ensino Médio tradicional, com as matérias da Base Comum do MEC.  

O Ensino Médio Pleno e Técnico mescla as matérias da Base Comum com as matérias técnicas, de acordo com o curso escolhido. O Colégio FECAP oferece os cursos técnicos de Administração, Meio Ambiental, Hospedagem e Turismo, Design de Jogos Digitais, Informática, Comércio Exterior, Publicidade e Multimídia. O Colégio FECAP também é responsável pelo primeiro curso técnico de Inteligência Artificial do Brasil.  

FECAP+[editar | editar código-fonte]

FECAP+ é o núcleo institucional voltado para acolhimento, desenvolvimento, inclusão e carreiras dos alunos. Funcionando como uma agência de estágios e empregos, foi desenvolvido exclusivamente para elaborar planos de carreira com alunos e ex-alunos da FECAP.

O direcionamento consiste desde a elaboração do curriculum vitae até o momento da entrevista. O FECAP+ oferece também auxílio aos empreendedores que desejam abrir o seu próprio negócio, e dá dicas àqueles que precisam de ajuda com finanças pessoais.

Curta Duração[editar | editar código-fonte]

Com ofertas de cursos gratuitos e pagos, a área de extensão e educação continuada da FECAP atende as mais diversas áreas de estudos para quem busca especialização em curto período de tempo. A FECAP também oferece cursos ministrado em inglês para aprimoramento da língua estrangeira em território nacional, proporcionando a oportunidade de estudar o idioma sem sair do Brasil.

Pesquisa[editar | editar código-fonte]

Atualmente a FECAP é responsável por diversas atividades de pesquisa e fornece gratuitamente à comunidade os dados e as próprias pesquisas realizadas por alunos e docentes.

Instituto de Finanças[editar | editar código-fonte]

O Instituto de Finanças busca desenvolver e apoiar projetos nas áreas de Finanças e Economia. As atividades compreendem estudos, confecção de bases de dados e pesquisas sobre finanças pessoais, finanças corporativas e mercado financeiro por meio da realização de pesquisas e eventos.  

Entre as pesquisas realizadas estão o NECON (Núcleo de Estudos de Conjuntura Econômica), iFECAP (Índice FECAP de Expectativa nos Negócios), DEPEC (Departamento de Pesquisa em Economia do Crime) e o NAF (Núcleo de Apoio Fiscal).

Liceu On-line[editar | editar código-fonte]

A Revista Liceu On-line visa à divulgação de artigos científicos resultantes de trabalhos de pesquisa de estudantes e ex-alunos do Centro Universitário FECAP, bem como de outros pesquisadores, desde que: 1) representem avanço técnico-científico; 2) estabeleçam questionamentos e reflexões próprios relacionados às diferentes áreas das Ciências Sociais; 3) contemplem análises críticas que tenham como ponto de partida pressupostos teóricos para fundamentação de novas hipóteses sobre as questões colocadas; 4) retratem e analisem casos ou situações relevantes em organizações; 5) apresentem revisão de tema ou assunto relevante, contribuindo efetivamente com as discussões relacionadas.

RBGN[editar | editar código-fonte]

A RBGN (Revista Brasileira de Gestão de Negócios) é uma publicação trimestral da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, com acesso aberto e totalmente gratuito à comunidade em geral. Surgiu em 2004, como sucessora da Revista Álvares Penteado.

A revista tem como objetivo a divulgação e promoção do debate científico em Administração e Contabilidade.

Extensão[editar | editar código-fonte]

Centro de Empreendedorismo[editar | editar código-fonte]

O Centro de Empreendedorismo da FECAP existe com a missão de aplicar os princípios institucionais para preparar estudantes, fornecendo suporte necessário para que os alunos e ex-alunos façam a diferença no mercado e na sociedade.

O empreendedorismo faz parte dos princípios institucionais da FECAP, levando a prática para a sala de aula, através da sala interativa que leva o nome do núcleo e através de mentorias feitas pelos professores responsáveis pela área gratuitamente a alunos, ex-alunos e empresários.

FECAP Corporate[editar | editar código-fonte]

O FECAP Corporate é uma área destinada à atualização e reciclagem de conhecimentos. A área atua por meio de quatro núcleos de ensino: Cursos Livres, Educação a Distância, Cursos "In Company" e oferta de palestras para necessidades específicas das empresas.

Parcerias Internacionais[editar | editar código-fonte]

O International Office é uma área que estimula o intercâmbio cultural e acadêmico entre os alunos da FECAP e a comunidade de diversas nações, tais como: Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Nova Zelândia, entre outras. Através dessa iniciativa, a FECAP visa estreitar os laços educacionais com diversos países. Através do núcleo, alunos da FECAP podem cursar gratuitamente a graduação em diversas instituições internacionais.

Teatro FECAP[editar | editar código-fonte]

O Teatro FECAP é um espaço de apresentação de música popular brasileira, mantido pela FECAP onde se apresentam famosos intérpretes, instrumentistas e autores da música popular brasileira. O Teatro FECAP é um teatro-estúdio que é também utilizado para gravações ao vivo.

Galeria de Fotos[editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]