Fundação Mário Soares

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Fundação Mário Soares
Fundação 12 de setembro de 1991 (27 anos)
Sede Rua de S. Bento, 176 - 1200-821 Lisboa
Presidente do Conselho de Administração Mário Alberto Nobre Lopes Soares
Fundador(a) Mário Alberto Nobre Lopes Soares
Sítio oficial http://www.fmsoares.pt/

A Fundação Mário Soares, constituída em 12 de Setembro de 1991, é uma instituição de direito privado e utilidade pública sem fins lucrativos, tem por fim realizar, promover e patrocinar acções de carácter cultural, científico e educativo nos domínios dos direitos humanos, da ciência política e das relações internacionais. Está instalada, em Lisboa, na Rua de S. Bento, nº 176 e 178.

Entre outras actividades a Fundação Mário Soares organizou e montou uma biblioteca e um centro de documentação, que têm por base o arquivo pessoal de Mário Soares, antigo Presidente da República e primeiro-ministro português.

A Fundação Mário Soares tem financiado estudos e trabalhos de investigação nas áreas da ciência política e dos negócios estrangeiros. Entre outras tarefas, organizou os arquivos da resistência timorense e participou na organização do Arquivo Amílcar Cabral, na Guiné-Bissau. Entre os académicos cujos trabalhos têm sido apoiados pela Fundação constam nomes como os dos professores universitários José Mattoso e Adriano Moreira.

A fundação recebeu mais de 1,2 milhões de euros do Estado, entre 2008 e 2010. Em 2012 teve uma redução de 30% nos apoios financeiros do Estado[1].

Polémica[editar | editar código-fonte]

A Fundação Mário Soares é, na verdade, uma fundação criada e financiada com capitais exclusivamente públicos.[carece de fontes?]

A questão do subsídio dado anualmente à fundação pela Câmara Municipal de Lisboa causou alguma polémica em 2002, depois de a Inspecção-Geral da Administração do Território ter considerado que os pagamentos efectuados consubstanciavam uma "infracção financeira", pelo não cumprimento pela instituição das contrapartidas a que se comprometeu no protocolo com a câmara.[carece de fontes?]

Prémio Fundação Mário Soares[editar | editar código-fonte]

O Prémio Fundação Mário Soares é atribuído anualmente e destina-se a galardoar autores de dissertações académicas ou de outros trabalhos de investigação realizados no âmbito da história de Portugal do século XX.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]