Funorte Esporte Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
FunorteEC.png
Nome Funorte Esporte Clube
Alcunhas FEC
Formigão
Torcedor/Adepto Funortense, Tricolor
Mascote Formigão
Fundação 4 de maio de 2007 (10 anos)
Estádio José Maria de Melo
Capacidade 5.000[1]
Presidente Brasil Tânia Raquel de Queiroz Muniz
Treinador Brasil Luiz Eduardo Lima
Patrocinador Brasil Promove
Material (d)esportivo Brasil Sparta Sports
Competição Minas Gerais não filiado
Website Site Oficial
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Funorte Esporte Clube é uma agremiação esportiva de Montes Claros, no Norte do estado de Minas Gerais, fundada a 4 de maio de 2007.

História[editar | editar código-fonte]

Seu maior feito foi protagonizado no dia 21 de dezembro de 2008, quando venceu o time do Santarritense por 3 a 0, fora de casa, conquistando o título do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão (Série C), o primeiro troféu oficial em menos de dois anos de existência. A campanha rendeu ao time o acesso ao Módulo II do Estado.

Já o time júnior conquistou em 2008 a terceira colocação do Estadual, atrás apenas do América e do Atlético-MG. Com esse desempenho, a Federação Mineira de Futebol garante que o clube estará na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2010.

O Funorte Esporte Clube foi criado em 2002 logo após a criação do curso de Educação Física na Funorte – Faculdades Unidas do Norte de Minas. Em 2003, com a chegada do professor Paulo César Neves, que trabalhou em diversas equipes no Brasil, inclusive sendo campeão brasileiro da Série B pelo América Mineiro, em 1997, como preparador físico, e com o apoio de vários acadêmicos de Educação Física. Foi montado o time de futebol para a disputa dos Jogos universitários de Montes Claros. As cores escolhidas para representar o clube foram azul, vermelho e branco.

Participaram da montagem do time, ao lado do professor Paulo César Neves, vários acadêmicos de Educação Física, dentre eles José Queiroz, Nego, Heberth Halley, Andrey Souza, Daniel Candango, Cássio Maia, Dinha Luis, Fabinho, Magal, Lantony, João Paulo Melo e os professores como Jeibson Moura, Walter Moura, Jaime Tolentino, Flávio, Jomar Almeida, entre outros,

A equipe conquista o título na modalidade, e com o bom resultado, se inscreve, em 2004, na Segunda Divisão do Campeonato Amador de Montes Claros.

A partir daí, o Funorte, apoiado pela empresa mantenedora Soebras - Sociedade Educativa do Brasil, disputa várias competições. Em 2004, o time Sub-17 comandado pelo treinador Paulo César Neves é campeão dos Jimis - Jogos do Interior de Minas com a participação de mais de cem cidades.

O time conquista o tetra campeonato universitário em 2004, 2005 e 2006. No ano de 2006, a equipe fica com o vice-campeonato dos Jum-s - Jogos Universitários de Mineiros na cidade de Divinópolis. Em 2007, em Montes Claros, classifica-se em quarto lugar.

Com o bom desempenho da equipe, o presidente de honra do Funorte, que já havia sido vereador em Montes Claros, Ruy Muniz, nota a carência dos torcedores montes-clarenses de terem uma equipe profissional na cidade.

A última teria sido o Montes Claros Futebol Clube em 2004. O persistente Ruy Muniz tinha o objetivo de montar a equipe profissional. As coisas foram fluindo e acontecendo. Começa a ser montado o Centro de Treinamento do Funorte, na antiga fábrica Aymorés, em Montes Claros.

Em 4 de maio de 2007, ano do sesquicentenário de Montes Claros, no campus JK na Funorte, é lançado oficialmente o Funorte Esporte Clube. Houve desfile de modelos e atletas que apresentaram o uniforme da equipe, e que contou com a presença de mais de mil pessoas entre desportistas, esportistas, jornalistas e torcedores.

O time ganha o apelido de Formigão, referência ao Arraial das Formigas, antes de virar a cidade de Montes Claros.

A equipe se inscreve na disputa do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, que em Minas equivale à Terceira, pois a Segunda Divisão mesmo é o Módulo II. Contrata vários atletas experientes, o principal deles o atacante Ditinho, duas vezes artilheiro do campeonato mineiro da Primeira Divisão. O objetivo agora era vencer e subir para o Módulo II do Mineiro e, em seguida, subir para o grupo de elite do Campeonato Mineiro para enfrentar equipes como Cruzeiro e Atlético-MG em Montes Claros, o sonho dos montes-clarenses.

Além do futebol, o Funorte montou várias equipes de competição como o futsal, handebol, vôlei, basquete, karatê, atletismo, ciclismo, super cross, entre outras. Como diz o próprio Ruy Muniz, “o objetivo do Funorte é ser um clube semelhante ao Ulbra e ao Minas Tênis Clube.

Para a temporada de 2009, a diretoria do Formigão montou um time forte visando a elite do Campeonato Mineiro. Dentre as contratações, um importante reforço, o atacante carioca Heitor Queiroz, que foi artilheiro isolado do tornei do Torneio de Verão, competição que serviu como preparação para o Campeonato Mineiro. O Funorte foi campeão do Torneio de Verão e 4º colocado no Módulo II, atrás de Ipatinga, Caldense e América de Teófilo Otoni, os três clubes que conseguiram o acesso.

Jogando novamente no Módulo II, o Funorte ficou em terceiro lugar em 2010, sem conseguir o acesso ao Módulo I, reservado ao campeão e ao vice-campeão. No dia 2 de setembro de 2010, entretanto, o clube ganha causa no STJD do Mamoré, que escalou o jogador Vitinho de forma irregular. Por isso, a vaga no Campeonato Mineiro Modulo I de 2011 foi passada ao Funorte.

Em 2011 participou do Campeonato Mineiro do Módulo I, mas acabou o campeonato na 12ª posição e foi rebaixado para o Módulo II do Campeonato Mineiro em 2012. A equipe do Funorte é marcada por uma torcida fanática e apaixonada.

Ao longo dos estaduais disputados, forama vários os momentos de estádio lotado, sendo fundamental para o progresso da equipe. Atualmente, a equipe vive um período de recuperação. Investimentos do governo municipal e do poder privado estão ocorrendo. A expectativa é de que no futuro, o Funorte Esporte Clube se torne um dos grandes do futebol mineiro

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre futebol brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.