Fundação Parques e Jardins

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Fundação Parques e Jardins (FPJ) é o órgão público responsável pelo paisagismo e pela arborização da cidade do Rio de Janeiro. É vinculada à Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (SECONSERMA) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

A fundação é co-responsável pela administração dos parques municipais urbanos.[1] Conforme o Decreto Nº 28.981, de 31 de janeiro de 2008, o órgão é responsável por responder pelos atos normativos referentes às questões das praças e dos parques e do manejo da arborização.[2] A finalidade da fundação é planejar e construir os espaços urbanos do Rio de Janeiro, incluindo parques, praças e jardins, a fim de garantir uma melhor qualidade de vida aos cariocas.[1]

Diretorias[editar | editar código-fonte]

A Fundação Parques e Jardins é composta por cinco diretorias:[3]

  • Diretoria de Administração e Finanças (DAF): Tem como objetivo maximizar a eficiência organizacional interna da FPJ. Há diversos setores sob a coordenação dessa diretoria, dentre elas os recursos humanos, a auditoria e a informática.
  • Diretoria de Arborização e Produção Arbórea (DARB): Seleciona as espécies arbóreas que serão plantadas nos espaços urbanos após um longo processo de estudos e de experiências práticas na urbanização da cidade.
  • Diretoria de Conservação e Obras (DCO): É encarregada pela maioria das obras de construção e manutenção em praças na cidade. A DCO é responsável pelo calçamento das praças, pela instalação de mobiliário urbano e por transformar terrenos sem uso em praças.
  • Diretoria de Projetos (DPL): É responsável pelo planejamento e pela requalificação do mobiliário urbano da cidade. É na DPL que está alocado o Programa Adote uma área verde.
  • Presidência: Busca maximizar a eficiência da administração dos parques da cidade e garantir maior qualidade de vida à comunidade carioca.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Conheça a Fundação». Fundação Parques e Jardins. Consultado em 18 de julho de 2017 
  2. «Decreto Nº 28.981» (PDF). Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. 31 de janeiro de 2008. Consultado em 18 de julho de 2017 
  3. «Estrutura». Fundação Parques e Jardins. Consultado em 18 de julho de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]